Se você é uma das muitas pessoas que não gostam do visual futurista do Toyota Prius, não será agora que verá uma grande mudança. Ao menos, os leves retoques feitos no híbrido o deixam um pouco mais "comum" na multidão. A apresentação da versão com tração integral no Salão de Los Angeles marca esta mudança.
É quase um jogo de sete erros procurar as mudanças do Prius 2019. Os faróis não invadem mais o para-choque dianteiro, que também mudou em proporções parecidas, colocando os faróis de neblina mais perto da parte central. Na traseiras, as lanternas trocam a peça que descia pelo para-choque por uma nova, agora invadindo a tampa do porta-malas. As rodas, que mantém as capas aerodinâmicas, ganham novo desenho.
Para o mercado americano, que busca automóveis com tração integral para o uso na neve e gelo, a Toyota lança o Prius AWD-e. Com um segundo motor elétrico no eixo traseiro, ele manda força para as rodas em velocidades abaixo de 10 km/h, melhorando a tração, e quando há necessidade, acima dos 70 km/h. Sob demanda e sem a necessidade de peças como eixo cardã ou diferencial mecânico, não prejudica o consumo de combustível, homologado nos EUA com mais de 20 km/l combinados. A bateria para esta variante é de Níquel-Hidreto, que trabalha melhor em conduções de baixas temperaturas, enquanto as demais mantém a de Íon-Lítio.
A Toyota também muda a nomenclatura utilizada para identificar versões nos Estados Unidos (L Eco, LE, XLE e Limited), além da adoção de nova central multimídia e sistemas como piloto automático adaptativo, assistente de faixa e alerta de colisão, entre outros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Prius cresce 138% e mostra força dos híbridos diante dos elétricos
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo Toyota Prius PHEV faz 200 km/l segundo teste oficial na Europa
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Nova geração do Toyota Prius é registrada no Brasil; será que vem?
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo Toyota Prius estreia versão híbrida HEV que faz até 32,6 km/litro