Ford Ranchero: picape derivada do Focus é flagrada pela 1ª vez
Rival da Fiat Toro e Volkswagen Tarok será lançada no Brasil dentro de dois ou três anos
Apenas dois dias após adiantarmos as primeiras informações sobre o projeto da nova picape monobloco da Ford, um protótipo saiu do QG de desenvolvimento da marca nos Estados Unidos e pela primeira vez posou para as lentes espiãs de uma agência de segredos. Pelo nível da camuflagem, o modelo aparenta estar em fase inicial de testes e ainda demanda bastante cuidado para esconder detalhes do desenvolvimento - vide a lona instalada sobre o que seria a caçamba. O lançamento está programado para acontecer entre 2020 e 2021, com produção no México e possível estreia no Brasil.
Desenvolvida sobre a plataforma do novo Focus (base de aplicação considerada bastante flexível), a nova picape será posicionada abaixo da Ranger e chegará ao mercado com a mira diretamente apontada para a Fiat Toro e a futura Volkswagen Tarok - modelos também construídos sobre arquiteturas do tipo monobloco. A ideia da Ford é dar atenção à segmentos em ascensão (picapes estão em alta no mundo todo) e deixar de perder dinheiro em categorias pouco atrativas. É o que acontecerá na América do Norte, onde a marca já tornou pública a estratégia de investir apenas em picapes, crossovers e SUVs, em detrimento de hatches e sedãs.
Apesar do projeto ainda misterioso, fontes internas adiantam que a equipe de marketing trabalha com duas opções de nome para o modelo: Ranchero e Courier. Ambas são designações já usadas em picapes antigas da marca e têm ganhado força diante da estratégia de resgatar nomes do passado - a própria Ford ressuscitará o batismo Bronco no ano que vem e cogita reviver também nomenclaturas como Puma e Maverick. A ideia é evocar a força que o nome construiu ao longo de anos no mercado e atrelar a imagem do modelo anterior ao carro estreante, de modo a melhor posicioná-lo diante dos rivais.
Assim como a futura Tarok derivará do SUV Tarek, a Ranchero/Courier também terá um irmão crossover para chamar de seu: o chamado baby-Bronco. Segundo especulações, a base modificada do Focus também sustentará este SUV e beneficiará a picape com atributos como maior nível de robustez, sistema de tração 4x4 e entre-eixos alongado. A gama de motores será formada pelos EcoBoost 1.5 e 2.0 turbinados, mas uma opção turbodiesel (imprescindível para este segmento no Brasil) também é cogitada.
Falando em Brasil, a imprensa internacional crava que o mercado brasileiro será o primeiro a receber o modelo. A oferta atenderá toda a América Latina e do Norte (inclusive Estados Unidos), mas os consumidores daqui serão os primeiros a poder comprar a novidade - afinal, é onde já estarão Toro e Tarek. A produção, no entanto, não será nacional: tudo indica que caberá ao México abastecer a demanda de toda a região. O lançamento acontecerá em 2021, já como linha 2022.
Fotos: Automedia
Projeção: topspeed.com
Galeria: Ford Ranchero 2021 - Flagra
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025