Novo Mazda3 estreia motor a gasolina que funciona como diesel
Com design arrojado, modelo estreia nas versões hatch e sedã
A Mazda segue longe do Brasil, mesmo após boatos de que ela voltaria a vender carros por aqui. Um dos candidatos mais fortes, que inclusive foi flagrado em testes há alguns anos, era o Mazda3, modelo vendido nas versões hatch e sedã. Ele não veio, mas segue firme e forte nos EUA, onde acabe de receber uma nova geração, apresentada no Salão de Los Angeles. Sob a carroceria arrojada está um veículo cheio de tecnologias, incluindo o inovador motor Skyactiv-X, que é abastecido com gasolina, mas gera combustão sem o uso de velas como um motor a diesel.
Galeria: Mazda3 2019
Infelizmente, a Mazda só diz que o motor Skyactiv-X estará disponível na nova geração do Mazda3, mas não revela nenhum dado sobre ele (veja nossas primeiras impressões no link abaixo). Dependendo do mercado, o carro terá versões melhoradas dos 1.5, 2.0 e 2.5 Skyactiv-G, com alterações nas válvulas de admissão e nos pistões, o que melhora seu rendimento e desempenho. Em algumas regiões, ainda terá o 1.8 Skyactive-D, abastecido com diesel, que recebeu revisão na injeção de combustível. Pode ser equipado com transmissão manual ou automática, ambas de 6 marchas. Também terá uma versão com tração nas quatro rodas, maz a Mazda ainda esconde os detalhes sobre o sistema.
O novo Mazda3 está disponível como hatchback ou sedã. Quem escolher o hatch recebe um carro com uma silhueta bem mais esguia, pois o teto tem caimento bem leve, com uma curvatura que se integra à traseira do veículo. Já o sedã tem linhas mais acentuadas e vincos longos na traseira.
Ambas as carrocerias compartilham a mesma frente. Uma enorme grade domina a face do carro e tem faróis bem finos que dão um aspecto futurista. As colunas A finas ajudam na visibilidade.
Na parte interna, os designers quiseram provar que "menos é mais", e com bons argumentos. Os instrumentos ficam aninhados dentro da seção curvada do painel, enquanto uma tela de 8,8" para a central multimídia pula para fora do centro do peça. Um simples par de controles e mais alguns botões ficam na parte de baixo. Como opcional, pode receber um head-up display.
O Mazda3 ainda recebeu sistemas de assistência ao motorista. Por exemplo, agora conta com controle de cruzeiro adaptativo com assistência de direção, capaz de fazer curvas leves sozinho. O alerta de tráfego cruzado ajuda a prevenir colisões em cruzamentos.
Fotos: divulgação
Galeria: Mazda3 2019 - Salão de Los Angeles
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota, Mazda e Subaru se unem pelo futuro dos motores a combustão
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Híbrido exótico: Mazda Iconic SP Concept é o carro mais bonito mostrado em Tóquio
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Mazda MX-5 Miata 2024 ganha retoques no visual e nova central multimídia
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Mazda RX-7: uma aposta vencedora que se tornou um ícone