Recém-reestilizado, o Classe C não parece disposto a largar uma confortável liderança entre os sedãs premium de entrada de maneira tão fácil. Com 541 emplacamentos em novembro, praticamente sem alteração em relação às 548 unidades de outubro, o representante da Mercedes foi o único do ranking a crescer sobre 2017 (+165,2%) e se aproximou dos 50% de market share.
Para se ter uma ideia do domínio, o BMW Série 3, rival mais próximo, emplacou menos da metade (252). Vale ressaltar, no entanto, que o modelo atual está em final de carreira, com a nova geração (G20) prevista para chegar ao mercado brasileiro no 1º semestre do ano que vem.
Presente no pódio pelo terceiro mês seguido, o Audi A3 Sedã (169) perdeu mais de 1/5 de seus compradores de 2017. Ainda assim, emplacou quase três vezes o total do Audi A4 (60), quarto colocado. Perdendo fôlego, o Mercedes CLA (40) foi novamente o quinto colocado, após figurar entre os três primeiros entre março e agosto. Este foi o resultado mais fraco do modelo desde abril do ano passado (32), quando a versão 180 ainda não era comercializada.
Colado no CLA, o Audi A5 emplacou 36 unidades, mais do que o dobro do Jaguar XE, que repetiu as mesmas 14 unidades de outubro. BMW Série 4 (6) e Kia Stinger (4) vieram na sequência.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
NOV/18 |
OUT/18 |
NOV/17 |
% NOV 18 |
% OUT 18 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
4654 |
541 |
548 |
204 |
48,17% |
43,70% |
-1,28% |
165,20% |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
2954 |
252 |
258 |
281 |
22,44% |
20,57% |
-2,33% |
-10,32% |
3º |
AUDI A3 SEDÃ |
1751 |
169 |
190 |
214 |
15,05% |
15,15% |
-11,05% |
-21,03% |
4º |
AUDI A4 |
945 |
60 |
89 |
70 |
5,34% |
7,10% |
-32,58% |
-14,29% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLA |
1376 |
40 |
78 |
63 |
3,56% |
6,22% |
-48,72% |
-36,51% |
6º |
AUDI A5 |
467 |
36 |
50 |
97 |
3,21% |
3,99% |
-28,00% |
-62,89% |
7º |
JAGUAR XE |
228 |
14 |
14 |
16 |
1,25% |
1,12% |
0,00% |
-12,50% |
8º |
BMW SÉRIE 4 |
122 |
6 |
17 |
9 |
0,53% |
1,36% |
-64,71% |
-33,33% |
9º |
KIA STINGER |
15 |
4 |
10 |
0 |
0,36% |
0,80% |
-60,00% |
- |
10º |
VOLVO S60 |
68 |
1 |
0 |
7 |
0,09% |
0,00% |
- |
-85,71% |
|
|
12580 |
1123 |
1254 |
961 |
100,00% |
100,00% |
-10,45% |
16,86% |
Na categoria mais sofisticada, o destaque foi o mesmo de outubro. Com 22 unidades vendidas, o Porsche Panamera, em alta de quase 70% nos últimos 12 meses, deixou para trás o Série 5 (19). O resultado do BMW, aliás, fez com que o modelo reassumisse a ponta no acumulado do ano, mesmo com retração de mais de 61% sobre 2017.
Vice-líder no último ranking, o Mercedes Classe E (10) perdeu 2/3 de seus compradores nas últimas semanas – o modelo da marca de Stuttgart não vendia tão pouco desde setembro de 2016 (6). Zerado na última lista, o Audi A7 (4) veio na sequência, com o Mercedes Classe S (4) completando as cinco primeiras colocações. Atrás do Audi A6 (3), dois modelos da Jaguar, empatados com uma unidade cada, fecharam a lista: XF e XJ.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
NOV/18 |
OUT/18 |
NOV/17 |
% NOV 18 |
% OUT 18 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
163 |
22 |
35 |
13 |
33,33% |
38,46% |
-37,14% |
69,23% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
275 |
19 |
19 |
49 |
28,79% |
20,88% |
0,00% |
-61,22% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
270 |
10 |
30 |
29 |
15,15% |
32,97% |
-66,67% |
-65,52% |
4º |
AUDI A7 |
11 |
6 |
0 |
2 |
9,09% |
0,00% |
- |
200,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
34 |
4 |
3 |
0 |
6,06% |
3,30% |
33,33% |
- |
6º |
AUDI A6 |
36 |
3 |
0 |
18 |
4,55% |
0,00% |
- |
-83,33% |
7º |
JAGUAR XF |
16 |
1 |
2 |
2 |
1,52% |
2,20% |
-50,00% |
-50,00% |
8º |
JAGUAR XJ |
18 |
1 |
2 |
2 |
1,52% |
2,20% |
-50,00% |
-50,00% |
|
|
823 |
66 |
91 |
115 |
100,00% |
100,00% |
-27,47% |
-42,61% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos