A Volvo promete inovar nos próximos meses com a oferta de mais um recurso relacionado à segurança em seus veículos. Conforme anunciado pelo diretor-chefe da marca, Atif Rafiq, câmeras posicionadas em direção ao motorista serão oferecidas como item opcional dentro de no máximo 12 meses com o objetivo de otimizar a condução e garantir a segurança dos ocupantes a bordo. A ideia é usar o equipamento para monitorar o comportamento do motorista e eventualmente gerar comandos ou ações que possam evitar acidentes.
A expectativa é que os dispositivos tenham condições de captar sinais de fadiga, detectar problemas de saúde e acionar sistemas capazes de alertar o motorista sobre possíveis perigos e riscos (desde que o carro seja equipado com sistemas específicos para este fim). Outro uso atribuído às câmeras é o reconhecimento facial. Com o motorista a bordo, o equipamento poderá fazer a identificação e ajustar as configurações do veículo de acordo com preferências como inclinação dos bancos, ajuste dos retrovisores e temperatura do ar-condicionado.
Sobre preocupações com a privacidade do motorista, a Volvo garante que as imagens captadas não serão compartilhadas ou usadas em situações que não sejam relacionadas à própria segurança dos ocupantes.
Fonte: Car Magazine
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Volvo promete lançar 10 modelos novos ou reestilizados até 2026