Sedãs de luxo mais vendidos em 2018: Mercedes Classe C é tetracampeão
BMW Série 5 vence disputa apertada entre os mais sofisticados
Num ano em que o mercado como um todo cresceu, as vendas de sedãs de luxo perderam espaço. As 14.700 unidades de 2018 representaram uma retração de 2,2% em relação ao ano anterior. A queda só não foi maior por conta do resultado de dois modelos da Mercedes em especial.
Entre os modelos médios, o Classe C (5.041) cresceu pouco mais de 3% sobre 2017 e chegou ao quarto ano consecutivo como o preferido dos consumidores, ampliando para quase 37% sua participação de mercado. Já o CLA, que havia emplacado menos de 600 unidades no ano anterior, saltou para 1.399 unidades graças ao lançamento da versão de entrada 180.
Novamente vice-líder, o BMW Série 3 (3.268) fechou o último ano completo da atual geração em baixa (-3,8%). Fechando o pódio, o Audi A3 Sedan foi ainda pior, perdendo quase 30% dos emplacamentos nos últimos 12 meses. Sem conseguir acompanhar o ritmo dos principais rivais, o Audi A4 (1.041) também recuou.
Único representante da marca das argolas a ter um ano positivo, o A5 (500) repetiu a sexta posição do ranking anterior, mas desta vez com maior folga sobre o Jaguar XE (243), que perdeu 1/3 de seus compradores. Situação melhor, no entanto, do que a do BMW Série 4 (135), em queda de quase 48%.
Com apenas 68 emplacamentos, baixa de quase 55%, o Volvo S60 só não o lanterna porque a posição foi ocupada pelo estreante Kia Stinger (16). Vale ressaltar, no entanto, que este foi o último ano da atual geração do sedã de entrada da marca sueca.
Sedãs Médios Premium |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
5041 |
36,79% |
4883 |
34,89% |
3,24% |
1º |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
3268 |
23,85% |
3396 |
24,27% |
-3,77% |
2º |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
1991 |
14,53% |
2819 |
20,14% |
-29,37% |
3º |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
1399 |
10,21% |
598 |
4,27% |
133,95% |
5º |
5º |
AUDI A4 |
1041 |
7,60% |
1072 |
7,66% |
-2,89% |
4º |
6º |
AUDI A5 |
500 |
3,65% |
456 |
3,26% |
9,65% |
6º |
7º |
JAGUAR XE |
243 |
1,77% |
364 |
2,60% |
-33,24% |
7º |
8º |
BMW SÉRIE 4 |
135 |
0,99% |
257 |
1,84% |
-47,47% |
8º |
9º |
VOLVO S60 |
68 |
0,50% |
150 |
1,07% |
-54,67% |
9º |
10º |
KIA STINGER |
16 |
0,12% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
13702 |
100,00% |
13995 |
100,00% |
-2,09% |
|
Entre os modelos mais sofisticados, tivemos um bicampeão. Embora registrando queda de quase 17%, o BMW Série 5 derrotou o arquirrival Mercedes Classe E. A diferença, que havia sido de 37 unidades na lista do ano anterior, caiu para 19 unidades (306 x 287).
Perto de triplicar os números de 2017, o Porsche Panamera (191) assegurou o seu primeiro pódio vendendo quase cinco vezes mais do que o Audi A6 (41), terceiro nos últimos dois anos e no aguardo da chegada da nova geração ao país. Top de linha da Mercedes, o Classe S mais do que dobrou os emplacamentos e saltou da oitava para a quinta posição.
Logo atrás do Lexus ES350 (32), único oriental do ranking, o estreante Volvo S90 foi o preferido por 24 clientes. Quarto colocado em 2016, o Jaguar XF teve um ano muito ruim. Com apenas 16 emplacamentos, o Jaguar vendeu menos do que o top de linha XJ (18) e caiu da quinta para a 10ª posição.
Entre os dois, o BMW Série 7 perdeu quase metade de seus compradores – em 2017, o sedã mais caro da marca alemã havia vendido praticamente o dobro do Classe S. Na disputa entre os chamados “sedãs-cupês”, o novo Audi A7 (13) levou a melhor sobre um Mercedes CLS (6) em fim de carreira com a atual geração – a nova foi lançada no fim do ano passado.
Os italianos da Maserati viram sair das concessionárias da marca cinco unidades do Ghibli e quatro unidades do top Quattroporte. Presente no top 10 anterior, o Audi A8 (2) só não foi o lanterna porque a Rolls-Royce conseguiu vender uma unidade do Ghost.
Sedãs Grandes Premium |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
306 |
30,66% |
367 |
35,67% |
-16,62% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
287 |
28,76% |
330 |
32,07% |
-13,03% |
2º |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
191 |
19,14% |
72 |
7,00% |
165,28% |
4º |
4º |
AUDI A6 |
41 |
4,11% |
84 |
8,16% |
-51,19% |
3º |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
35 |
3,51% |
17 |
1,65% |
105,88% |
8º |
6º |
LEXUS ES350 |
32 |
3,21% |
11 |
1,07% |
190,91% |
11º |
7º |
VOLVO S90 |
24 |
2,40% |
0 |
0,00% |
- |
- |
8º |
JAGUAR XJ |
18 |
1,80% |
6 |
0,58% |
200,00% |
12º |
9º |
BMW SÉRIE 7 |
17 |
1,70% |
31 |
3,01% |
-45,16% |
7º |
10º |
JAGUAR XF |
16 |
1,60% |
43 |
4,18% |
-62,79% |
5º |
11º |
AUDI A7 |
13 |
1,30% |
33 |
3,21% |
-60,61% |
6º |
12º |
MERCEDES-BENZ CLS |
6 |
0,60% |
16 |
1,55% |
-62,50% |
9º |
13º |
MASERATI GHIBLI |
5 |
0,50% |
5 |
0,49% |
0,00% |
13º |
14º |
MASERATI QUATTROPORTE |
4 |
0,40% |
1 |
0,10% |
300,00% |
16º |
15º |
AUDI A8 |
2 |
0,20% |
13 |
1,26% |
-84,62% |
10º |
16º |
ROLLS-ROYCE GHOST |
1 |
0,10% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
998 |
100,00% |
1029 |
100,00% |
-3,01% |
|
Completando quatro meses consecutivos no pódio, o A3 Sedan (240) teve o seu melhor resultado em 2018. A Audi, aliás, emplacou A4 (96) e A5 (33) no top 5. Pela primeira vez fora do top 5 desde março, o CLA (23) não vendia tão pouco desde abril do ano passado (32). A lanterna coube ao Stinger e sua unidade solitária.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
388 |
540 |
205 |
34,55% |
48,17% |
-28,15% |
89,27% |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
314 |
252 |
361 |
27,96% |
22,48% |
24,60% |
-13,02% |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
240 |
169 |
288 |
21,37% |
15,08% |
42,01% |
-16,67% |
4º |
AUDI A4 |
96 |
60 |
125 |
8,55% |
5,35% |
60,00% |
-23,20% |
5º |
AUDI A5 |
33 |
36 |
138 |
2,94% |
3,21% |
-8,33% |
-76,09% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLA |
23 |
40 |
60 |
2,05% |
3,57% |
-42,50% |
-61,67% |
7º |
JAGUAR XE |
15 |
14 |
49 |
1,34% |
1,25% |
7,14% |
-69,39% |
8º |
BMW SÉRIE 4 |
13 |
6 |
10 |
1,16% |
0,54% |
116,67% |
30,00% |
9º |
KIA STINGER |
1 |
4 |
0 |
0,09% |
0,36% |
-75,00% |
- |
|
|
1123 |
1121 |
1236 |
100,00% |
100,00% |
0,18% |
-9,14% |
Na faixa superior, o Série 5 (31) recuperou a ponta perdida nos últimos dois meses graças ao melhor resultado do segundo semestre. Após o fraco resultado de novembro, o Classe E se recuperou ao registrar 17 unidades. O número, no entanto, é menos da metade do emplacado há um ano.
Modelo mais recente, o S90 (6) assegurou a quarta posição, à frente do A6 (5) e do A7 (2). Cinco modelos dividiram a última posição, com destaque para a única unidade registrada de um Rolls-Royce Ghost no Brasil no ano passado.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
31 |
19 |
29 |
32,98% |
27,94% |
63,16% |
6,90% |
2º |
PORSCHE PANAMERA |
28 |
22 |
21 |
29,79% |
32,35% |
27,27% |
33,33% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
17 |
10 |
35 |
18,09% |
14,71% |
70,00% |
-51,43% |
4º |
VOLVO S90 |
6 |
4 |
0 |
6,38% |
5,88% |
50,00% |
- |
5º |
AUDI A6 |
5 |
3 |
10 |
5,32% |
4,41% |
66,67% |
-50,00% |
6º |
AUDI A7 |
2 |
6 |
0 |
2,13% |
8,82% |
-66,67% |
- |
7º |
BMW SÉRIE 7 |
1 |
0 |
1 |
1,06% |
0,00% |
- |
0,00% |
8º |
LEXUS ES350 |
1 |
0 |
0 |
1,06% |
0,00% |
- |
- |
9º |
MASERATI GHIBLI |
1 |
0 |
0 |
1,06% |
0,00% |
- |
- |
10º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
1 |
4 |
3 |
1,06% |
5,88% |
-75,00% |
-66,67% |
11º |
ROLLS-ROYCE GHOST |
1 |
0 |
0 |
1,06% |
0,00% |
- |
- |
|
|
94 |
68 |
99 |
100,00% |
100,00% |
38,24% |
-5,05% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Mercedes-Benz C200 EQ Boost 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?