A Ford quer que 2019 seja o ano dos seus SUVs. Além do substituto do EcoSport, a empresa trabalha também na nova geração do Escape (também conhecido como Kuga), modelo médio que usará a plataforma do novo Focus. Ele será apresentado no 2º semestre na Europa e é um carro para ficar de olho, pois tem chances de finalmente aparecer por aqui.
Em sua quarta geração, o Ford Escape parece ainda mais alinhado ao Focus - mais carro e menos utilitário. Está com uma grade semelhante, assim como os faróis mais esticados. As luzes de neblina receberam o formato horizontal, enquanto a traseira adota lanternas totalmente diferentes das atuais, mais compridas. A camuflagem ainda esconde o formato da traseira, que parece estar mais inclinada. Ainda não vimos o interior, mas espere por algo próximo ao do novo Focus.
A mecânica também será bem próxima, usando o motor 1.5 turbo tricilindrico como a opção de entrada, enquanto as mais caras serão equipadas com o 2.0 turbo de quatro cilindros, ambos com a transmissão automática de 9 marchas. Os flagras ainda revelam que a marca trabalha em uma variante híbrida plug-in e uma versão esportiva Escape ST.
E por que ele importa para nós? Bem, a Ford tem planos de produzir uma nova picape abaixo da Ranger, para disputar o mesmo segmento da Fiat Toro. Sabemos que ela está sendo desenvolvida de olho na América do Sul, para ser produzida na região. Ela será montada sobre a plataforma modular do novo Focus, a mesma a ser usada no Escape. E, se já vai investir no maquinário para fazer um dos modelos, a Ford pode aproveitar para fazer o outro, ganhando em escala.
Já sabemos também que a Ford deseja ter um SUV médio no Brasil, para entrar no filão do Jeep Compass. A marca considerou vender aqui o Territory, modelo chinês que é uma adaptação do Jiangling Yusheng S330 e foi mostrado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo. A marca dizia que estava apenas medindo a aceitação e, pelo que apuramos, ela não foi tão boa assim e o modelo foi descartado. Por isso, compensa mais partir para um outro modelo de dentro de casa, mais moderno e que teria um custo de produção amortizado por compartilhar componentes com a picape. Ficaremos atentos.
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Mitsubishi lança nova Triton 2026; veja as versões e os preços
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025