Depois do Mercedes-Benz Classe A, é hora do CLA se renovar. Destaque da marca na Consumer Electronic Show 2019 (CES), a segunda geração do sedã tornou-se mais moderno e atraente. A fabricante ainda quer reduzir a idade média de seus clientes atraindo novos compradores e este carro terá um papel importante nesta missão. Assim como o Classe A, o CLA exibe um design mais aerodinâmico. A fabricante diz que estudou cuidadosamente para otimizar o fluxo de ar. Assim, o novo Mercedes-Benz CLA alcança um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,23 Cx.
O estilo do novo CLA provavelmente irá lembrá-lo de outro modelo da marca, o CLS. A inspiração é clara, tornando o CLA um irmão mais novo do CLS. Já faz um tempo que a Mercedes-Benz trabalha para deixar seus carros mais dinâmicos e esportivos visualmente. O novo sedã não foge da regra e, segundo a fabricante, as proporções do carro e o desenho dos faróis, das grades e da frente faz com que ele pareça mais agressivo.
Se compararmos a nova geração do modelo anterior, rapidamente notamos que o estilo geral do CLA não mudou de verdade. Manteve as linhas que o aproximam muito mais de um cupê do que um sedã. Por outro lado, a Mercedes certificou-se de deixá-lo mais habitável, aumentado seu comprimento e a distância entre-eixos para ganhar espaço. Com 4,688 metros de comprimento, o CLA esticou 48 milímetros, o que lhe permitiu ampliar sua distância de entre-eixos em 30 mm (2,729 m). Ainda ficou 53 mm mais largo (1,830 m) e está ligeiramente mais baixo, perdendo 2 mm (1,439 m). Por outro lado, o volume de carga do porta-malas diminuiu em 10 litros, agora com capacidade para 460 l.
O interior é digno dos últimos produtos da marca, chamando a atenção pela combinação de duas telas. Assim como o Classe A, o novo CLA adota o sistema multimídia MBUX, usando dois displays, um para a multimídia em si, outra para os instrumentos. Porém, a Mercedes aproveitou para atualizar o sistema com novas funções. Segundo a empresa, o MBUX agora é capaz de entender instruções e pedidos mais complexos. Por exemplo, agora será possível perguntar: "Quais são os restaurantes asiáticos mais próximos que oferecem cardápio infantil, exceto restaurantes chineses e japoneses?". Outra atualização é que agora ele é capaz de ver e entender gestos para executar tarefas diferentes.
Os sistemas de assistência ao motorista vem do altamente tecnológico Mercedes-Benz Classe S. O novo CLA tem um modo semi-autônomo, permitindo que ele auxilie o motorista em movimento. A segunda geração do sedã será lançado em maio de 2019 na Europa, com a versão Shooting Break prevista para alguns meses depois. O modelo apresentado do CLA é equipado com o motor de quatro cilindros de 225 cv. A Mercedes-Benz garante que irá oferecer outros motores a gasolina e a diesel, tanto com câmbio manual quanto automático. Embora a marca não fale, versões mais potentes preparadas pela Mercedes-AMG serão lançadas em breve. Os preços ainda não foram divulgados.
Nota: As imagens representam o Mercedes-Benz CLA Edition 1, uma versão de série limitada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Promoção premium: Mercedes-Benz tem CLA, Classe C e GLB com taxa zero
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'