A Porsche confirma nesta terça-feira (11) na Europa a chegada de uma nova motorização para o SUV Macan. Disponível exclusivamente na variante esportiva S, o novo motor 3.0 V6 turbo chega com potência de 354 cv (14 cv a mais que o propulsor anterior), torque de 48,9 kgfm e a missão de manter a elogiável reputação do modelo no quesito performance. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos (0,1 segundo mais rápido que o modelo anterior), 254 km/h de velocidade máxima e consumo médio de 11,2 km/l no método NEDC.
Segundo a Porsche, o novo motor agora tem turbo localizado no centro do V do motor, recurso que resulta em menores percursos para os gases de escapamento entre as câmaras de combustão e a turbina, assegurando reações mais intensas e imediatas. Além disso, a marca destaca que o propulsor tem maior potência específica (118 contra 113 cv) e emite menos gases poluentes.
Completam o pacote do Macan 2019 a renovação do sistema PTM (Porsche Traction Management), os novos suportes da suspensão dianteira feitos em alumínio, o sistema de controle ativo (PASM, Porsche Active Suspension Management) e o dispositivo de vetorização de torque (PTV Plus – Porsche Torque Vectoring Plus). O pedal de freio pesa agora cerca de 300 gramas a menos que a peça anterior, feita de aço, e atua sobre o cilindro-mestre do freio através de um braço de alavanca mais curto. As pastilhas também são novas e, para os mais exigentes, a Porsche oferece freios de cerâmica PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake).
O novo Macan já está disponível para encomendas na Europa, com os preços na Alemanha começando por 64.356 euros (cerca de R$ 287 mil numa conversão simples). A chegada ao Brasil acontecerá no primeiro semestre de 2019, mas preços e opcionais ainda não foram definidos.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Macan EV com tração traseira entra em pré-venda por R$ 560.000
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Confirmado: Porsche Macan elétrico conviverá com combustão no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Porsche é forçada a eliminar o Macan a gasolina na União Europeia
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Porsche Macan a gasolina ganhará sobrevida após atrasos do elétrico