Depois de Audi, BMW e Mercedes-Benz, a Lexus parece ser a mais nova montadora de luxo a demonstrar interesse pelo segmento de SUVs com perfil esportivo. Em entrevista concedida recentemente, Cooper Ericksen, vice-presidente de planejamento e estratégia de produtos da marca, não escondeu sua admiração por este mercado e confessou que um crossover projetado com base nas diretrizes da divisão de performance F é "conversa ativa" entre os dirigentes da empresa. Há, porém, dúvidas quanto à proposta do projeto: enquanto uns defendem a ideia de um utilitário de alta performance para as pistas, outros argumentam que o melhor seria investir em uma preparação mais voltada para o off-road.
“O que atualmente estamos tentando descobrir é se o aspecto de desempenho nas pistas é mais importante do que o desempenho off-road", disse. O questionamento surge justamente pelo fato de a Lexus ter no portfólio utilitários voltados para ambas as propostas. Enquanto o UX e o NX contam com carrocerias do tipo monobloco, por exemplo, os grandalhões GX e LX contam com construção sobre chassi. Nos dois primeiros casos, a ideia seria equipá-los com motores híbridos de alta performance e aplicar mudanças visuais. Já para o modelo LX, há quem defenda algo parecido com que o Mercedes-Benz já faz o Classe G.
De todo modo, é certo que a divisão F, hoje exclusiva dos cupês e sedãs da marca, deverá explorar novos nichos e rivalizar de forma mais direta com BMW M, Mercedes AMG e Audi RS.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lexus UX300h 2025 faz até 17 km/l e preço caiu; veja como anda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Avaliação Lexus UX 250h: híbrido, premium e com personalidade hatchback
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Lexus lança ES 300h e NX 350h 2025 com mais equipamentos; veja preços
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Lexus apresenta SUV compacto com motor de GR Corolla