As vendas de veículos novos no Reino Unido sofreram em 2018 com o impasse do Brexit e os impactos do WLTP, um novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes. Com 2.367.147 unidades, o mercado recuou quase 7% e completou o segundo ano seguido de baixa.
Na disputa entre montadoras, apenas quatro incrementaram seus números de 2017, sendo a Kia (95.764, +2,7%) a melhor posicionada no ranking (9ª). A Ford (254.082) manteve a liderança, mas desta vez com vantagem menor em relação à Volkswagen (203.133). Entre as premium, a Mercedes foi novamente a nº 1, mas a diferença em relação à BMW foi de apenas 190 unidades (172.238 x 172.048).
Entre os modelos, o Fiesta seguiu soberano. Se no Brasil ele fechou 2018 caindo pelas tabelas, com apenas 14.505 unidades e numa modesta 42ª colocação, por lá o hatch da Ford (uma geração à frente) se aproximou das 100 mil unidades (95.892) e completou dez anos consecutivos como o preferido dos britânicos. Mais do que isso, ampliou a vantagem em relação aos demais concorrentes.
O VW Golf (64.829) repetiu a vice-liderança de 2017, mas em queda de mais de 13%. O lado positivo é que a vantagem sobre o terceiro colocado foi de quase 12 mil unidades, contra menos de 5 mil no ranking anterior. Praticamente estável nos últimos 12 meses, o Vauxhall Corsa (52.915) subiu da quinta para a terceira posição.
Completando o top 5, Nissan Qashqai (50.546), líder entre os SUVs, e Ford Focus (50.492) registraram as maiores perdas, ambos acima dos 20%. O Polo (45.149) garantiu o sexto lugar com diferença mínima em relação ao Mini (44.904). Esta foi a melhor colocação do compacto da VW no mercado local.
Em 10º em 2017, o Mercedes Classe A (43.527) avançou duas posições – o Classe C, outro representante da marca alemã no top 10 dos dois anos anteriores, desta vez ficou de fora. Ford Kuga (40.398) e Kia Sportage (35.567), ausentes do pelotão de elite na última lista, completaram o top 10. Já o Vauxhall Astra foi o destaque negativo: sexto na última lista, o modelo ficou de fora pela 1ª vez em sua história.
POS. |
MODELO |
2018 |
% MERCADO |
2017 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD FIESTA |
95.892 |
4,1% |
94.533 |
1,4% |
2 |
VW GOLF |
64.829 |
2,7% |
74.605 |
-13,1% |
3 |
VAUXHALL CORSA |
52.915 |
2,2% |
52.772 |
0,3% |
4 |
NISSAN QASHQAI |
50.546 |
2,1% |
64.216 |
-21,3% |
5 |
FORD FOCUS |
50.492 |
2,1% |
69.903 |
-27,8% |
6 |
VW POLO |
45.149 |
1,9% |
47.855 |
-5,7% |
7 |
MINI |
44.904 |
1,9% |
47.669 |
-5,8% |
8 |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
43.527 |
1,8% |
43.717 |
-0,4% |
9 |
FORD KUGA |
40.398 |
1,7% |
- |
- |
10 |
KIA SPORTAGE |
35.567 |
1,5% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
2018 |
% MERCADO |
2017 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
254.082 |
10,7% |
287.396 |
-11,6% |
2 |
VOLKSWAGEN |
203.133 |
8,6% |
208.462 |
-2,6% |
3 |
VAUXHALL |
177.298 |
7,5% |
195.137 |
-9,1% |
4 |
MERCEDES-BENZ |
172.238 |
7,3% |
180.970 |
-4,8% |
5 |
BMW |
172.048 |
7,3% |
175.101 |
-1,7% |
6 |
AUDI |
143.739 |
6,1% |
174.982 |
-17,9% |
7 |
NISSAN |
102.637 |
4,3% |
151.156 |
-32,1% |
8 |
TOYOTA |
101.922 |
4,3% |
101.985 |
-0,1% |
9 |
KIA |
95.764 |
4,0% |
93.222 |
2,7% |
10 |
HYUNDAI |
89.925 |
3,8% |
93.403 |
-3,7% |
11 |
PEUGEOT |
81.043 |
3,4% |
82.226 |
-1,4% |
12 |
LAND ROVER |
77.906 |
3,3% |
82.653 |
-5,7% |
13 |
SKODA |
74.724 |
3,2% |
79.758 |
-6,3% |
14 |
MINI |
67.021 |
2,8% |
68.166 |
-1,7% |
15 |
SEAT |
62.863 |
2,7% |
56.130 |
12,0% |
16 |
RENAULT |
62.168 |
2,6% |
69.110 |
-10,0% |
17 |
HONDA |
52.570 |
2,2% |
53.901 |
-2,5% |
18 |
VOLVO |
50.319 |
2,1% |
46.139 |
9,1% |
19 |
CITROËN |
49.618 |
2,1% |
51.455 |
-3,6% |
20 |
MAZDA |
39.602 |
1,7% |
39.092 |
1,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
ACUMULADO |
2.367.147 |
... |
2.540.617 |
-6,8% |
EM DEZEMBRO
No último mês do ano as vendas mantiveram a trajetória de queda, com 144.089 veículos novos registrados (-5,5%). A Ford (16.493), que havia sido superada pela VW (16.010) em novembro, retomou a liderança entre as montadoras. Ambas com crescimento, ao contrário de Vauxhall (12.645, -4,9%) e BMW (11.600, -13,9%).
O Fiesta (5.719) foi o preferido em todos os meses do ano. Já o Golf (4.224), nº 1 em dezembro de 2017, perdeu mais de 30% de seus compradores e caiu para a sexta posição. Ausente do top 10 há um ano, o Polo (4.928) foi o segundo, seguido pelo Mini (4.650).
Após três pódios seguidos, o Classe A (4.284) caiu para o quarto lugar, mas com a maior evolução entre os mais vendidos (+58%). Na cola do Mercedes, o Corsa (4.264) fechou o top 5. A Vauxhall, aliás, fechou o segundo mês consecutivo com dois modelos no top 10, já que o Astra (3.677) foi o oitavo, atrás de um Focus (3.919) em momento de alta (+8,1%). Numa disputa apertadíssima, o Kuga (2.646) levou a melhor sobre o Qashqai (2.609), preferido no acumulado do ano entre os SUVs.
POS. |
MODELO |
DEZ.18 |
% MERCADO |
DEZ.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD FIESTA |
5.719 |
4,0% |
5.029 |
13,7% |
2 |
VW POLO |
4.928 |
3,4% |
- |
- |
3 |
MINI |
4.650 |
3,2% |
4.370 |
6,4% |
4 |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
4.284 |
3,0% |
2.712 |
58,0% |
5 |
VAUXHALL CORSA |
4.264 |
3,0% |
- |
- |
6 |
VW GOLF |
4.224 |
2,9% |
6.209 |
-32,0% |
7 |
FORD FOCUS |
3.919 |
2,7% |
3.624 |
8,1% |
8 |
VAUXHALL ASTRA |
3.677 |
2,6% |
3.837 |
-4,2% |
9 |
FORD KUGA |
2.646 |
1,8% |
2.791 |
-5,2% |
10 |
NISSAN QASHQAI |
2.609 |
1,8% |
3.534 |
-26,2% |
POS. |
MARCA |
DEZ.18 |
% MERCADO |
DEZ.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
16.493 |
11,4% |
15.541 |
6,1% |
2 |
VOLKSWAGEN |
16.010 |
11,1% |
15.345 |
4,3% |
3 |
VAUXHALL |
12.645 |
8,8% |
13.303 |
-4,9% |
4 |
BMW |
11.600 |
8,1% |
13.471 |
-13,9% |
5 |
MERCEDES-BENZ |
11.365 |
7,9% |
10.427 |
9,0% |
6 |
MINI |
7.211 |
5,0% |
7.127 |
1,2% |
7 |
AUDI |
6.310 |
4,4% |
10.671 |
-40,9% |
8 |
SKODA |
5.328 |
3,7% |
6.433 |
-17,2% |
9 |
NISSAN |
5.294 |
3,7% |
7.759 |
-31,8% |
10 |
PEUGEOT |
4.763 |
3,3% |
4.134 |
15,2% |
11 |
LAND ROVER |
4.321 |
3,0% |
4.186 |
3,2% |
12 |
HYUNDAI |
4.009 |
2,8% |
5.026 |
-20,2% |
13 |
VOLVO |
3.840 |
2,7% |
3.195 |
20,2% |
14 |
KIA |
3.810 |
2,6% |
3.773 |
1,0% |
15 |
RENAULT |
3.540 |
2,5% |
3.194 |
10,8% |
16 |
TOYOTA |
2.936 |
2,0% |
5.188 |
-43,4% |
17 |
SEAT |
2.805 |
1,9% |
3.848 |
-27,1% |
18 |
HONDA |
2.653 |
1,8% |
2.632 |
0,8% |
19 |
JAGUAR |
2.304 |
1,6% |
2.009 |
14,7% |
20 |
CITROËN |
2.010 |
1,4% |
2.180 |
-7,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
144.089 |
... |
152.473 |
-5,5% |
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro