O Salão do Automóvel chegou ao fim. Em comparação com o evento de 2016, o ambiente de positivismo era claro, inclusive refletido na quantidade de novidades que por lá apareceram e já foram confirmadas para 2018, 2019 e até 2020. Além dos elétricos e híbridos, estão na lista de lançamentos novas versões esportivas, SUVs, picapes e outros segmentos.
O que é?
A Audi prepara a atualização completa de sua linha. A oitava geração do sedã será um dos primeiros, já em pré-venda em duas versões (Prestige Plus e Performance), sendo a primeira com motor 2.0 TFSI de 245 cv e a segunda com o V6 3.0 TFSI de 340 cv. Entre as tecnologias, destaque para o híbrido leve, que coloca um motor elétrico de baixa potência para ajudar a movimentar o A6, permitindo inclusive o motor ser desligado em velocidades de cruzeiro.
Quando chega?
Primeiro semestre de 2019.
Quanto custará?
A partir de R$ 420.000 (estimados pela marca)
O que é?
Um dos primeiros cupês de quatro portas do mundo, o A7 Sportback também será vendido no Brasil em sua nova geração. Compartilha diversos itens com o A6, porém será vendido apenas com o motor V6 TFSI, o 3.0 de 340 cv ligado ao câmbio de dupla embreagem de sete marchas. Também terá o sistema híbrido leve.
Quando chega?
Primeiro semestre de 2019.
Quanto custará?
A partir de R$ 449.000 (estimados pela marca).
O que é?
Primeiro modelo do mundo a estar pronto para a próxima fase de condução autônoma, o Audi A8 continuará a ser o topo da gama da marca no Brasil (desconsiderando o esportivo R8). Dependendo da homologação feita, o motorista poderá se concentrar em outras atividades enquanto o carro se conduz.
Quando chega?
A marca confirma sua chegada para 2019, mas sem uma data exata.
Quanto custará?
A partir de R$ 816.000 (estimados pela marca)
O que é?
Para ficar acima do Q7, o Q8 atrairá o cliente com design mais moderno, aliando o novo DNA da Audi com a carroceria cupê, a nova tendência do segmento. Como os demais lançamentos, será vendido com motor V6 TFSI de 340 cv, câmbio automático de oito marchas e diversas tecnologias de condução.
Quando chega?
Esperado para o primeiro semestre de 2019, apesar da empresa não cravar uma data exata.
Quanto custará?
A partir de R$ 509.000 (estimados pela marca)
O que é?
Um dos modelos mais bonitos do Salão de São Paulo, o RS 4 Avant alia a esportividade da família RS, com motor V6 TFSI 2.9 biturbo de 450 cv, e a modularidade de uma perua familiar. Além do sistema de tração integral Quattro, o RS 4 Avant tem o câmbio automático de oito marchas e suspensão adaptativa conforme o modo de condução selecionado.
Quando chega?
Primeiro semestre de 2019.
Quanto custará?
A Audi não fala em valores, mas podemos esperar algo entre R$ 400 mil e R$ 450 mil.
O que é?
Produzido na Bélgica, é o primeiro modelo totalmente elétrico da Audi a ser vendido para o público. Visualmente até pode ser confundido com o Q8, já que não apela ao design exagerado comum dos eletrificados. Com dois motores elétricos, chega aos 414 cv e 67,3 kgfm de torque, com autonomia de até 400 km.
Quando chega?
A Audi o confirma para 2019, mas sem data exata - provavelmente no segundo semestre.
Quanto custará?
Com o Q8 custando a partir de R$ 509.000, podemos esperar o E-Tron na faixa dos R$ 600 mil.
O que é?
A nova geração de um dos BMW mais icônicos veio diretamente de Paris para São Paulo - e está indo para Los Angeles. Inicialmente, será vendido apenas na versão 330i Motorsports, convivendo até o segundo semestre do ano que vem com a geração produzida no Brasil. Usa o motor 3.0 turbo com 258 cv e 40,8 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de oito marchas.
Quando chega?
As entregas começam em abril de 2019.
Quanto custará?
Segundo fontes da BMW, cerca de R$ 280 mil.
O que é?
Apresentado durante as 24 Horas de Le Mans, o M850i xDrive apareceu no Salão de São Paulo para mostrar até onde uma equipe de design pode ir para aliar esportividade com luxo. Junto com linhas trabalhadas ao extremo, o motor V8 4.0 biturbo com 530 cv.
Quando chega?
Em 2019, sem especificação exata de data.
Quanto custará?
A julgar pelos preços do BMW Série 7, não espere algo abaixo dos R$ 700 mil.
O que é?
Um dos primeiros SUVs premium do mercado mundial, o BMW X5 foi apresentado em junho para o mundo e já estava em São Paulo. Para o Brasil, terá a disposição o motor 3.0 turbodiesel na versão M50d, com 400 cv de potência e tecnologias como sistema de estacionamento automático, faróis laser e diversos assistentes de condução.
Quando chega?
Sem especificação exata de data, em 2019.
Quanto custará?
O SUV deverá ser mais um a viver entre os R$ 450 mil e R$ 500 mil.
O que é?
Novo sedã produzido em Jacareí (SP), é o primeiro modelo lançado totalmente sob a administração Caoa Chery (o Tiggo 2 estava praticamente pronto quando a Caoa assumiu a operação da Chery). Entre as novidades, o motor 1.5 turbo de 147/150 cv e torque máximo de 19,4 kgfm ligado ao câmbio CVT e uma melhora considerável de construção. São duas versões, mudando apenas o pacote de equipamentos.
Quando chega?
Já está disponível nas concessionárias da Caoa Chery.
Quanto custará?
De R$ 65.990 (versão RX) a R$ 72.990 (RXT).
O que é?
Produzido no esquema CKD em Anápolis (GO), mesma fábrica dos Hyundai Tucson, Ix35 e New Tucson, o segundo SUV da Caoa Chery concorrerá com Nissan Kicks e Honda HR-V. Usa o mesmo motor 1.5 turbo do Arrizo 5 e passou boa impressão em termos de acabamento e montagem.
Quando chega?
A Caoa Chery diz que o lançamento será neste ano, chegando às concessionárias em dezembro.
Quanto custará?
Segundo a marca, entre R$ 75 mil e R$ 90 mil.
O que é?
No degrau de cima, de olho nos clientes do Jeep Compass, o Tiggo 7 também será montado em Anápolis (GO), inclusive com o motor 1.5 turbo, mas aqui com o câmbio de dupla embreagem de sete marchas. Como o Tiggo 5x, tem bom pacote de equipamentos e boa montagem, inclusive no interior.
Quando chega?
Segundo a marca, em janeiro de 2019.
Quanto custará?
Ainda sem preço definido, deverá romper a barreira dos R$ 100 mil, considerando os preços do Tiggo 5x e do Jeep Compass.
O que é?
Desde que o Ford Mustang chegou ao Brasil oficialmente, o Chevrolet Camaro perdeu espaço. A sua reestilização, que mudou a dianteira e pouco a traseira, trouxe junto o câmbio de 10 marchas ligado ao motor V8 aspirado de 461 cv e 62,9 kgfm de torque. Sim, o mesmo câmbio do Mustang.
Quando chega?
O lançamento acontece ainda este mês, com vendas a partir de janeiro de 2019.
Quanto custará?
Hoje, ele custa R$ 315 mil (cupê) e R$ 350 mil (conversível). Espere por um aumento de preços.
O que é?
Como esperado, a Chevrolet oficializou o elétrico Bolt no Brasil durante o Salão. Fabricado sobre a mesma plataforma do Cruze (D2XX), tem o equivalente a 200 cv e 36,8 kgfm de torque, com autonomia entre 300 e 400 km com uma carga completa das baterias.
Quando chega?
Sem especificação de data, a Chevrolet fala apenas que será lançado em 2019.
Quanto custará?
R$ 175 mil em versão única.
O que é?
De acordo com a Ford, os compradores do Mustang procuravam uma opção para uso familiar. A solução veio em forma de Edge ST, o SUV com motorização 2.7 V6 EcoBoost de 335 cv e 54,5 kgfm de torque, câmbio automático de oito marchas com tração integral e acerto esportivo - além de visual condizente com seu desempenho.
Quando chega?
Já em pré-venda, as entregas estão previstas para o começo de 2019.
Quanto custará?
Na pré-venda, R$ 299.000.
O que é?
A linha EcoSport passará por mudanças. O motor 2.0 de 176 cv estará disponível apenas para a versão Storm, com tração integral, abrindo espaço para a Titanium 1.5, com o motor Dragon de 3 cilindros e 137 cv. E esta versão será a única com a opção de eliminação do estepe da tampa traseira, ganhando pneus runflat e kit de reparo de emergência no lugar da quinta roda.
Quando chega?
Segundo a Ford, no primeiro trimestre de 2019.
Quanto custará?
Hoje, a versão Titanium 2.0 custa R$ 100.590. Não espere algo muito abaixo disso - ou até acima.
O que é?
Parece que a Ford se animou com o Territory. Para concorrer com o Jeep Compass, ele será produzido na Argentina - na vaga que será deixada pelo Focus -, mas antes passará por mudanças para se enquadrar no perfil do consumidor da América Latina. Foi exibido no Salão com uma unidade importada direto da China.
Quando chega?
Em 2020.
Quanto custará?
Na faixa dos R$ 130 mil.
O que é?
Ao lado do Civic, o Accord foi um dos modelos que fez a Honda ter destaque no Brasil no inicio dos anos 1990. E a nova geração não poderia ficar de fora do nosso mercado. Destaque para o Honda Sensing, pacote de assistentes de condução, e para o novo motor 2.0 turbo de 255 cv e 37,7 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de 10 marchas.
Quando chega?
O lançamento acontece em dezembro.
Quanto custará?
R$ 198.500.
O que é?
Uma das referências em sedãs grandes (principalmente no mercado de usados), o Azera retorna ao Brasil em versão única, com motor V6 3.0 de 261 cv e 31 kgfm de torque e diversos equipamentos de luxo, com sistema de som Infinity e sistema multimídia com tela de 8".
Quando chega?
Segundo a Hyundai, no primeiro semestre de 2019.
Quanto custará?
Considerando o valor de seus concorrentes, Honda Accord e Toyota Camry, pode-se esperar algo em torno de R$ 200 mil.
O que é?
O sedã médio também estará nas concessionárias da Hyundai em 2019. Recentemente renovado no exterior, a versão brasileira usará o mesmo conjunto mecânico do atual, com motor 2.0 aspirado de 167 cv ligado ao câmbio automático de seis marchas.
Quando chega?
A Hyundai não especificou data exata, apenas que ele chega em algum momento de 2019.
Quanto custará?
Considerando a concorrência, entre iniciais R$ 90 mil e R$ 100 mil.
O que é?
Bem diferente do atual, o novo Santa Fe também prepara suas malas para chegar ao Brasil. Será vendido em versão única, com sete lugares e motor V6 3.5 de 280 cv e 34,3 kgfm com câmbio automático de oito marchas e tração integral.
Quando chega?
A Hyundai não especificou data exata, apenas que em algum momento de 2019.
Quanto custará?
Não surpreenderá se sua etiqueta se aproximar - ou ultrapassar - os R$ 200 mil.
O que é?
Novo SUV de entrada da Lexus, o UX será vendido no Brasil apenas na versão híbrida, a 250h, que une o motor a combustão 2.0 a um elétrico que, juntos, geram 178 cv. Como todo Lexus, abusará de acabamento nobre no interior e materiais leves na construção, como o alumínio.
Quando chega?
Já pode ser encomendado nas concessionárias, com entrega a partir do primeiro trimestre de 2019.
Quanto custará?
Os preços serão de R$ 170 mil e R$ 210 mil.
O que é?
A Lifan reforçará a sua linha no Brasil. A minivan MyWay será a primeira novidade, com capacidade para sete passageiros, motor 1.8 de 128 cv e opções de câmbio manual ou automático, ambos com cinco marchas. Virá para ocupar a faixa de preço do X60.
Quando chega?
Primeiro semestre de 2019.
Quanto custará?
Cerca de R$ 70 mil iniciais.
O que é?
Substituto do X60, ele concorrerá com Honda HR-V, Nissan Kicks e cia. O SUV compacto terá motor 2.0 de 140 cv com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas.
Quando chega?
Segundo semestre de 2019.
Quanto custará?
Entre R$ 75 mil e R$ 90 mil, dependendo da versão.
O que é?
A nova geração do hatch foi uma das principais estrelas da Mercedes-Benz (sem trocadilhos) no Salão de São Paulo. Por enquanto, a marca mostrou apenas a versão A 250 Launch Edition, a mais completa da linha, com motor 2.0 turbo de 224 cv e câmbio de dupla embreagem e sete marchas.
Quando chega?
A Launch Edition será entregue em dezembro, mas as demais versões chegam no primeiro trimestre de 2019.
Quanto custará?
A primeira edição está sendo vendida por R$ 199.900.
O que é?
Pela primeira vez, o Classe A tem uma variante sedã. Assim como o hatch, traz o MBUX, dupla de telas para o painel de instrumentos e sistema multimídia totalmente atualizado da marca. Curiosamente, nem modelos mais caros, como o Classe C, tem o equipamento ainda.
Quando chega?
Segundo trimestre de 2019.
Quanto custará?
Se o hatch custa, na versão topo, R$ 199.900, não espere menos que isso para a versão A250 do sedã. As versões mais baratas podem ficar na faixa dos R$ 150 mil.
O que é?
Primeiro híbrido da marca inglesa, o SUV Countryman E alia o motor 1.5 turbo de 136 cv com o elétrico de 88 cv. Juntos, geram 224 cv e, em modo elétrico, autonomia de 40 km.
Quando chega?
As vendas já começaram, com primeiras entregas a partir da última semana de novembro.
Quanto custará?
R$ 199.990.
O que é?
A reestilização da variante conversível do Mini Cooper chegou ao Brasil. Agora com câmbio de dupla embreagem de sete marchas (ou automático de oito marchas na JCW), tem leves retoques visuais em faróis e lanternas e interior, com novo sistema multimídia.
Quando chega?
As entregas já começaram.
Quanto custará?
R$ 146.990 (versão Cooper 1.5T de 136 cv), R$ 176.990 (S com motor 2.0 turbo de 192 cv) e R$ 196.990 (John Cooper Works, com 2.0 turbo de 231 cv).
O que é?
Por legislações específicas de emissões brasileiras, o SUV demorou um pouco para chegar ao nosso mercado. Mas o Pajero Sport coloca novamente a Mitsubishi na briga com Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. Terá o mesmo motor turbodiesel da L200 Triton Sport, o 2.4 de 190 cv e 43,9 kgfm de torque, mas no SUV ligado ao novo câmbio automático de oito marchas.
Quando chega?
Primeiro semestre de 2019.
Quanto custará?
Na faixa dos R$ 260 mil.
O que é?
Carro elétrico mais vendido do mundo, o Leaf chega ao Brasil como uma das novas opções eletrificadas do mercado a partir de 2019. O motor gera 150 cv e 32,6 kgfm de torque, com autonomia de até 320 km. Se antes o Leaf atendia apenas pequenas frotas, agora ele concorrerá com Chevrolet Bolt e Renault Zoe, sem falar no BMW i3, um produto premium.
Quando chega?
Segundo a Nissan, as entregas começam em junho de 2019.
Quanto custará?
Está em pré-venda por R$ 178.400.
O que é?
O SUV da Porsche foi reestilizado, ganhando novos faróis full-LED, lanternas inspiradas no Cayenne e Panamera, central multimídia melhorada e novo motor 2.0 turbo revisto, ganhando filtro de partículas e novos ângulos no sistema de admissão. O motor de quatro cilindros desenvolve 252 cv a 5.000 rpm e 37,7 kgfm de torque desde 1.600 rpm. Conectado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas, o motor leva o renovado Macan de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e a uma velocidade máxima de 225 km/h.
Quando chega?
Segundo a Porsche, primeiro trimestre de 2019 nesta versão de entrada.
Quanto custará?
Iniciais R$ 329.000.
O que é?
Feita sobre a mesma base da Nissan Frontier e Mercedes-Benz Classe X, a Renault Alaskan estava discreta no estande da marca. Apesar da empresa negar, o seu lançamento é dado como quase certo por alguns executivos - afinal, será produzida na Argentina e explorará um terreno rentável que a Renault ainda não está presente.
Quando chega?
Informações indicam que no fim do primeiro trimestre.
Quanto custará?
Se seguir o mesmo padrão da Nissan Frontier, entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.
O que é?
Carro elétrico mais barato do Brasil, o Zoe tem o equivalente a 90 cv e 22,4 kgfm de torque. Pode não parecer muita força, mas seu uso urbano é reforçado com autonomia de bons 300 km.
Quando chega?
Já está nas concessionárias.
Quanto custará?
R$ 149.990.
O que é?
A nova geração do Jimny, que por aqui conviverá com a anterior, terá o sobrenome Sierra. Visualmente, manteve o charme clássico do modelo, com o novo motor 1.5 aspirado de 108 cv, ligado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas.
Quando chega?
Segundo semestre de 2019.
Quanto custará?
Segundo a Suzuki, cerca de 20% a mais que a atual, que atualmente varia de R$ 70.990 a R$ 85.990.
O que é?
O Yaris não fugiu de ter sua versão aventureira. Chamada de X-Way, é baseada na versão XS, com motor 1.5 e câmbio CVT, se diferencia pelos apliques nos para-lamas e rodas escurecidas - mas manteve as 15" e o desenho das demais versões.
Quando chega?
Segundo a Toyota, em fevereiro de 2019.
Quanto custará?
Como referência, o Yaris XS custa R$ 75.890. Até os R$ 80 mil podemos esperar a tabela do X-Way.
O que é?
Versão híbrida do Golf, o GTE é uma antiga promessa da Volkswagen. Usa o motor 1.4 TSI e um elétrico que, juntos, produzem 204 cv. A autonomia elétrica é de 50 km e o visual remete ao esportivo GTI, inclusive no interior com tecido xadrez.
Quando chega?
Em 2019, sem previsão exata de data.
Quanto custará?
Considerando os preços do Golf no Brasil, o GTE não espantará se custar entre R$ 180 mil e R$ 200 mil, principalmente por ser importado.
O que é?
Para o Salão, era esperada a revelação completa dos dois novos esportivos, o Polo e Virtus GTS. Mas em conceito praticamente pronto, deixaram apenas a esperança para o público. Mas já sabemos que usará o motor 1.4 TSI com câmbio automático de seis marchas e acerto específico de suspensão e direção.
Quando chega?
A VW não especificou, mas podemos esperá-los para o começo de 2019.
Quanto custará?
Considerando os preços de Polo e Virtus Highline, a faixa de R$ 100 mil é quase certa para a dupla.
O que é?
A picape será a nova concorrente da Toro e foi um dos destaques do Salão. A VW Tarok traz plataforma MQB, elementos de Tiguan e um curioso sistema para ampliação da caçamba, com abertura de acesso para a cabine. Motor 1.4 TSI e 2.0 TDI já estão certos, assim como a tração 4Motion.
Quando chega?
Final de 2020.
Quanto custará?
Se seguir a Fiat Toro, entre R$ 90 mil e R$ 130 mil, para mais. Ainda tem muito chão até algo ser definido nesta parte.
O que é?
O primeiro SUV compacto da VW também fez sucesso no Salão. Baseado no Polo/Virtus, terá motores 1.0 TSI de 128 cv e 1.4 TSI de 150 cv, ligado ao câmbio automático de seis marchas e ao manual de seis marchas na versão de entrada.
Quando chega?
Primeiro semestre de 2019.
Quanto custará?
Entre R$ 85 mil e R$ 110 mil (ou mais).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro