Não é de hoje que a FCA ensaia a venda da RAM 1500 no Brasil. Mas agora parece que vai... A marca deseja vender a nova geração da picape no mercado brasileiro equipada com motor 3.0 V6 turbodiesel. No entanto, as definições de preço e data de chegada dependem da estreia do propulsor atualizado no mercado norte-americano.
Motor1.com conversou com executivos da RAM em Detroit, que, cautelosos, não confirmaram de modo oficial a data de lançamento. A explicação está no fato de que a picape só será viável para o mercado brasileiro se equipada com o motor turbodiesel, o qual ainda não está presente na linha nem mesmo nos Estados Unidos. A partir do lançamento da nova configuração, prevista para o segundo semestre, o caminho para o Brasil ficará mais claro.
O conjunto mecânico será formado por uma versão atualizada motor V6 3.0 turbodiesel que atualmente gera 240 cv e 58 kgfm de torque. O objetivo das mudanças é extrair mais potência e eficiência no consumo de combustível, além da possibilidade de inclusão de um sistema híbrido leve.
Em dezembro de 2018, Antonio Filosa, Presidente da FCA no Brasil, afirmou que a RAM, junto com a Jeep, somará pelo menos 10 lançamentos no Brasil até 2022. Na ocasião, a RAM 1500 já era tratada como parte do plano de lançamentos, bem como a nova geração da grandalhona 2500. Além das já conhecidas, a esperada picape média, provavelmente a RAM 1000, será posicionada dentro do grupo FCA entra a Fiat Toro e a RAM 1500.
Um executivo responsável pela RAM também confirmou ao Motor1.com que as novas picapes chegarão sempre com a marca RAM. No caso da inédita picape média, o desenvolvimento segue em parceria com a Mitsubishi e seu lançamento acontecerá entre 2020 e 2021.
Por Fábio Trindade, de Detroit - EUA
Viagem a convite da Ford do Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora