O segmento mais aquecido do mercado brasileiro manteve a trajetória de alta em 2018. Os 345.322 SUVs compactos emplacados no ano passado representaram um crescimento de mais de 26% em relação a 2017. Para se ter uma ideia do bom momento, os oito primeiros colocados tiveram números melhores do que os do ano anterior.
Preferido dos brasileiros entre 2015 e 2017, o HR-V perdeu o trono. Por pouco mais de mil unidades de diferença (48.976 x 47.959), o Hyundai Creta, segundo no ano anterior, assumiu a ponta graças a um crescimento de quase 18%, cerca de 7,2 mil unidades a mais – o Honda, por sua vez, teve um incremento inferior a 200 unidades.
Numa briga acirradíssima pelo último lugar no pódio, o Nissan Kicks (46.812), cujas vendas avançaram mais de 40%, deixou para trás o Renegade (46.344), vice-líder em 2016 e terceiro em 2017. Apesar de perder posição, o Jeep evoluiu em mais de 20%. O Ford Ecosport, com 34.497 unidades, repetiu o quinto lugar do ranking anterior.
Oitavo em 2017, o Renault Captur (26.504) venceu uma disputa apertada contra o Chevrolet Tracker (26.100) pela sexta posição, com ambos crescendo acima dos 90%. Caindo de sexto para oitavo, o Renault Duster (23.580) ao menos registrou alta de mais de 1/3 nos números do ano anterior enquanto aguarda a chegada da nova geração.
O ano não foi bom para Honda WR-V (14.797), que caiu de sétimo para nono, e para Peugeot 2008 (9.745), os únicos do pelotão de cima que venderam menos nos últimos doze meses. Destaque para o Caoa Chery Tiggo (5.197), que teve o seu melhor desempenho histórico graças à chegada da versão Tiggo 2, e para o recém-lançado Citroën C4 Cactus (3.351), que já é o carro-chefe da marca francesa.
SUVs / Crossovers I |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
48976 |
14,18% |
41625 |
15,21% |
17,66% |
2º |
2º |
HONDA HR-V |
47959 |
13,89% |
47775 |
17,45% |
0,39% |
1º |
3º |
NISSAN KICKS |
46812 |
13,56% |
33464 |
12,23% |
39,89% |
4º |
4º |
JEEP RENEGADE |
46344 |
13,42% |
38334 |
14,00% |
20,90% |
3º |
5º |
FORD ECOSPORT |
34497 |
9,99% |
31195 |
11,40% |
10,59% |
5º |
6º |
RENAULT CAPTUR |
26504 |
7,68% |
13742 |
5,02% |
92,87% |
8º |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
26100 |
7,56% |
12136 |
4,43% |
115,06% |
9º |
8º |
RENAULT DUSTER |
23580 |
6,83% |
17640 |
6,44% |
33,67% |
6º |
9º |
HONDA WR-V |
14797 |
4,28% |
15353 |
5,61% |
-3,62% |
7º |
10º |
PEUGEOT 2008 |
9745 |
2,82% |
10571 |
3,86% |
-7,81% |
10º |
11º |
CAOA CHERY TIGGO |
5197 |
1,50% |
23 |
0,01% |
22495,65% |
19º |
12º |
CITROËN C4 CACTUS |
3351 |
0,97% |
0 |
0,00% |
NOVO |
- |
13º |
JAC T40 |
2871 |
0,83% |
1093 |
0,40% |
162,67% |
16º |
14º |
SUZUKI JIMNY |
2207 |
0,64% |
2032 |
0,74% |
8,61% |
13º |
15º |
SUZUKI VITARA |
1869 |
0,54% |
1841 |
0,67% |
1,52% |
14º |
16º |
LIFAN X60 |
1668 |
0,48% |
2268 |
0,83% |
-26,46% |
11º |
17º |
TROLLER T4 |
1480 |
0,43% |
1541 |
0,56% |
-3,96% |
15º |
18º |
JAC T5 |
645 |
0,19% |
2152 |
0,79% |
-70,03% |
12º |
19º |
SUZUKI SCROSS |
589 |
0,17% |
651 |
0,24% |
-9,52% |
17º |
20º |
KIA SOUL |
127 |
0,04% |
290 |
0,11% |
-56,21% |
18º |
21º |
LIFAN X70 |
4 |
0,00% |
0 |
0,00% |
NOVO |
- |
|
|
345322 |
100,00% |
273726 |
100,00% |
26,16% |
|
No apagar das luzes de 2018, o destaque foi o renovado Renegade. Com 5.498 emplacamentos, seu melhor resultado desde dezembro de 2015 (6.976), o Jeep deixou para trás o Creta (4.920), único entre os oito primeiros a perder espaço em relação ao mês anterior.
Vice-líder em novembro, o Kicks (4.328) completou o pódio. Logo atrás do HR-V (3.719), o Captur atingiu a marca de 3.363 unidades, seu novo recorde. A vantagem em relação ao Ecosport (3.320), no entanto, foi muito reduzida. O Ford, aliás, não vendia tanto desde janeiro de 2015 (3.670).
Com melhor resultado em exatos três anos, o Duster emplacou 2.768 unidades. Somadas às 3.363 unidades do Captur, a Renault conquistou a preferência de 6.131 consumidores no segmento, pouco mais de 600 unidades à frente do líder da Jeep.
Praticamente estável em relação à novembro, o Tracker (2.053) foi o oitavo. Atrás do WR-V (1.202), que perdeu quase 1/10 de seus compradores, o C4 Cactus (1.151) fechou o top 10 praticamente sem avanço nas últimas semanas. O Tiggo (837) novamente vendeu mais do que o 2008 (808).
SUVs / Crossovers I |
|||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1º |
JEEP RENEGADE |
5498 |
3844 |
3345 |
15,83% |
12,16% |
43,03% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4920 |
5171 |
5099 |
14,16% |
16,36% |
-4,85% |
3º |
NISSAN KICKS |
4328 |
4038 |
3713 |
12,46% |
12,77% |
7,18% |
4º |
HONDA HR-V |
3719 |
3305 |
4267 |
10,70% |
10,45% |
12,53% |
5º |
RENAULT CAPTUR |
3363 |
2554 |
2105 |
9,68% |
8,08% |
31,68% |
6º |
FORD ECOSPORT |
3320 |
2994 |
3193 |
9,56% |
9,47% |
10,89% |
7º |
RENAULT DUSTER |
2768 |
2670 |
1930 |
7,97% |
8,45% |
3,67% |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
2053 |
2049 |
2074 |
5,91% |
6,48% |
0,20% |
9º |
HONDA WR-V |
1202 |
1332 |
1378 |
3,46% |
4,21% |
-9,76% |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
1151 |
1149 |
0 |
3,31% |
3,63% |
0,17% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO |
837 |
864 |
0 |
2,41% |
2,73% |
-3,13% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
808 |
857 |
826 |
2,33% |
2,71% |
-5,72% |
13º |
JAC T40 |
195 |
181 |
482 |
0,56% |
0,57% |
7,73% |
14º |
SUZUKI JIMNY |
151 |
198 |
183 |
0,43% |
0,63% |
-23,74% |
15º |
LIFAN X60 |
138 |
112 |
341 |
0,40% |
0,35% |
23,21% |
16º |
SUZUKI VITARA |
123 |
122 |
187 |
0,35% |
0,39% |
0,82% |
17º |
TROLLER T4 |
107 |
115 |
165 |
0,31% |
0,36% |
-6,96% |
18º |
SUZUKI SCROSS |
41 |
50 |
42 |
0,12% |
0,16% |
-18,00% |
19º |
KIA SOUL |
19 |
11 |
2 |
0,05% |
0,03% |
72,73% |
|
|
34741 |
31616 |
29332 |
100,00% |
100,00% |
9,88% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil