Respondendo por 57,05% do total emplacado em 2018 (2.470.654), as vendas no varejo foram lideradas pela Chevrolet (17,35% de participação) pelo quarto ano consecutivo. Superada pela Hyundai (10,90%) no ano anterior, a VW (13,73%) subiu para segundo. A Toyota (10,52%) repetiu o quarto lugar, enquanto a Fiat (8,90%), batida pela Ford (8,45%) em 2017, voltou ao top 5.
Assim como no ranking geral, o Chevrolet Onix (123.254) completou quatro anos seguidos como o campeão de vendas no varejo. A vantagem sobre o Hyundai HB20 (84.664), novamente vice-líder, foi superior a 38 mil unidades, contra pouco mais de 35 mil em 2017.
O Ford Ka, com 59.357 unidades, repetiu o pódio do ano passado. As primeiras novidades de 2018 foram a quarta posição do VW Polo (56.379) e a quinta do Renault Kwid (54.412), ambos acima dos 80% de participação na modalidade. Sexto, o HR-V (44.790) manteve a liderança entre os SUVs/crossovers – em 2016, o modelo da Honda esteve no pódio.
Em seu primeiro ano completo, o Fiat Argo (41.912) saltou da 18ª para a sétima posição. A liderança entre os sedãs mudou de dono: saiu o Chevrolet Prisma (40.400), quarto em 2017, entrou o Toyota Corolla (41.272). Mostrando que ainda tem “lenha para queimar”, o veterano VW Fox (31.486) se manteve no top 10.
Em seu primeiro ano de mercado, o VW Virtus (27.692) vendeu mais do que o VW Gol (26.156). Top 10 em 2017, o Jeep Compass (25.251) caiu para 15º. O ano, aliás, não foi bom para o Etios Hatch. Após garantir o oitavo lugar no ranking anterior, o mais barato dos Toyota encerrou o ano fora do top 20, com 22.404 unidades.
Menção para o Chevrolet Tracker (23.530) à frente do Nissan Kicks (23.464). 2018 não foi dos melhores para o Sandero: com 22.745 emplacamentos, o ex-líder da Renault completou três anos seguidos fora do top 10 e por muito pouco também não ficou fora do top 20. Para se ter uma ideia, o modelo vendeu menos do que o Honda Civic (23.173).
Entre os sedãs compactos, o Nissan Versa (11.884) mais uma vez deixou Fiat Grand Siena (11.432) e VW Voyage (6.040) para trás. Pelo segundo ano seguido o Ford Ecosport (20.848) foi mais demandado do que o Jeep Renegade (14.478), que caiu da 23ª para a 30ª posição. Numa disputa entre utilitários acima dos R$ 120 mil, o Chevrolet Equinox (4.941) levou a melhor sobre o VW Tiguan (4.879).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
123.254 |
58,56% |
210.458 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
84.664 |
80,25% |
105.506 |
3º |
FORD KA |
59.357 |
57,47% |
103.286 |
4º |
VW POLO |
56.379 |
81,02% |
69.584 |
5º |
RENAULT KWID |
54.412 |
80,83% |
67.320 |
6º |
HONDA HR-V |
44.790 |
93,39% |
47.959 |
7º |
FIAT ARGO |
41.912 |
66,52% |
63.011 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
41.272 |
69,88% |
59.062 |
9º |
CHEVROLET PRISMA |
40.400 |
56,32% |
71.735 |
10º |
VW FOX/CROSS FOX |
31.486 |
80,20% |
39.260 |
11º |
FIAT MOBI |
30.082 |
60,78% |
49.491 |
12º |
HYUNDAI CRETA |
29.795 |
60,84% |
48.976 |
13º |
VW VIRTUS |
27.692 |
66,51% |
41.634 |
14º |
VW GOL |
26.156 |
33,70% |
77.612 |
15º |
JEEP COMPASS |
25.251 |
41,89% |
60.284 |
16º |
HYUNDAI HB20S |
23.968 |
74,54% |
32.155 |
17º |
CHEVROLET TRACKER |
23.530 |
90,15% |
26.100 |
18º |
NISSAN KICKS |
23.464 |
50,12% |
46.812 |
19º |
HONDA CIVIC |
23.173 |
89,33% |
25.942 |
20º |
RENAULT SANDERO |
22.745 |
43,41% |
52.401 |
21º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
22.404 |
80,45% |
27.847 |
22º |
FORD ECOSPORT |
20.848 |
60,43% |
34.497 |
23º |
HONDA FIT |
18.576 |
67,90% |
27.359 |
24º |
FIAT CRONOS |
18.383 |
62,73% |
29.307 |
25º |
VW UP |
17.639 |
85,78% |
20.563 |
26º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
15.979 |
80,59% |
19.828 |
27º |
TOYOTA YARIS HATCH |
15.893 |
85,52% |
18.584 |
28º |
FORD KA SEDAN |
15.068 |
38,61% |
39.027 |
29º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
14.499 |
68,37% |
21.207 |
30º |
JEEP RENEGADE |
14.478 |
31,24% |
46.344 |
31º |
HONDA WR-V |
14.051 |
94,96% |
14.797 |
32º |
NISSAN VERSA |
11.884 |
42,45% |
27.993 |
33º |
FORD FIESTA |
11.856 |
81,74% |
14.505 |
34º |
RENAULT CAPTUR |
11.706 |
44,17% |
26.504 |
35º |
FIAT GRAND SIENA |
11.432 |
65,44% |
17.470 |
36º |
TOYOTA HILUX SW4 |
10.230 |
75,88% |
13.481 |
37º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
10.007 |
73,18% |
13.674 |
38º |
CHEVROLET SPIN |
8.944 |
35,50% |
25.192 |
39º |
HONDA CITY |
8.003 |
53,71% |
14.900 |
40º |
HYUNDAI IX35 |
6.831 |
80,13% |
8.525 |
41º |
RENAULT DUSTER |
6.196 |
26,28% |
23.579 |
42º |
VW VOYAGE |
6.040 |
18,48% |
32.683 |
43º |
CHEVROLET COBALT |
5.857 |
27,26% |
21.488 |
44º |
KIA SPORTAGE |
5.636 |
99,79% |
5.648 |
45º |
NISSAN MARCH |
5.602 |
46,89% |
11.947 |
46º |
CITROËN C3 |
5.220 |
81,84% |
6.378 |
47º |
CHERY TIGGO |
5.197 |
100,00% |
5.197 |
48º |
CHEVROLET EQUINOX |
4.941 |
97,09% |
5.089 |
49º |
VW TIGUAN |
4.878 |
84,53% |
5.771 |
50º |
MITSUBISHI ASX |
4.779 |
88,85% |
5.379 |
A Toyota Hilux (23.474) foi, pelo terceiro ano seguido, a nº 1 na preferência de consumidores de comerciais leves, com quase 70% de suas vendas no varejo. O pódio foi completado pelas mesmas rivais, mas desta vez com troca de posições: a Chevrolet S10 (13.713) foi mais demandada do que a Fiat Toro (11.621), que concentrou mais de 80% de seus emplacamentos nas vendas diretas.
A VW Saveiro (5.560), quarta colocada em 2016 e 2017, caiu para o sexto lugar, superada pela VW Amarok (8.035) e pela Mitsubishi L200 (7.308). Ford Ranger (4.458) e Hyundai HR (3.473) vieram em seguida. Nona em 2017, a Renault Duster Oroch (3.260) perdeu por pouco a posição para a Nissan Frontier (3.386). Sétima no ano anterior e líder até 2015, a Fiat Strada (2.815) caiu para o 12º lugar, vendendo menos até do que a Fiat Fiorino (2.942).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
2018 |
1º |
TOYOTA HILUX |
27.474 |
69,95% |
39.278 |
2º |
CHEVROLET S10 |
13.713 |
43,18% |
31.761 |
3º |
FIAT TORO |
11.621 |
19,87% |
58.477 |
4º |
VW AMAROK |
8.035 |
42,82% |
18.766 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
7.308 |
67,88% |
10.766 |
6º |
VW SAVEIRO |
5.560 |
12,11% |
45.920 |
7º |
FORD RANGER |
4.458 |
21,69% |
20.552 |
8º |
HYUNDAI HR |
3.473 |
80,58% |
4.310 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
3.386 |
53,53% |
6.325 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
3.260 |
24,31% |
13.409 |
11º |
FIAT FIORINO |
2.942 |
21,72% |
13.547 |
12º |
FIAT STRADA |
2.815 |
4,19% |
67.227 |
13º |
KIA K2500 |
2.480 |
99,96% |
2.481 |
14º |
RENAULT MASTER |
2.193 |
30,49% |
7.193 |
15º |
IVECO DAILY 3514 |
1.813 |
87,67% |
2.068 |
16º |
CHEVROLET MONTANA |
1.695 |
12,93% |
13.106 |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1.104 |
83,57% |
1.321 |
18º |
VW EXPRESS |
790 |
60,21% |
1.312 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
583 |
92,10% |
633 |
20º |
FIAT DUCATO |
577 |
19,05% |
3.029 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
301 |
23,74% |
1.268 |
22º |
CITROËN JUMPY |
264 |
22,54% |
1.171 |
23º |
RAM 2500 |
220 |
32,45% |
678 |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
197 |
58,98% |
334 |
25º |
RENAULT KANGOO |
178 |
14,07% |
1.265 |
26º |
JAC V260 |
160 |
100,00% |
160 |
27º |
IVECO DAILY |
154 |
94,48% |
163 |
28º |
EFFA K01 |
136 |
100,00% |
136 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
131 |
72,38% |
181 |
30º |
PEUGEOT EXPERT |
118 |
13,08% |
902 |
31º |
LIFAN FOISON |
77 |
100,00% |
77 |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
73 |
93,59% |
78 |
33º |
CITROËN BERLINGO |
63 |
21,50% |
293 |
34º |
MERCEDES-BENZ VITO |
47 |
94,00% |
50 |
35º |
EFFA K02 |
37 |
100,00% |
37 |
36º |
EFFA V21 |
32 |
100,00% |
32 |
37º |
EFFA V22 |
27 |
100,00% |
27 |
38º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
23 |
100,00% |
23 |
39º |
FORD F150 |
21 |
100,00% |
21 |
40º |
JAC T8 |
19 |
100,00% |
19 |
41º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
19 |
86,36% |
22 |
42º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
19 |
79,17% |
24 |
43º |
VW KOMBI |
16 |
94,12% |
17 |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
14 |
93,33% |
15 |
45º |
RELY PICK-UP |
13 |
100,00% |
13 |
46º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
7 |
87,50% |
8 |
47º |
WILLIS OVERLAND |
7 |
100,00% |
7 |
48º |
CITROËN JUMPER |
6 |
17,14% |
35 |
49º |
FIAT TECFORM |
6 |
85,71% |
7 |
50º |
TOYOTA HIACE |
6 |
100,00% |
6 |
A participação das vendas no varejo voltou a crescer na composição total do mercado brasileiro. Em dezembro foram 57,53% dos 225.001 automóveis e comerciais leves emplacados, contra 54,90% em novembro. O top 5 das montadoras se manteve inalterado desde agosto, com a Chevrolet (18,31%) à frente, seguida por VW (14,31%), Toyota (11,02%), Hyundai (10,78%) e Fiat (8,35%).
Igual desde março, o top 10 manteve o Chevrolet Onix com mais de quatro mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (11.910 x 7.688), com este último concentrando mais de 85% de todas as suas vendas. Ford Ka (5.247) e Renault Kwid (5.079) repetiram a disputa acirrada pelo terceiro lugar já registrada em novembro.
Novamente no top 5, o VW Polo (4.836) abriu vantagem em relação ao Chevrolet Prisma (4.126), que reassumiu a liderança entre os sedãs com margem pequena em relação ao Toyota Corolla (3.924). Superado por vários adversários no ranking geral, o Honda HR-V (3.414), com quase 92% de todos os seus emplacamentos em concessionárias, foi mais uma vez o único SUV / crossover no top 10.
14º na lista do mês anterior, o VW Virtus (3.042) assumiu lugar entre os mais vendidos, logo atrás do Fiat Argo (3.322), que mostra que sua força está mais concentrada no varejo ao superar a marca dos 82% de representatividade. Com quase 100% de seus emplacamentos, o Chevrolet Tracker (2.020) entrou no top 20, espremido entre os Toyota Yaris Hatch (2.033) e Yaris Sedan (1.900).
O Chery Tiggo, com 837 unidades, foi o único do top 50 a concentrar a integralidade de seus emplacamentos na modalidade. Situação oposta, por exemplo, à da Chevrolet Spin (835) e do Renault Captur (899), ambos na casa dos 26%. O VW Tiguan (694), dentro do top 40, vendeu mais do que o novato Citroën C4 Cactus (609).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
11.910 |
60,64% |
19.642 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.688 |
85,47% |
8.995 |
3º |
FORD KA |
5.247 |
61,48% |
8.534 |
4º |
RENAULT KWID |
5.079 |
66,37% |
7.653 |
5º |
VW POLO |
4.836 |
80,20% |
6.030 |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
4.126 |
61,20% |
6.742 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.924 |
75,72% |
5.182 |
8º |
HONDA HR-V |
3.414 |
91,80% |
3.719 |
9º |
FIAT ARGO |
3.322 |
82,33% |
4.035 |
10º |
VW VIRTUS |
3.042 |
71,73% |
4.241 |
11º |
HYUNDAI CRETA |
2.886 |
58,66% |
4.920 |
12º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.760 |
79,54% |
3.470 |
13º |
VW GOL |
2.537 |
34,89% |
7.272 |
14º |
FIAT MOBI |
2.389 |
71,70% |
3.332 |
15º |
NISSAN KICKS |
2.350 |
54,30% |
4.328 |
16º |
HYUNDAI HB20S |
2.278 |
83,84% |
2.717 |
17º |
FORD ECOSPORT |
2.233 |
67,26% |
3.320 |
18º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.033 |
72,35% |
2.810 |
19º |
CHEVROLET TRACKER |
2.020 |
98,39% |
2.053 |
20º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.900 |
60,74% |
3.128 |
21º |
RENAULT SANDERO |
1.898 |
55,08% |
3.446 |
22º |
HONDA CIVIC |
1.841 |
93,26% |
1.974 |
23º |
VW UP |
1.827 |
92,98% |
1.965 |
24º |
JEEP RENEGADE |
1.783 |
32,43% |
5.498 |
25º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.665 |
98,17% |
1.696 |
26º |
FORD KA SEDAN |
1.539 |
43,23% |
3.560 |
27º |
FIAT CRONOS |
1.520 |
57,38% |
2.649 |
28º |
JEEP COMPASS |
1.473 |
30,93% |
4.762 |
29º |
NISSAN VERSA |
1.342 |
48,64% |
2.759 |
30º |
HONDA FIT |
1.329 |
56,99% |
2.332 |
31º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.219 |
84,13% |
1.449 |
32º |
HONDA WR-V |
1.118 |
93,01% |
1.202 |
33º |
FIAT SIENA |
1.076 |
63,15% |
1.704 |
34º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.000 |
74,29% |
1.346 |
35º |
RENAULT DUSTER |
979 |
35,37% |
2.768 |
36º |
RENAULT CAPTUR |
899 |
26,73% |
3.363 |
37º |
CHERY TIGGO |
837 |
100,00% |
837 |
38º |
CHEVROLET SPIN |
835 |
26,13% |
3.195 |
39º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
742 |
70,80% |
1.048 |
40º |
VW TIGUAN |
694 |
90,01% |
771 |
41º |
CITROËN C4 CACTUS |
609 |
52,91% |
1.151 |
42º |
HYUNDAI IX35 |
589 |
83,55% |
705 |
43º |
HONDA CITY |
588 |
38,81% |
1.515 |
44º |
FORD FIESTA |
581 |
76,55% |
759 |
45º |
VW VOYAGE |
509 |
19,01% |
2.677 |
46º |
FIAT UNO |
494 |
32,44% |
1.523 |
47º |
KIA SPORTAGE |
477 |
99,79% |
478 |
48º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
475 |
99,37% |
478 |
49º |
CHEVROLET EQUINOX |
442 |
97,57% |
453 |
50º |
NISSAN MARCH |
429 |
52,51% |
817 |
Mantendo o domínio entre os comerciais, a Toyota Hilux (3.006) emplacou quase 2/3 de todas as suas unidades no varejo. A Chevrolet S10 (1.449) se manteve à frente da Fiat Toro (1.190) pelo segundo mês seguido. A VW Amarok (862) foi a quarta pelo oitavo mês consecutivo, enquanto a Mitsubishi L200 (607) voltou a figurar no top 5 após perder espaço no mês anterior.
Logo atrás da VW Saveiro (366), a novidade do mês foi a Fiat Strada (349) no top 10 após nove meses ausente. Mais uma vez com fraco desempenho, a Renault Duster Oroch (221) ficou fora do top 10 vendendo menos até do que a Nissan Frontier (309) e o furgão Renault Master (250).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ 18 |
1º |
TOYOTA HILUX |
3.006 |
66,37% |
4.529 |
2º |
CHEVROLET S10 |
1.449 |
48,16% |
3.009 |
3º |
FIAT TORO |
1.190 |
20,30% |
5.863 |
4º |
VW AMAROK |
862 |
47,86% |
1.801 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
607 |
67,59% |
898 |
6º |
FORD RANGER |
451 |
21,07% |
2.140 |
7º |
VW SAVEIRO |
366 |
9,33% |
3.922 |
8º |
FIAT STRADA |
349 |
6,04% |
5.780 |
9º |
FIAT FIORINO |
321 |
19,81% |
1.620 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
309 |
60,23% |
513 |
11º |
RENAULT MASTER |
250 |
36,13% |
692 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
221 |
18,09% |
1.222 |
13º |
KIA K2500 |
195 |
100,00% |
195 |
14º |
VW EXPRESS |
195 |
93,75% |
208 |
15º |
CHEVROLET MONTANA |
189 |
13,80% |
1.370 |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
132 |
92,96% |
142 |
17º |
IVECO DAILY 3514 |
123 |
93,18% |
132 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
95 |
73,08% |
130 |
19º |
FIAT DUCATO |
88 |
11,70% |
752 |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
61 |
64,21% |
95 |
21º |
IVECO DAILY 30S13 |
44 |
60,27% |
73 |
22º |
RAM 2500 |
44 |
51,76% |
85 |
23º |
IVECO DAILY |
33 |
97,06% |
34 |
24º |
HYUNDAI HR |
27 |
90,00% |
30 |
25º |
PEUGEOT EXPERT |
20 |
20,83% |
96 |
26º |
CITROËN JUMPY |
17 |
20,24% |
84 |
27º |
CITROËN BERLINGO |
11 |
25,58% |
43 |
28º |
IVECO DAILY 5516 |
9 |
100,00% |
9 |
29º |
EFFA K01 |
7 |
100,00% |
7 |
30º |
RENAULT KANGOO |
7 |
38,89% |
18 |
31º |
JAC V260 |
6 |
100,00% |
6 |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
6 |
75,00% |
8 |
33º |
VW KOMBI |
5 |
100,00% |
5 |
34º |
EFFA K02 |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
3 |
50,00% |
6 |
36º |
DODGE RAM |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
EFFA V21 |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
CITROËN JUMPER |
1 |
33,33% |
3 |
43º |
EFFA V22 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
FARGO |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
FORD F100 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
GM AVALANCHE |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
HAFEI START PICK-UP |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
LIFAN FOISON |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
SHINERAI P TRUCKS |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal