Até então, modelos S2xx eram exclusivos para o mercado japonês. Mas, no Salão de Detroit, a Subaru apresentou o STI S209, o sucessor dos S201, de 2000, e S208, de 2018. Como manda a tradição, o sedã foi preparado pela Subaru Tecnica International, divisão da marca que cuida dos modelos de competição.
As mudanças estéticas não são apenas para deixar o STI S209 mais nervoso. Por baixo dos alargadores de para-lamas, há bitolas maiores nos eixos dianteiro e traseiro com rodas BBS de 19" com 9" de largura e pneus 265/35 da Dunlop. Os amortecedores são assinados pela Bilstein e boa parte da suspensão veio do modelo de corrida, utilizado em Nürburgring. De lá, também vieram diversas peças em fibra de carbono. Os freios são da Brembo, com seis pistões na dianteira e dois na traseira.
O motor 2.5 boxer ganhou pistões forjados, novo turbo maior da HKS que trabalha com mais pressão (1,1 bar no STI normal, 1,2 no S209), o que dá a ele maior torque em médias rotações, sistema de alimentação recalibrado com novos bicos injetores e bomba, admissão com filtro esportivo e um total de 345 cv estimados. A transmissão é composta pelo câmbio manual de seis marchas com relação encurtada e sistema de tração integral recalibrado para a nova potência e entrega de torque.
O S209 será vendido apenas nos Estados Unidos e somente em 200 unidades. Mas nada impede que alguém corajoso e com dinheiro importe um independentemente para o Brasil. Pena que a combinação de cores é apenas branco com as rodas douradas e azul com rodas cinza. O azul com dourado agradaria mais...
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