A Honda roubou o show no Salão de Frankfurt (Alemanha) do ano passado com a apresentação do Urban EV (que também foi apresentado no Salão de São Paulo), um compacto puramente elétrico com design retrô e ainda prometeu que irá produzi-lo. Tanto é que o hatchback já aparece rodando pelas ruas, testando a versão final antes do lançamento, previsto para o ano que vem. E ainda parece que irá manter boa parte das linhas do conceito e também suas tecnologias, como o uso de câmeras no lugar dos retrovisores laterais.
Nossos espiões deram sorte e estavam no lugar certo, na hora certa. Encontraram o Honda Urban EV andando por aí na forma de um protótipo com volante de mão inglesa. Ainda está bem camuflado, porém é possível notar algumas diferenças, como a adição de portas traseiras, que parecem utilizar maçanetas montadas nas colunas C.
Para que pudesse ter portas traseiras, as entradas dianteiras ficaram visivelmente mais estreitas e funcionam de forma padrão, ao invés das portas suicidas do conceito. Outra alteração foram as maçanetas dianteiras. Ainda são do tipo retrátil, escondendo-se na carroceria, mas agora estão posicionadas no lugar de sempre, enquanto o protótipo tinha as maçanetas próximas das rodas dianteiras.
Curiosamente, o protótipo estava com pequenas câmeras nas laterais no lugar dos retrovisores - tecnologia que deve ficar cada vez mais comum após o lançamento do Lexus ES no Japão. A dúvida é se a Honda tentará forçar uma mudança na legislação para que possa usar as câmeras ou se, em algum momento, irá trocá-las por espelhos convencionais.
Enquanto os faróis do conceito foram adaptados com o mesmo formato para a versão final, o mesmo não pode ser dito das lanternas quadradas, substituídas por um conjunto redondo semelhante aos faróis dianteiros. Há alguns cortes na camuflagem na região do porta-malas, que provavelmente foram feitos para deixar as luzes de ré visíveis. Na frente, há uma protuberância no meio do pequeno capô. A aposta mais segura é que seja o painel que abre para dar acesso à tomada de recarga.
As imagens mostram um pouco de como será o interior. É possível notar que terá uma tela enorme no painel, tanto para os instrumentos quanto para a central multimídia. As bordas dessa tela irão mostrar as imagens das laterais obtidas pelas câmeras que substituem os retrovisores. Enquanto a Honda não fala muito sobre as especificações, os rumores sugerem que terá uma autonomia de 250 km. Saberemos todos os detalhes no ano que vem, quando a fabricante deve apresentar o Urban EV de produção.
Fotos: CarPix, Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo City 2025: Honda separa sedã e hatch; veja os preços e o que muda
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
SUVs em setembro: Honda ZR-V tem recorde de vendas