O Onix repetiu a dose de 2017 e encerrou 2018 como líder geral das vendas diretas. Com 87.204 emplacamentos, o hatch da Chevrolet assegurou quase 23 mil unidades a mais do que a Fiat Strada (64.412), primeira entre os comerciais leves e mais vendida na modalidade entre 2014 e 2016. A diferença entre ambos, vale ressaltar, havia sido inferior a 16 mil unidades no ranking anterior.
O ano foi muito bom para um veterano. Sétimo em 2016 e quarto em 2017 entre os automóveis, o VW Gol (51.456) abriu vantagem sobre o Ford Ka (43.929) para assumir a vice-liderança, com quase 2/3 de todos os seus emplacamentos através de faturamento direto.
Quem também não teve do que se queixar foi a Jeep. Compass (35.033) e Renegade (31.866), ambos com mais de 58% de representatividade, asseguraram os dois SUVs nacionais da marca no top 5. O segmento ainda viu o Nissan Kicks (23.348) no top 10, com quase metade de suas vendas. Sexto colocado, o Chevrolet Prisma (31.335) assumiu a preferência entre os sedãs.
O Renault Sandero (29.656), vice-líder em 2015 e 2016 e que havia caído para o terceiro posto em 2017, perdeu mais quatro posições no ano passado. Fortes especialmente nas vendas para locadoras, VW Voyage (26.643) e Ford Ka Sedan (23.959) vieram em seguida. O VW, aliás, foi o mais dependente deste tipo de venda dentre os modelos do pelotão de cima (81,5%).
De todos os 50 primeiros colocados no ranking, nenhum modelo dependeu tão pouco quanto o HR-V. Com 3.169 unidades, o representante da Honda registrou menos de 7% sem a participação direta das concessionárias. Situação oposta, por exemplo, à da Fiat Weekend (3.078) e seus quase 98% -hoje, a station da marca italiana é bastante dependente de vendas para o setor público.
Entre os comerciais leves, a Fiat não teve concorrência. Além da líder Strada, a marca ainda viu uma confortável vantagem da Toro (46.856) sobre a VW Saveiro (40.360) na disputa pelo segundo lugar. Forte no varejo, a Toyota Hilux (11.804) foi superada com folgas pela Chevrolet S10 (18.048) e pela Ford Ranger (16.094).
As vendas diretas representaram 42,95% dos 2.470.654 automóveis e comerciais leves registrados no ano passado. A Fiat, com 18,88% de Market share, se manteve na liderança entre as montadoras, mas com a Chevrolet agora a menos de um ponto percentual (17,89%). VW (16,46%), Renault (10,39%) e Ford (10,11%) repetiram as mesmas posições de 2017.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
87.204 |
41,44% |
210.458 |
2º |
VW GOL |
51.456 |
66,30% |
77.612 |
3º |
FORD KA |
43.929 |
42,53% |
103.286 |
4º |
JEEP COMPASS |
35.033 |
58,11% |
60.284 |
5º |
JEEP RENEGADE |
31.866 |
68,76% |
46.344 |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
31.335 |
43,68% |
71.735 |
7º |
RENAULT SANDERO |
29.656 |
56,59% |
52.401 |
8º |
VW VOYAGE |
26.643 |
81,52% |
32.683 |
9º |
FORD KA SEDAN |
23.959 |
61,39% |
39.027 |
10º |
NISSAN KICKS |
23.348 |
49,88% |
46.812 |
11º |
FIAT ARGO |
21.099 |
33,48% |
63.011 |
12º |
HYUNDAI HB20 |
20.842 |
19,75% |
105.506 |
13º |
FIAT MOBI |
19.409 |
39,22% |
49.491 |
14º |
HYUNDAI CRETA |
19.181 |
39,16% |
48.976 |
15º |
RENAULT LOGAN |
18.583 |
82,70% |
22.471 |
16º |
TOYOTA COROLLA |
17.790 |
30,12% |
59.062 |
17º |
RENAULT DUSTER |
17.383 |
73,72% |
23.579 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
16.248 |
64,50% |
25.192 |
19º |
NISSAN VERSA |
16.109 |
57,55% |
27.993 |
20º |
CHEVROLET COBALT |
15.631 |
72,74% |
21.488 |
21º |
RENAULT CAPTUR |
14.798 |
55,83% |
26.504 |
22º |
VW VIRTUS |
13.942 |
33,49% |
41.634 |
23º |
FORD ECOSPORT |
13.649 |
39,57% |
34.497 |
24º |
VW POLO |
13.205 |
18,98% |
69.584 |
25º |
RENAULT KWID |
12.908 |
19,17% |
67.320 |
26º |
FIAT CRONOS |
10.924 |
37,27% |
29.307 |
27º |
FIAT UNO |
10.377 |
68,49% |
15.151 |
28º |
HONDA FIT |
8.783 |
32,10% |
27.359 |
29º |
HYUNDAI HB20S |
8.187 |
25,46% |
32.155 |
30º |
VW FOX/CROSS FOX |
7.774 |
19,80% |
39.260 |
31º |
HONDA CITY |
6.897 |
46,29% |
14.900 |
32º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
6.708 |
31,63% |
21.207 |
33º |
NISSAN MARCH |
6.345 |
53,11% |
11.947 |
34º |
PEUGEOT 2008 |
6.212 |
63,75% |
9.745 |
35º |
FIAT SIENA |
6.038 |
34,56% |
17.470 |
36º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
5.443 |
19,55% |
27.847 |
37º |
FIAT DOBLÒ |
4.809 |
90,79% |
5.297 |
38º |
VW SPACE FOX |
4.148 |
74,43% |
5.573 |
39º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
3.849 |
19,41% |
19.828 |
40º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3.667 |
26,82% |
13.674 |
41º |
TOYOTA HILUX SW4 |
3.251 |
24,12% |
13.481 |
42º |
HONDA HR-V |
3.169 |
6,61% |
47.959 |
43º |
FIAT WEEKEND |
3.078 |
97,25% |
3.165 |
44º |
VW UP |
2.924 |
14,22% |
20.563 |
45º |
FORD FOCUS FASTBACK |
2.771 |
65,11% |
4.256 |
46º |
HONDA CIVIC |
2.769 |
10,67% |
25.942 |
47º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.691 |
14,48% |
18.584 |
48º |
FORD FIESTA |
2.649 |
18,26% |
14.505 |
49º |
CHEVROLET TRACKER |
2.570 |
9,85% |
26.100 |
50º |
PEUGEOT 208 |
2.549 |
35,94% |
7.092 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2018 |
1º |
FIAT STRADA |
64.412 |
95,81% |
67.227 |
2º |
FIAT TORO |
46.856 |
80,13% |
58.477 |
3º |
VW SAVEIRO |
40.360 |
87,89% |
45.920 |
4º |
CHEVROLET S10 |
18.048 |
56,82% |
31.761 |
5º |
FORD RANGER |
16.094 |
78,31% |
20.552 |
6º |
TOYOTA HILUX |
11.804 |
30,05% |
39.278 |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
11.411 |
87,07% |
13.106 |
8º |
VW AMAROK |
10.731 |
57,18% |
18.766 |
9º |
FIAT FIORINO |
10.605 |
78,28% |
13.547 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
10.149 |
75,69% |
13.409 |
11º |
RENAULT MASTER |
5.000 |
69,51% |
7.193 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
3.458 |
32,12% |
10.766 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
2.939 |
46,47% |
6.325 |
14º |
FIAT DUCATO |
2.452 |
80,95% |
3.029 |
15º |
RENAULT KANGOO |
1.087 |
85,93% |
1.265 |
16º |
PEUGEOT PARTNER |
967 |
76,26% |
1.268 |
17º |
CITROËN JUMPY |
907 |
77,46% |
1.171 |
18º |
HYUNDAI HR |
837 |
19,42% |
4.310 |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
784 |
86,92% |
902 |
20º |
VW EXPRESS |
522 |
39,79% |
1.312 |
21º |
RAM 2500 |
458 |
67,55% |
678 |
22º |
IVECO DAILY 3514 |
255 |
12,33% |
2.068 |
23º |
CITROËN BERLINGO |
230 |
78,50% |
293 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
217 |
16,43% |
1.321 |
25º |
IVECO DAILY 30S13 |
137 |
41,02% |
334 |
26º |
FIAT UNO |
85 |
96,59% |
88 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
50 |
7,90% |
633 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
50 |
27,62% |
181 |
29º |
CITROËN JUMPER |
29 |
82,86% |
35 |
30º |
IVECO DAILY |
9 |
5,52% |
163 |
31º |
PEUGEOT BOXER |
8 |
88,89% |
9 |
32º |
AGRALE MARRUÁ |
5 |
71,43% |
7 |
33º |
IVECO DAILY 5516 |
5 |
6,41% |
78 |
34º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
5 |
20,83% |
24 |
35º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
5 |
100,00% |
5 |
36º |
FIAT DOBLÒ |
3 |
42,86% |
7 |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
3 |
13,64% |
22 |
38º |
MERCEDES-BENZ VITO |
3 |
6,00% |
50 |
39º |
HAFEI TOWNER |
2 |
66,67% |
3 |
40º |
RENAULT ALASKAN |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
FIAT TECFORM |
1 |
14,29% |
7 |
42º |
FORD F250 |
1 |
20,00% |
5 |
43º |
KIA K2500 |
1 |
0,04% |
2.481 |
44º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
1 |
12,50% |
8 |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
6,67% |
15 |
46º |
VW KOMBI |
1 |
5,88% |
17 |
Em dezembro
No último mês do ano, as vendas diretas representaram 42,47% dos 225.001 veículos novos emplacados. A Chevrolet, com 18,71% de participação, deixou Fiat (17,79%) e VW (15,77%) para trás, com Renault (11,51%) e Ford (8,91%) fechando as cinco primeiras posições.
Após dois meses seguidos ultrapassando a barreira dos 50% de participação nesta modalidade de vendas, o líder Chevrolet Onix (7.732) voltou a registrar um patamar mais próximo do habitual (39,4%). O VW Gol, com 4.735 unidades, completou seis meses seguidos em segundo.
Com quase 70% de todos os seus emplacamentos no mês passado, o Jeep Renegade (3.715) completou o pódio. A fábrica de Goiana (PE) ainda colocou o Compass (3.289) na quarta posição – o modelo não fica fora das cinco primeiras posições desde julho. O top 5 foi completado pelo Ford Ka (3.287). Terceiro em novembro, o Chevrolet Prisma (2.616) caiu para sexto, mas manteve o posto de sedã nº 1.
As grandes novidades de dezembro vieram da Renault, com a primeira vez do Kwid (2.574) e do Captur (2.464) no top 10, embora quase 70% das vendas do hatch compacto continuem no varejo – o SUV, por sua vez, teve quase ¾ através de faturamento direto.
Repetindo o bom desempenho de novembro, a Chevrolet Spin (2.360) foi a nona, com o VW Voyage (2.168) completando o pelotão de elite. Apenas três modelos do top 50 tiveram menos de 10% de suas vendas na modalidade: Honda HR-V (305, 8,2%), VW up! (138, 7,02%) e Honda Civic (133, 6,74%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
7.732 |
39,36% |
19.642 |
2º |
VW GOL |
4.735 |
65,11% |
7.272 |
3º |
JEEP RENEGADE |
3.715 |
67,57% |
5.498 |
4º |
JEEP COMPASS |
3.289 |
69,07% |
4.762 |
5º |
FORD KA |
3.287 |
38,52% |
8.534 |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
2.616 |
38,80% |
6.742 |
7º |
RENAULT KWID |
2.574 |
33,63% |
7.653 |
8º |
RENAULT CAPTUR |
2.464 |
73,27% |
3.363 |
9º |
CHEVROLET SPIN |
2.360 |
73,87% |
3.195 |
10º |
VW VOYAGE |
2.168 |
80,99% |
2.677 |
11º |
CHEVROLET COBALT |
2.051 |
82,80% |
2.477 |
12º |
HYUNDAI CRETA |
2.034 |
41,34% |
4.920 |
13º |
FORD KA SEDAN |
2.021 |
56,77% |
3.560 |
14º |
NISSAN KICKS |
1.978 |
45,70% |
4.328 |
15º |
RENAULT DUSTER |
1.789 |
64,63% |
2.768 |
16º |
RENAULT SANDERO |
1.548 |
44,92% |
3.446 |
17º |
NISSAN VERSA |
1.417 |
51,36% |
2.759 |
18º |
HYUNDAI HB20 |
1.307 |
14,53% |
8.995 |
19º |
TOYOTA COROLLA |
1.258 |
24,28% |
5.182 |
20º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.228 |
39,26% |
3.128 |
21º |
VW VIRTUS |
1.199 |
28,27% |
4.241 |
22º |
VW POLO |
1.194 |
19,80% |
6.030 |
23º |
RENAULT LOGAN |
1.163 |
81,05% |
1.435 |
24º |
FIAT CRONOS |
1.129 |
42,62% |
2.649 |
25º |
FORD ECOSPORT |
1.087 |
32,74% |
3.320 |
26º |
FIAT UNO |
1.029 |
67,56% |
1.523 |
27º |
HONDA FIT |
1.003 |
43,01% |
2.332 |
28º |
FIAT MOBI |
943 |
28,30% |
3.332 |
29º |
HONDA CITY |
927 |
61,19% |
1.515 |
30º |
TOYOTA YARIS HATCH |
777 |
27,65% |
2.810 |
31º |
FIAT ARGO |
713 |
17,67% |
4.035 |
32º |
VW FOX/CROSS FOX |
710 |
20,46% |
3.470 |
33º |
FIAT SIENA |
628 |
36,85% |
1.704 |
34º |
CITROËN C4 CACTUS |
542 |
47,09% |
1.151 |
35º |
PEUGEOT 2008 |
511 |
63,24% |
808 |
36º |
HYUNDAI HB20S |
439 |
16,16% |
2.717 |
37º |
FIAT DOBLÒ |
401 |
89,91% |
446 |
38º |
NISSAN MARCH |
388 |
47,49% |
817 |
39º |
TOYOTA HILUX SW4 |
346 |
25,71% |
1.346 |
40º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
306 |
29,20% |
1.048 |
41º |
HONDA HR-V |
305 |
8,20% |
3.719 |
42º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
294 |
68,06% |
432 |
43º |
VW SPACEFOX |
260 |
80,25% |
324 |
44º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
230 |
15,87% |
1.449 |
45º |
PEUGEOT 208 |
194 |
41,45% |
468 |
46º |
CITROËN AIRCROSS |
185 |
48,94% |
378 |
47º |
FORD FIESTA |
178 |
23,45% |
759 |
48º |
AUDI Q3 |
146 |
37,44% |
390 |
49º |
VW UP |
138 |
7,02% |
1.965 |
50º |
HONDA CIVIC |
133 |
6,74% |
1.974 |
Com 5.431 emplacamentos, a Fiat Strada completou dezoito meses consecutivos como a nº 1 entre os comerciais leves. Superada pela VW Saveiro (3.556) em novembro, a Fiat Toro (4.673) retomou a segunda posição.
Batida pela Chevrolet S10 (1.560) na última lista, a Ford Ranger (1.689) voltou à quarta colocação. 13ª colocada, a Mitsubishi L200 (291) foi a picape grande menos dependente das vendas diretas entre as primeiras colocadas (32,4%). A novidade deste final de ano foram os primeiros emplacamentos da Renault Alaskan (2), que ainda não teve a data de lançamento oficial confirmada pela marca.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ 18 |
1º |
FIAT STRADA |
5.431 |
93,96% |
5.780 |
2º |
FIAT TORO |
4.673 |
79,70% |
5.863 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.556 |
90,67% |
3.922 |
4º |
FORD RANGER |
1.689 |
78,93% |
2.140 |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.560 |
51,84% |
3.009 |
6º |
TOYOTA HILUX |
1.523 |
33,63% |
4.529 |
7º |
FIAT FIORINO |
1.299 |
80,19% |
1.620 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.181 |
86,20% |
1.370 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.001 |
81,91% |
1.222 |
10º |
VW AMAROK |
939 |
52,14% |
1.801 |
11º |
FIAT DUCATO |
664 |
88,30% |
752 |
12º |
RENAULT MASTER |
442 |
63,87% |
692 |
13º |
MITSUBISHI L200 |
291 |
32,41% |
898 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
204 |
39,77% |
513 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
76 |
79,17% |
96 |
16º |
CITROËN JUMPY |
67 |
79,76% |
84 |
17º |
RAM 2500 |
41 |
48,24% |
85 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
35 |
26,92% |
130 |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
34 |
35,79% |
95 |
20º |
CITROËN BERLINGO |
32 |
74,42% |
43 |
21º |
IVECO DAILY 30S13 |
29 |
39,73% |
73 |
22º |
FIAT UNO |
28 |
100,00% |
28 |
23º |
VW EXPRESS |
13 |
6,25% |
208 |
24º |
RENAULT KANGOO |
11 |
61,11% |
18 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
10 |
7,04% |
142 |
26º |
IVECO DAILY 3514 |
9 |
6,82% |
132 |
27º |
PEUGEOT BOXER |
5 |
100,00% |
5 |
28º |
AGRALE MARRUÁ |
3 |
100,00% |
3 |
29º |
HYUNDAI HR |
3 |
10,00% |
30 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
3 |
50,00% |
6 |
31º |
CITROËN JUMPER |
2 |
66,67% |
3 |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
2 |
25,00% |
8 |
33º |
RENAULT ALASKAN |
2 |
100,00% |
2 |
34º |
IVECO DAILY |
1 |
2,94% |
34 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal