Na semana de divulgação dos resultados de vendas de novembro, a notícia de destaque ficou por conta da boa performance do Gol na lista da Fenabrave: o hatch da VW ficou num surpreendente segundo lugar. Também movimentado, o segmento para o público PCD ganhou mais três integrantes, com versões dedicadas de Polo, Virtus e Spin. Já a categoria dos scooters de entrada está prestes a receber a nova Honda Elite 125, que teve o preço divulgado. Veja esses e outros acontecimentos que dominaram as atenções aqui no Motor1.com nos últimos dias.
O veterano hatch da Volkswagen voltou a se dar bem nas vendas, mostrando que a leve reestilização, a chegada do câmbio automático e, claro, os descontos nas lojas estão surtindo efeito. Embora com mais de 70% de seu volume sendo de vendas diretas, o resultado geral deixou o Gol à frente de rivais mais modernos como Ford Ka e Hyundai HB20. Nada, porém, que ameace a liderança do Chevrolet Onix, cada vez mais disparado.
Após um hiato sem um representante na categoria dos scooters de entrada, a Honda vai voltar ao segmento com a Elite 125 a partir da semana que vem. E além do design bacana e do painel digital, a substituta da Lead 110 terá preço de briga: R$ 8.250, exatos R$ 40 a menos que a Yamaha Neo 125, que tem projeto mais antigo. Fique ligado para nossa primeira avaliação da nova Elite nos próximos dias!
De olho no mercado e nos pedidos dos consumidores, elaboramos uma lista com 10 versões que deveriam existir no mercado brasileiro, como um Polo TSI com câmbio manual, o Renegade com o motor 2.0 flex do Compass e o Argo 1.3 com um câmbio automático de verdade, entre outros "ausentes".
Cada vez mais movimentado, o mercado PCD (para pessoas com deficiência) ganha novos participantes. Somente nesta semana, a VW anunciou o lançamento das versões Sensus para o Polo TSI e Virtus MSI, enquanto a Chevrolet criou um modelo específico da Spin baseado na versão LT. Todos com preço abaixo de R$ 70 mil, para ter as isenções de IPI e ICMS.
No embalo das comemorações dos 20 anos do Complexo Industrial de São José dos Pinhais, nesta semana, o presidente da Renault no Brasil, Luiz Fernando Petrucci, anunciou que o Captur e o Nissan Kicks compartilharão plataforma na próxima geração. Um movimento até esperado, visto que a aliança Renault-Nissan ainda tem bases diferentes para seus carros do segmento de entrada, justamente onde a economia de escala faz todo o sentido. O mesmo deve valer para os próximos Logan/Sandero e Versa/March.
Tivemos a oportunidade de visitar as instalações de Enstone, na Inglaterra, onde está sediada a Renault Sport F1 Team. Lá, pudemos conferir alguns dos processos de fabricação dos bólidos da Fórmula 1, além das ferramentas para a produção e acerto dos carros, entre outras curiosidades.
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores