SUVs compactos em 2018: Hyundai Creta é o novo líder do segmento
Honda HR-V é vice-campeão após três anos na liderança
O segmento mais aquecido do mercado brasileiro manteve a trajetória de alta em 2018. Os 345.322 SUVs compactos emplacados no ano passado representaram um crescimento de mais de 26% em relação a 2017. Para se ter uma ideia do bom momento, os oito primeiros colocados tiveram números melhores do que os do ano anterior.
Preferido dos brasileiros entre 2015 e 2017, o HR-V perdeu o trono. Por pouco mais de mil unidades de diferença (48.976 x 47.959), o Hyundai Creta, segundo no ano anterior, assumiu a ponta graças a um crescimento de quase 18%, cerca de 7,2 mil unidades a mais – o Honda, por sua vez, teve um incremento inferior a 200 unidades.
Numa briga acirradíssima pelo último lugar no pódio, o Nissan Kicks (46.812), cujas vendas avançaram mais de 40%, deixou para trás o Renegade (46.344), vice-líder em 2016 e terceiro em 2017. Apesar de perder posição, o Jeep evoluiu em mais de 20%. O Ford Ecosport, com 34.497 unidades, repetiu o quinto lugar do ranking anterior.
Oitavo em 2017, o Renault Captur (26.504) venceu uma disputa apertada contra o Chevrolet Tracker (26.100) pela sexta posição, com ambos crescendo acima dos 90%. Caindo de sexto para oitavo, o Renault Duster (23.580) ao menos registrou alta de mais de 1/3 nos números do ano anterior enquanto aguarda a chegada da nova geração.
O ano não foi bom para Honda WR-V (14.797), que caiu de sétimo para nono, e para Peugeot 2008 (9.745), os únicos do pelotão de cima que venderam menos nos últimos doze meses. Destaque para o Caoa Chery Tiggo (5.197), que teve o seu melhor desempenho histórico graças à chegada da versão Tiggo 2, e para o recém-lançado Citroën C4 Cactus (3.351), que já é o carro-chefe da marca francesa.
SUVs / Crossovers I |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
48976 |
14,18% |
41625 |
15,21% |
17,66% |
2º |
2º |
HONDA HR-V |
47959 |
13,89% |
47775 |
17,45% |
0,39% |
1º |
3º |
NISSAN KICKS |
46812 |
13,56% |
33464 |
12,23% |
39,89% |
4º |
4º |
JEEP RENEGADE |
46344 |
13,42% |
38334 |
14,00% |
20,90% |
3º |
5º |
FORD ECOSPORT |
34497 |
9,99% |
31195 |
11,40% |
10,59% |
5º |
6º |
RENAULT CAPTUR |
26504 |
7,68% |
13742 |
5,02% |
92,87% |
8º |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
26100 |
7,56% |
12136 |
4,43% |
115,06% |
9º |
8º |
RENAULT DUSTER |
23580 |
6,83% |
17640 |
6,44% |
33,67% |
6º |
9º |
HONDA WR-V |
14797 |
4,28% |
15353 |
5,61% |
-3,62% |
7º |
10º |
PEUGEOT 2008 |
9745 |
2,82% |
10571 |
3,86% |
-7,81% |
10º |
11º |
CAOA CHERY TIGGO |
5197 |
1,50% |
23 |
0,01% |
22495,65% |
19º |
12º |
CITROËN C4 CACTUS |
3351 |
0,97% |
0 |
0,00% |
NOVO |
- |
13º |
JAC T40 |
2871 |
0,83% |
1093 |
0,40% |
162,67% |
16º |
14º |
SUZUKI JIMNY |
2207 |
0,64% |
2032 |
0,74% |
8,61% |
13º |
15º |
SUZUKI VITARA |
1869 |
0,54% |
1841 |
0,67% |
1,52% |
14º |
16º |
LIFAN X60 |
1668 |
0,48% |
2268 |
0,83% |
-26,46% |
11º |
17º |
TROLLER T4 |
1480 |
0,43% |
1541 |
0,56% |
-3,96% |
15º |
18º |
JAC T5 |
645 |
0,19% |
2152 |
0,79% |
-70,03% |
12º |
19º |
SUZUKI SCROSS |
589 |
0,17% |
651 |
0,24% |
-9,52% |
17º |
20º |
KIA SOUL |
127 |
0,04% |
290 |
0,11% |
-56,21% |
18º |
21º |
LIFAN X70 |
4 |
0,00% |
0 |
0,00% |
NOVO |
- |
|
|
345322 |
100,00% |
273726 |
100,00% |
26,16% |
|
Em dezembro
No apagar das luzes de 2018, o destaque foi o renovado Renegade. Com 5.498 emplacamentos, seu melhor resultado desde dezembro de 2015 (6.976), o Jeep deixou para trás o Creta (4.920), único entre os oito primeiros a perder espaço em relação ao mês anterior.
Vice-líder em novembro, o Kicks (4.328) completou o pódio. Logo atrás do HR-V (3.719), o Captur atingiu a marca de 3.363 unidades, seu novo recorde. A vantagem em relação ao Ecosport (3.320), no entanto, foi muito reduzida. O Ford, aliás, não vendia tanto desde janeiro de 2015 (3.670).
Com melhor resultado em exatos três anos, o Duster emplacou 2.768 unidades. Somadas às 3.363 unidades do Captur, a Renault conquistou a preferência de 6.131 consumidores no segmento, pouco mais de 600 unidades à frente do líder da Jeep.
Praticamente estável em relação à novembro, o Tracker (2.053) foi o oitavo. Atrás do WR-V (1.202), que perdeu quase 1/10 de seus compradores, o C4 Cactus (1.151) fechou o top 10 praticamente sem avanço nas últimas semanas. O Tiggo (837) novamente vendeu mais do que o 2008 (808).
SUVs / Crossovers I |
|||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1º |
JEEP RENEGADE |
5498 |
3844 |
3345 |
15,83% |
12,16% |
43,03% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4920 |
5171 |
5099 |
14,16% |
16,36% |
-4,85% |
3º |
NISSAN KICKS |
4328 |
4038 |
3713 |
12,46% |
12,77% |
7,18% |
4º |
HONDA HR-V |
3719 |
3305 |
4267 |
10,70% |
10,45% |
12,53% |
5º |
RENAULT CAPTUR |
3363 |
2554 |
2105 |
9,68% |
8,08% |
31,68% |
6º |
FORD ECOSPORT |
3320 |
2994 |
3193 |
9,56% |
9,47% |
10,89% |
7º |
RENAULT DUSTER |
2768 |
2670 |
1930 |
7,97% |
8,45% |
3,67% |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
2053 |
2049 |
2074 |
5,91% |
6,48% |
0,20% |
9º |
HONDA WR-V |
1202 |
1332 |
1378 |
3,46% |
4,21% |
-9,76% |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
1151 |
1149 |
0 |
3,31% |
3,63% |
0,17% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO |
837 |
864 |
0 |
2,41% |
2,73% |
-3,13% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
808 |
857 |
826 |
2,33% |
2,71% |
-5,72% |
13º |
JAC T40 |
195 |
181 |
482 |
0,56% |
0,57% |
7,73% |
14º |
SUZUKI JIMNY |
151 |
198 |
183 |
0,43% |
0,63% |
-23,74% |
15º |
LIFAN X60 |
138 |
112 |
341 |
0,40% |
0,35% |
23,21% |
16º |
SUZUKI VITARA |
123 |
122 |
187 |
0,35% |
0,39% |
0,82% |
17º |
TROLLER T4 |
107 |
115 |
165 |
0,31% |
0,36% |
-6,96% |
18º |
SUZUKI SCROSS |
41 |
50 |
42 |
0,12% |
0,16% |
-18,00% |
19º |
KIA SOUL |
19 |
11 |
2 |
0,05% |
0,03% |
72,73% |
|
|
34741 |
31616 |
29332 |
100,00% |
100,00% |
9,88% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Comparativo Hyundai Creta Sport x Chevrolet Tracker Premier
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir