O mercado argentino encerrou 2018 com fortes preocupações em relação ao que virá em 2019. Com 772.438 automóveis e comerciais leves vendidos, a queda em relação a 2017 chegou a 10,5% e só não foi pior porque foram registrados ótimos resultados até abril, antes do aumento da inflação e da desvalorização da moeda.
O prognóstico para este ano, de acordo com especialistas, é de que o mercado emplaque cerca de 650 mil unidades, o que representaria uma retração de mais de 120 mil unidades. Na disputa entre montadoras em 2018, por muito pouco a Renault (114.300) não tirou a VW (117.087) da ponta – no ano anterior, a diferença entre as duas havia sido de mais de 26 mil unidades.
Neste cenário, a Toyota foi o grande destaque de 2018. Além de ter sido uma das poucas montadoras do top 10 a apresentar números positivos sobre 2017 (+1%), a japonesa emplacou os dois modelos preferidos dos argentinos: a Hilux (33.482), que já havia sido a nº 1 em 2016, e o Etios (32.023), presente no top 5 pelo terceiro ano seguido.
Na disputa pelo terceiro lugar, o Ford Ka (30.431) levou a melhor sobre o Chevrolet Onix (30.313). Assim como no Brasil, o Chevrolet Prisma (27.973) foi o preferido entre os sedãs. Campeão de vendas no ano anterior, o VW Gol (24.719) caiu para sexto, com retração de quase 45%. Sétimo, o Renault Kwid (22.578) foi o melhor entre os novatos.
Em baixa no Brasil, o Peugeot 208 (22.494) vendeu mais do que o Renault Sandero (22.096), que havia sido vice-líder no ano anterior. Em seu primeiro ano completo, o Fiat Argo (21.385) conquistou um lugar no top 10. Em 13º, o Ford Ecosport (16.947) foi novamente o melhor SUV no ranking, embora tenha sido o Jeep Renegade (11.035) quem mais avançou no período (+41,4%).
Estreante em 2018, o Fiat Cronos (13.929) marcou presença no top 20. O Mobi, por sua vez, perdeu fôlego: 18º no ano passado, o menor modelo da marca italiana emplacou 12.435 unidades e caiu para o 24º lugar, bem atrás do VW up! (15.695), 15º. Com aposentadoria já anunciada para maio, o Ford Focus (11.761) perdeu mais de 40% de seus compradores.
POS. |
MODELO |
2018 |
% MERCADO |
2017 |
% VARIAÇÃO |
1 |
TOYOTA HILUX |
33.482 |
4,3% |
34.043 |
-1,6% |
2 |
TOYOTA ETIOS |
32.023 |
4,1% |
32.574 |
-1,7% |
3 |
FORD KA |
30.431 |
3,9% |
28.150 |
8,1% |
4 |
CHEVROLET ONIX |
30.313 |
3,9% |
35.561 |
-14,8% |
5 |
CHEVROLET PRISMA |
27.973 |
3,6% |
28.272 |
-1,1% |
6 |
VW GOL |
24.719 |
3,2% |
44.851 |
-44,9% |
7 |
RENAULT KWID |
22.578 |
2,9% |
430 |
5150,7% |
8 |
PEUGEOT 208 |
22.494 |
2,9% |
26.113 |
-13,9% |
9 |
RENAULT SANDERO |
22.096 |
2,9% |
37.535 |
-41,1% |
10 |
FIAT ARGO |
21.385 |
2,8% |
1.636 |
1207,2% |
11 |
VW AMAROK |
18.180 |
2,4% |
22.437 |
-19,0% |
12 |
VW POLO |
17.170 |
2,2% |
2 |
858400,0% |
13 |
FORD ECOSPORT |
16.947 |
2,2% |
17.567 |
-3,5% |
14 |
FORD RANGER |
16.736 |
2,2% |
20.568 |
-18,6% |
15 |
VW UP |
15.695 |
2,0% |
14.963 |
4,9% |
16 |
TOYOTA COROLLA |
15.582 |
2,0% |
17.255 |
-9,7% |
17 |
RENAULT LOGAN |
14.681 |
1,9% |
13.153 |
11,6% |
18 |
FORD FIESTA KINETIC |
14.289 |
1,8% |
21.337 |
-33,0% |
19 |
FIAT CRONOS |
13.929 |
1,8% |
0 |
NOVO |
20 |
CHEVROLET CRUZE |
13.777 |
1,8% |
16.604 |
-17,0% |
21 |
RENAULT DUSTER OROCH |
13.607 |
1,8% |
15.870 |
-14,3% |
22 |
RENAULT KANGOO |
13.509 |
1,7% |
17.613 |
-23,3% |
23 |
RENAULT DUSTER |
12.498 |
1,6% |
14.857 |
-15,9% |
24 |
FIAT MOBI |
12.435 |
1,6% |
16.912 |
-26,5% |
25 |
FORD FOCUS |
11.761 |
1,5% |
20.715 |
-43,2% |
26 |
JEEP RENEGADE |
11.035 |
1,4% |
7.803 |
41,4% |
27 |
VW SURAN |
10.965 |
1,4% |
11.654 |
-5,9% |
28 |
CHEVROLET S10 |
10.582 |
1,4% |
13.992 |
-24,4% |
29 |
PEUGEOT 2008 |
10.065 |
1,3% |
11.654 |
-13,6% |
30 |
RENAULT CAPTUR |
9.263 |
1,2% |
8.175 |
13,3% |
POS. |
MARCA |
2018 |
% MERCADO |
2017 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
117.087 |
15,2% |
141.042 |
-17,0% |
2 |
RENAULT |
114.300 |
14,8% |
115.029 |
-0,6% |
3 |
CHEVROLET |
101.252 |
13,1% |
122.927 |
-17,6% |
4 |
FORD |
92.610 |
12,0% |
110.591 |
-16,3% |
5 |
TOYOTA |
91.867 |
11,9% |
90.984 |
1,0% |
6 |
FIAT |
82.720 |
10,7% |
94.358 |
-12,3% |
7 |
PEUGEOT |
61.203 |
7,9% |
72.393 |
-15,5% |
8 |
CITROËN |
27.639 |
3,6% |
32.034 |
-13,7% |
9 |
NISSAN |
22.028 |
2,9% |
16.376 |
34,5% |
10 |
JEEP |
14.361 |
1,9% |
8.773 |
63,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
ACUMULADO |
772.438 |
... |
862.732 |
-10,5% |
EM DEZEMBRO
Com aposentaria oficial confirmada pela VW para o 1º trimestre após mais de 440 mil unidades produzidas nos últimos 12 anos, a Suran (1.315) – nossa SpaceFox – fechou o último mês de 2018 como campeã de vendas em nosso vizinho.
A disputa pelo segundo lugar, no entanto, foi mais do que acirrada. Preferida nos últimos três meses, a Toyota Hilux derrotou o Fiat Cronos por apenas 31 unidades (1.080 x 1.049), com o Renault Kwid (1.023) na cola dos dois. Em baixa de quase 60%, o Ford Ka (997) fechou o top 5, tendo o Chevrolet Onix (980) muito próximo.
Da 6ª à 16ª posição, aliás, todos os modelos registraram números piores do que os do ano passado. Neste grupo a maior retração foi a do VW Gol (635), que perdeu mais de 70% de seus compradores. Em 14º, o Renault Duster (591) derrotou o Ford Ecosport (574) e liderou entre os SUVs.
As vendas na Argentina sofreram um duro baque no mês passado. Foram comercializadas apenas 26.980 unidades, 40,3% a menos do que no mesmo período de 2017. A Renault, com 4.546 unidades, liderou entre as montadoras pelo 2º mês seguido. Nissan (1.130) e Mercedes (739) foram as únicas a crescer no top 10.
POS. |
MODELO |
DEZ. 18 |
% MERCADO |
DEZ. 17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW SURAN |
1.315 |
4,9% |
973 |
35,1% |
2 |
TOYOTA HILUX |
1.080 |
4,0% |
1.709 |
-36,8% |
3 |
FIAT CRONOS |
1.049 |
3,9% |
0 |
NOVO |
4 |
RENAULT KWID |
1.023 |
3,8% |
321 |
218,7% |
5 |
FORD KA |
997 |
3,7% |
2.265 |
-56,0% |
6 |
CHEVROLET ONIX |
980 |
3,6% |
2.264 |
-56,7% |
7 |
RENAULT SANDERO |
821 |
3,0% |
1.658 |
-50,5% |
8 |
FORD RANGER |
681 |
2,5% |
1.018 |
-33,1% |
9 |
TOYOTA ETIOS |
668 |
2,5% |
1.688 |
-60,4% |
10 |
VW GOL |
635 |
2,4% |
2.319 |
-72,6% |
11 |
CHEVROLET PRISMA |
614 |
2,3% |
1.748 |
-64,9% |
12 |
VW AMAROK |
609 |
2,3% |
1.199 |
-49,2% |
13 |
RENAULT KANGOO |
603 |
2,2% |
1.002 |
-39,8% |
14 |
RENAULT DUSTER |
591 |
2,2% |
668 |
-11,5% |
15 |
FORD ECOSPORT |
574 |
2,1% |
832 |
-31,0% |
16 |
PEUGEOT 208 |
533 |
2,0% |
946 |
-43,7% |
17 |
VW POLO |
528 |
2,0% |
2 |
26300,0% |
18 |
CHEVROLET CRUZE |
527 |
2,0% |
735 |
-28,3% |
19 |
RENAULT CAPTUR |
505 |
1,9% |
430 |
17,4% |
20 |
CHEVROLET S10 |
482 |
1,8% |
793 |
-39,2% |
21 |
TOYOTA COROLLA |
458 |
1,7% |
642 |
-28,7% |
22 |
RENAULT LOGAN |
411 |
1,5% |
674 |
-39,0% |
23 |
VW UP |
401 |
1,5% |
982 |
-59,2% |
24 |
RENAULT DUSTER OROCH |
372 |
1,4% |
894 |
-58,4% |
25 |
JEEP RENEGADE |
369 |
1,4% |
494 |
-25,3% |
26 |
PEUGEOT 2008 |
360 |
1,3% |
545 |
-33,9% |
27 |
NISSAN KICKS |
360 |
1,3% |
157 |
129,3% |
28 |
HONDA HR-V |
347 |
1,3% |
308 |
12,7% |
29 |
NISSAN MARCH |
340 |
1,3% |
248 |
37,1% |
30 |
TOYOTA YARIS |
316 |
1,2% |
79 |
300,0% |
POS. |
MARCA |
DEZ. 18 |
% MERCADO |
DEZ. 17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
RENAULT |
4.546 |
16,8% |
5.955 |
-23,7% |
2 |
VOLKSWAGEN |
4.403 |
16,3% |
7.288 |
-39,6% |
3 |
CHEVROLET |
3.421 |
12,7% |
7.111 |
-51,9% |
4 |
FORD |
2.911 |
10,8% |
5.984 |
-51,4% |
5 |
TOYOTA |
2.819 |
10,4% |
4.406 |
-36,0% |
6 |
FIAT |
2.345 |
8,7% |
5.597 |
-58,1% |
7 |
PEUGEOT |
1.589 |
5,9% |
3.123 |
-49,1% |
8 |
NISSAN |
1.130 |
4,2% |
914 |
23,6% |
9 |
CITROËN |
880 |
3,3% |
1.425 |
-38,2% |
10 |
MERCEDES-BENZ |
739 |
2,7% |
524 |
41,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
26.980 |
... |
45.209 |
-40,3% |
Fontes: Autoblog Argentina / Acara
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro