Se 2018 ficou marcado pela renovação dos sedãs compactos, com a estreia do VW Virtus, Fiat Cronos e Toyota Yaris (este acompanhado do hatch), 2019 promete ser o ano em que os líderes vão mudar: Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Corolla vão estrear novas gerações, ao passo que a VW vai enfim entrar na briga dos SUVs compactos com o T-Cross. Veja abaixo esses e outros lançamentos esperados para 2019.
A Toyota reserva boas novidades para o novo Corolla. A fábrica de Indaiatuba (SP) já está sendo atualizada para a produção da plataforma TNGA e, mais do que simplesmente uma nova geração do sedã, ele será o primeiro híbrido produzido localmente - incluindo a tecnologia flex. Por fora, o visual ficou mais esportivo, embora sem ousar tanto quanto o Civic, e por dentro há novidades como painel digital, freio de estacionamento eletrônico e uma nova central multimídia. O lançamento, de acordo com a própria Toyota, deve acontecer no segundo semestre de 2019.
O líder de mercado irá mudar drasticamente. Nova plataforma, novos motores turbo e dimensões maiores estão entre os destaques dos novos Onix e Prisma, sua versão sedã. Na China, este último já apareceu em imagens de patente, mostrando o visual que teremos aqui, confirmado por algumas unidades em testes camufladas. Por serem maiores e mais sofisticados, irão conviver com as gerações atuais por algum tempo, sendo que o novo Onix poderá se chamar Onix "Plus", conforme a Chevrolet registrou no INPI brasileiro.
Com a mesma idade do Onix (lançado em 2012), o Hyundai HB20 não ficará atrás. Apesar de não ser uma nova geração, mas sim uma reestilização profunda, espera-se um leve incremento na distância entre-eixos, além de finalmente o motor 1.0 turbo com injeção direta. Visualmente, a inspiração virá do conceito Saga, apresentado no Salão do Automóvel.
Um dos lançamentos mais aguardados de 2019 já foi apresentado para a imprensa e estava no Salão do Automóvel. O T-Cross marca a entrada da VW no segmento de SUVs compactos e aproveitará dos mesmos diferenciais de Polo e Virtus. A plataforma MQB A0 tem o entre-eixos do sedã, de 2,65 m, e oferecerá os motores 1.0 TSI e 1.4 TSI, além de equipamentos como teto-solar panorâmico e faróis de LEDs. O lançamento acontecerá entre abril e maio de 2019, com preços na faixa de R$ 85 mil a R$ 110 mil.
Uma das principais estrelas do Salão do Automóvel veio diretamente de Paris e já tem data de estreia por aqui. A nova geração do BMW Série 3 será lançada em abril, inicialmente na versão 330i, com motor 2.0 turbo de 258 cv e 40,8 kgfm de torque. Maior e mais equipado, incluindo painel digital e assistente pessoal, o novo Série 3 custará cerca de R$ 280 mil nesta versão. No segundo semestre, o modelo será nacionalizado e receberá as versões de entrada 320i, com preço estimado de R$ 180 mil.
Além do Classe A, que já está nas lojas na versão A250, a Mercedes-Benz venderá o inédito Classe A Sedan no Brasil. Além de uma base totalmente nova, traz o novo sistema multimídia da Mercedes, a MBUX, e como opcional os equipamentos de condução semi-autônoma. Por enquanto importado do México, poderá ser produzido no Brasil dependendo da aceitação do mercado. Preços deverão ficar em torno dos R$ 150 mil, abaixo, portanto, dos R$ 180 mil hoje cobrados pelo C180.
Para afastar Sandero e Logan do Kwid, a dupla passará por um banho de loja, além de adotar design diferente do que roda na Europa para nosso mercado. Na traseira, o hatch terá lanternas duplas que invadem a tampa do porta-malas pela primeira vez. Na parte mecânica, terá o motor 1.6 SCe ligado ao câmbio automático CVT, como no Captur.
Terceiro SUV da Caoa Chery, o Tiggo 7 virá para concorrer com o Jeep Compass e outros SUVs médios. Produzido em Anápolis (GO) como o Tiggo 5x, dividirá diversos componentes com o irmão menor, como o motor 1.5 turbo de 147/150 cv e 21,4 kgfm de torque ligado ao câmbio de dupla embreagem de seis marchas. Preços deverão variar de R$ 100 mil a R$ 120 mil, dependendo da versão.
Apresentados como conceitos no Salão do Automóvel, Polo e Virtus GTS já foram confirmados pela Volkswagen. Trazendo de volta ao mercado a sigla esportiva, se diferenciarão pelo motor 1.4 TSI de 150 cv e acerto específico de suspensão, freios e direção; O visual é claramente inspirado no Polo GTI europeu, inclusive com rodas de 18" e bancos semi-concha. Preços deverão ficar entre R$ 90 mil e R$ 110 mil.
Produzida na Argentina, é tão importante para a Mercedes-Benz que não apareceu no Salão do Automóvel para não dividir a atenção com as outras novidades. Desenvolvida a partir do projeto da Nissan Frontier, a picape Classe X chegará no segundo semestre para brigar no quente segmento de picapes médias e terá desde uma versão básica até uma V6 turbodiesel, de olho na VW Amarok V6.
A Citroën percebeu o sucesso do primo, Peugeot 3008, e importará o C5 Aircross para o Brasil. Mas sua chegada depende do inicio das vendas na Europa, algo que acontecerá apenas no fim de 2019 - ou no mais tardar no começo de 2020. Usará motor 1.6 turbo, o famoso THP, com 165 cv e câmbio automático de 6 marchas. É um ânimo que a marca toma após o lançamento do C4 Cactus.
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
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