SUVs compactos em outubro: Honda HR-V lidera e Renault Captur bate recorde
Caoa Chery Tiggo 2 derruba Honda WR-V e chega ao seu 1º top 10
As vendas de SUVs / crossovers compactos avançaram forte em outubro. Foram 34.623 unidades comercializadas, quase 31% a mais em relação ao mesmo período de 2017. Após três meses seguidos, o segmento ganhou um novo líder.
Ainda com a versão 2018 dominando o espaço – a linha 2019 foi apresentada nos últimos dias do mês passado -, o Honda HR-V emplacou 5.352 unidades e saltou da terceira para a primeira posição. Este foi o segundo melhor resultado do modelo no ano.
Preferido entre julho e setembro, o Hyundai Creta (5.026) ficou próximo, também com o segundo mês mais forte em 2018. Vice-líder na última lista, o Nissan Kicks (4.663) completou o pódio com a maior evolução dentre os três primeiros sobre 2017 (+31%). Nº 1 entre abril e junho, o Jeep Renegade (3.693) fechou em quarto lugar pelo terceiro mês seguido.
Já o Captur (3.239) entrou no top 5 graças ao seu novo recorde no país, embora com vantagem inferior a 100 unidades sobre o Ford Ecosport (3.167). Com 2.702 unidades, o Duster não tinha desempenho tão expressivo desde dezembro de 2015 (2.862). Somados, os dois representantes da Renault emplacaram 5.941 unidades, mais do que o líder HR-V.
Após registrar em setembro seu resultado mais fraco desde novembro, o Chevrolet Tracker voltou a emplacar mais de duas mil unidades (2.094), mais do que o dobro do registrado pelo Peugeot 2008 (1.046), que ficou apenas uma unidade à frente de um Chery Tiggo 2 (1.045) que registrou ápice desde o lançamento e conquistou o seu primeiro top 10.
Fora do pelotão da frente, o Honda WR-V (891) perdeu quase 45% de seus compradores. Ainda assim, foi mais demandado do que o novato Citroën C4 Cactus, que emplacou 793 unidades em seu primeiro mês cheio. Bem distante dos rivais, o JAC T40 (279) vendeu quase 2/3 a mais do que há um ano.
SUVs / Crossovers I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
OUT/18 |
SET/18 |
OUT/17 |
% OUT 18 |
% SET 18 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
HONDA HR-V |
40936 |
5352 |
3971 |
4487 |
15,46% |
14,34% |
34,78% |
19,28% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
38891 |
5026 |
4195 |
4027 |
14,52% |
15,15% |
19,81% |
24,81% |
3º |
NISSAN KICKS |
38447 |
4663 |
3999 |
3556 |
13,47% |
14,45% |
16,60% |
31,13% |
4º |
JEEP RENEGADE |
37002 |
3693 |
3385 |
3015 |
10,67% |
12,23% |
9,10% |
22,49% |
5º |
RENAULT CAPTUR |
20587 |
3239 |
2329 |
2194 |
9,36% |
8,41% |
39,07% |
47,63% |
6º |
FORD ECOSPORT |
28183 |
3167 |
2888 |
3254 |
9,15% |
10,43% |
9,66% |
-2,67% |
7º |
RENAULT DUSTER |
18142 |
2702 |
1804 |
1297 |
7,80% |
6,52% |
49,78% |
108,33% |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
21998 |
2094 |
1674 |
949 |
6,05% |
6,05% |
25,09% |
120,65% |
9º |
PEUGEOT 2008 |
8080 |
1046 |
839 |
860 |
3,02% |
3,03% |
24,67% |
21,63% |
10º |
CHERY TIGGO 2 |
3497 |
1045 |
766 |
0 |
3,02% |
2,77% |
36,42% |
- |
11º |
HONDA WR-V |
12263 |
891 |
787 |
1613 |
2,57% |
2,84% |
13,21% |
-44,76% |
12º |
CITROËN C4 CACTUS |
1051 |
793 |
190 |
0 |
2,29% |
0,69% |
317,37% |
- |
13º |
JAC T40 |
2495 |
279 |
183 |
167 |
0,81% |
0,66% |
52,46% |
67,07% |
14º |
SUZUKI VITARA |
1624 |
161 |
130 |
162 |
0,47% |
0,47% |
23,85% |
-0,62% |
15º |
SUZUKI JIMNY |
1858 |
153 |
234 |
293 |
0,44% |
0,85% |
-34,62% |
-47,78% |
16º |
TROLLER T4 |
1258 |
115 |
119 |
132 |
0,33% |
0,43% |
-3,36% |
-12,88% |
17º |
LIFAN X60 |
1418 |
109 |
90 |
255 |
0,31% |
0,33% |
21,11% |
-57,25% |
18º |
SUZUKI SCROSS |
498 |
55 |
46 |
38 |
0,16% |
0,17% |
19,57% |
44,74% |
19º |
JAC T5 |
635 |
25 |
40 |
125 |
0,07% |
0,14% |
-37,50% |
-80,00% |
20º |
KIA SOUL |
97 |
15 |
15 |
9 |
0,04% |
0,05% |
0,00% |
66,67% |
|
|
278960 |
34623 |
27684 |
26433 |
100,00% |
100,00% |
25,07% |
30,98% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Honda HR-V 2019 (Brasil)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?