Se 2018 foi um ano "morno" para a General Motors, 2019 promete ser animado. A fabricante prometeu que terá nada menos que 11 novidades chegando ao mercado ao longo do ano que vem, sendo que seis delas já foram confirmadas. Uma das cinco restantes apareceu em testes no litoral paulista: o novo Chevrolet Onix, como mostra o flagra publicado pelo jornalista Glauco Lucena, do site AutoBuzz.
Aos poucos, o novo Chevrolet Onix começa a perder a camuflagem. As imagens mostram o hatch rodando no litoral paulista sem a capa preta sobre as laterais, usando a proteção sobre a frente e a traseira. Mesmo com a frente coberta, já podemos notar que as fotos que vazaram do Prisma na China realmente confirmavam as linhas da dupla. A grade frontal dupla está ali, com um formato hexagonal na parte de baixo e uma entrada de ar horizontal na parte de cima. Dá até para perceber as entradas de ar no para-choque. O mesmo design é esperado para o sedã e ainda deve ser adaptado para o novo SUV compacto da empresa, substituto do Tracker, previsto para 2020.
Sobre os demais lançamentos, a lista começa em janeiro com a chegada do Camaro reestilizado, nas versões cupê e conversível. Veja abaixo quais são os carros já confirmados e as nossas apostas para o restante das atrações. Ah, e não esqueça de deixar o seu palpite nos comentários.
Apresentado no Salão do Automóvel, o Camaro ganhou novo design, aplicado tanto sobre a versão cupê quanto a conversível. Como a GM conta as variações, já vale por dois nomes da lista. Conforme adiantado no Salão, trocou o câmbio automático de 8 marchas por um de 10 posições, feito em parceria com a Ford e que equipa também o seu grande rival, o Mustang. O motor segue o conhecido 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque. A Chevrolet só irá contar o preço do esportivo em janeiro, quando estiver próximo do início das vendas.
Afora o Camaro, a grande novidade da GM no Salão foi o Bolt EV, hatch 100% elétrico que será vendido no Brasil em 2019. A fabricante ainda não diz quando começará as vendas, mas já adianta que o Bolt custará R$ 175 mil (que deve virar R$ 174.990). O compacto elétrico tem motor de 200 cv e 36,8 kgfm e suas baterias têm carga o suficiente para uma autonomia de 383 km.
Assim como o Tracker, o Equinox também terá uma versão Midnight. O modelo foi mostrado no Salão e a GM dizia que estava “medindo a aceitação do público”. Como foi bem recebido, decidiu lançar o carro. O Equinox Midnight terá a carroceria toda na cor preta, colorindo até o logotipo da marca. E, da mesma forma que os demais modelos da série especial, deve ficar posicionado abaixo da versão topo de linha. Manterá o motor 2.0 turbo de 262 cv e 37 kgfm, com câmbio automático de 9 marchas. O mais provável é que venha com tração dianteira, deixando a tração nas quatro rodas para a versão topo de linha Premier.
Assim que revelou que lançaria 11 novos carros no Brasil em 2019, a GM logo adiantou que, entre eles, estarão o Chevrolet Cruze e o hatch Cruze Sport6 com mudanças no design e mais tecnologias. Trata-se da reestilização apresentada no início do ano nos EUA, que deixou a dupla com a nova identidade visual da empresa. Além disso, será com o Cruze que a GM estreará a tecnologia 4G em seus carros no Brasil, prometendo disponibilizar o sistema em todos os lançamentos a partir dele. Será feito na Argentina e manterá o motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm, sempre em parceria com o câmbio automático de 6 marchas.
A verdadeira mudança para a Chevrolet no Brasil começa no ano que vem, com a chegada da nova geração de Onix e Prisma. A dupla passará a ser construída sobre a plataforma GEM, desenvolvida em parceria com os chineses da SAIC, e estrará o novo motor 1.0 tricilíndrico da empresa, nas versões aspirada e turbo. O sedã já apareceu na China, com o nome de Onix Sedan, e deve substituir também o Cobalt. Estreia deve acontecer no segundo semestre, com produção em Gravataí (RS).
A Chevrolet cogitou produzir um citycar para servir de modelo de entrada, que iria disputar espaço com Fiat Mobi, Renault Kwid e Volkswagen Up!. Mudou de ideia, roubando uma página do manual de estratégias da VW. Reestilizou o Onix e o Prisma, deixando-o mais equipado, e usou o design anterior para criar a dupla Onix Joy e Prisma Joy. Deu certo e devem repetir o feito. Nossas fontes dizem que o design atual tanto do hatch quanto do sedã será transferido para as versões Joy, para conviver com as novas gerações (que serão maiores e mais caras). Como a Fenabrave contabiliza o modelo normal e a versão Joy como um carro só, é um modelo importante para manter o nome na liderança, então espere por um lançamento muito próximo dos novos Onix e Prisma.
Todas as fabricantes estão procurando formas de colocar novos SUVs no mercado. A GM já tem três: Tracker, Equinox e Trailblazer. E tudo aponta um quarto membro: a nova Blazer. É um nome forte e bem conhecido no Brasil, que ficaria acima do Equinox (ou seja, maior margem de lucro para a empresa) e tem design bem chamativo. Inclusive já foi registrado pela marca no Brasil, na mesma época que o Camaro reestilizado. Como será feito no México, poderia vir sem pagar Imposto de Importação. Ou seja, é uma boa aposta.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora