Um dos planos do presidente eleito Jair Bolsonaro é rever a validade da CNH, elevando seu prazo de cinco para 10 anos. A informação foi revelada pelo político em sua conta oficial no Twitter, na mesma mensagem em que parabeniza o governo do Rio de Janeiro por acabar com a vistoria anual de veículos no estado. Bolsonaro não deu mais detalhes sobre esta mudança.
Caso Bolsonaro leve a proposta para frente, terá que discutir com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No começo do ano, o Ministério das Cidades revogou a resolução 726, que faria com que todo motorista tivesse que fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico, para poder renovar a habilitação.
Na época, o Denatran dizia que há a necessidade de “atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações”. Os motoristas teriam que fazer um curso teórico de 10 horas/aula (com um limite de 5 horas/aula por dia) e depois fazer uma prova teórica presencial, com 30 questões de múltipla escolhe, com nota de corte de 70% de acertos. A resolução foi revogada justamente pelo governo ter como objetivo “reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM