O grupo Hyundai anuncia nesta semana a criação de uma nova ferramenta de segurança veicular que promete otimizar consideravelmente a proteção dos ocupantes em caso de acidentes. De acordo com a empresa, trata-se do primeiro sistema de airbag multi-colisão do mundo, criado especialmente para atuar em casos de colisões múltiplas. A ideia é reforçar os níveis de proteção e cuidado em casos onde o impacto primário é seguido por colisões com objetos secundários, como árvores e postes, entre outros. A promessa é aplicar a tecnologia já nos próximos lançamentos, tanto da própria marca Hyundai quanto em veículos da Kia.
Na prática, a empresa explica que a tecnologia detecta a posição dos ocupantes na cabine após uma colisão inicial e, diante disso, infla as bolsas de ar ainda mais rapidamente quando os sistemas iniciais de segurança podem não ser eficazes, proporcionando segurança adicional à vulnerabilidade dos ocupantes. Nos Estados Unidos, cerca de 30% dos acidentes registrados entre os anos 2000 e 2012 envolveram multi-colisões, especialmente impactos contra árvores, postes e paradas repentinas em pedágios.
“Ao aperfeiçoar o desempenho do airbag em cenários de multi-colisão, esperamos intensificar significativamente a segurança de nossos motoristas e passageiros”, disse o chefe do Centro de Tecnologia de Chassis do Grupo Hyundai, Taesoo Chi. “Continuaremos nossa pesquisa em situações diversas de acidentes, como parte de nosso compromisso de produzir veículos cada vez mais seguros”, continuou.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026