A França comemorou o quinto ano seguido de crescimento nas vendas de veículos novos. Em 2018 foram registradas 2.173.481 unidades, número 3% superior ao de 2017. O melhor resultado desde 2011 foi um alento num continente em que resultados negativos foram a normalidade do ano passado.
Na disputa por montadoras, o trio local manteve o pódio inalterado. A Renault (406.222), no entanto, perdeu espaço (-2,5%) e viu cair para menos de 20 mil unidades a sua vantagem sobre a Peugeot (389.518), líder em sete dos doze meses. Com crescimento igual ao da segunda colocada (+6,2%), a Citroën mais uma vez ultrapassou a barreira das 200 mil unidades (213.844).
Mas o destaque do ano coube à Dacia. Quinta colocada em 2017, a marca romena registrou o maior crescimento entre as primeiras colocadas (+19,1%) e pela primeira vez em sua história terminou à frente da Volkswagen, embora por apenas 13(!) unidades (140.326 x 140.313). 2018 também foi bastante positivo para a Fiat (78.226), com alta de quase 15%.
O Renault Clio (123.658) chegou ao oitavo ano consecutivo no topo entre os modelos. O Peugeot 208 (102.395), por sua vez, ultrapassou a barreira das 100 mil unidades pela 1ª vez, de acordo com o Best Selling Cars Blog - e ambos terão uma nova geração apresentada este ano. Com 84.834 unidades, o Peugeot 3008 manteve o pódio de 2017 inalterado.
A nova geração do C3 (77.937) garantiu o hatch da Citroën na quarta colocação, a melhor desde 2013. Oitavo no ano anterior, o Dacia Sandero (70.077) conquistou o seu primeiro top 5, além de ter sido o campeão nas vendas no varejo. A marca ainda emplacou o Duster (46.931) em nono, assegurando dois representantes no top 10 pela 1ª vez na história.
Em seu primeiro ano completo, o Citroën C3 Aircross – bem diferente do modelo comercializado no Brasil – foi o preferido por 43.799 consumidores e garantiu um bom 12º lugar. Na disputa entre os importados, o VW Polo (36.952) levou a melhor pelo nono ano seguido, mas desta vez com o Toyota Yaris (36.588) na cola. Agora vendido no Brasil, o elétrico Renault Zoe (17.038) repetiu a 30ª posição do ranking passado.
POS. |
MODELO |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO |
1 |
RENAULT CLIO IV |
123.658 |
117.541 |
5,20% |
5,7% |
2 |
PEUGEOT 208 |
102.395 |
97.663 |
4,85% |
4,7% |
3 |
PEUGEOT 3008 |
84.834 |
74.297 |
14,18% |
3,9% |
4 |
CITROËN C3 III |
77.937 |
67.276 |
15,85% |
3,6% |
5 |
DACIA SANDERO |
70.077 |
61.481 |
13,98% |
3,2% |
6 |
RENAULT CAPTUR |
67.396 |
68.773 |
-2,00% |
3,1% |
7 |
PEUGEOT 2008 |
66.284 |
67.979 |
-2,49% |
3,0% |
8 |
PEUGEOT 308 II |
63.218 |
66.163 |
-4,45% |
2,9% |
9 |
DACIA DUSTER |
46.931 |
37.042 |
26,70% |
2,2% |
10 |
RENAULT TWINGO III |
46.372 |
39.022 |
18,84% |
2,1% |
11 |
RENAULT MÉGANE IV |
45.434 |
51.536 |
-11,84% |
2,1% |
12 |
CITROËN C3 AIRCROSS |
43.799 |
8.618 |
408,23% |
2,0% |
13 |
VW POLO |
36.952 |
32.985 |
12,03% |
1,7% |
14 |
TOYOTA YARIS |
36.588 |
31.415 |
16,47% |
1,7% |
15 |
PEUGEOT 5008 |
31.125 |
18.972 |
64,06% |
1,4% |
16 |
RENAULT KADJAR |
27.176 |
31.522 |
-13,79% |
1,3% |
17 |
VW GOLF |
26.736 |
30.544 |
-12,47% |
1,2% |
18 |
OPEL CORSA |
26.689 |
22.951 |
16,29% |
1,2% |
19 |
FORD FIESTA |
25.887 |
13.632 |
89,90% |
1,2% |
20 |
FIAT 500 |
25.441 |
20.409 |
24,66% |
1,2% |
21 |
NISSAN QASHQAI |
23.720 |
26.570 |
-10,73% |
1,1% |
22 |
RENAULT SCÉNIC IV |
23.426 |
26.537 |
-11,72% |
1,1% |
23 |
VW TIGUAN |
21.539 |
25.286 |
-14,82% |
1,0% |
24 |
PEUGEOT 108 |
20.822 |
17.060 |
22,05% |
1,0% |
25 |
TOYOTA C-HR |
20.203 |
16.357 |
23,51% |
0,9% |
26 |
CITROËN C4 CACTUS |
20.159 |
17.054 |
18,21% |
0,9% |
27 |
RENAULT GRAND SCÉNIC |
17.904 |
20.472 |
-12,54% |
0,8% |
28 |
CITROËN C4 PICASSO II |
17.683 |
25.917 |
-31,77% |
0,8% |
29 |
CITROËN C1 |
17.053 |
14.148 |
20,53% |
0,8% |
30 |
RENAULT ZOE |
17.038 |
15.245 |
11,76% |
0,8% |
POS. |
MARCA |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO |
1 |
RENAULT |
406.222 |
416.578 |
-2,5% |
18,7% |
2 |
PEUGEOT |
389.518 |
366.872 |
6,2% |
17,9% |
3 |
CITROËN |
213.844 |
201.374 |
6,2% |
9,8% |
4 |
DACIA |
140.326 |
117.865 |
19,1% |
6,5% |
5 |
VOLKSWAGEN |
140.313 |
139.360 |
0,7% |
6,5% |
6 |
TOYOTA |
97.286 |
88.662 |
9,7% |
4,5% |
7 |
FORD |
82.633 |
84.382 |
-2,1% |
3,8% |
8 |
FIAT |
78.226 |
68.196 |
14,7% |
3,6% |
9 |
OPEL |
71.619 |
72.564 |
-1,3% |
3,3% |
10 |
MERCEDES-BENZ |
65.808 |
68.007 |
-3,2% |
3,0% |
11 |
NISSAN |
59.606 |
71.492 |
-16,6% |
2,7% |
12 |
BMW |
57.537 |
61.309 |
-6,2% |
2,6% |
13 |
AUDI |
51.582 |
65.690 |
-21,5% |
2,4% |
14 |
KIA |
42.313 |
37.235 |
13,6% |
1,9% |
15 |
HYUNDAI |
35.542 |
29.570 |
20,2% |
1,6% |
16 |
SKODA |
31.423 |
26.799 |
17,3% |
1,4% |
17 |
SEAT |
31.219 |
24.715 |
26,3% |
1,4% |
18 |
MINI |
27.378 |
26.431 |
3,6% |
1,3% |
19 |
DS |
24.004 |
21.323 |
12,6% |
1,1% |
20 |
VOLVO |
18.349 |
16.219 |
13,1% |
0,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
2.173.481 |
2.110.751 |
3,0% |
100,0% |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal