Apostando pra valer em sua futura linha de veículos "verdes", a Volkswagen aproveitou o Salão do Automóvel para mostrar o arrojado I.D. Crozz. Trata-se do conceito que antecipa um SUV compacto 100% elétrico previsto para chegar ao mercado global entre 2020 e 2021.
Assim como na edição de 2016 do Salão do Automóvel, quando mostrou o I.D. Concept, a marca alemã dá amplo destaque ao que se tornará o seu centro das atenções próximos anos: a nova linha de veículos 100% elétricos.
Ousado e moderno, o I.D. Crozz mede 4,62 metros de comprimento, uma medida que o deixa muito mais próximo dos 4,70 m do Tiguan do que dos 4,19 m do inédito T-Cross. É o primeiro veículo utilitário crossover (CUV) da Volkswagen. Na prática, um estilo que mescla um cupê de quatro portas e um utilitário esportivo (SUV).
O objetivo da marca é mostrar o quão arrojado será o seu portfólio de carros elétricos. Ainda não foram revelados todos os detalhes técnicos, mas o carro conceito possui dois motores elétricos, que totalizam 225 kW (305 cv). A tração é integral sob demanda, com prioridade no eixo traseiro, mas o motorista pode acionar o modo 4motion, para tração permanente nas quatro rodas.
O conjunto permite alcançar 180 km/h de velocidade máxima e garante autonomia de até 500 km. A bateria é de 83 kWh e a Volkswagen diz que, quando plugado em um carregador de 150 kWh, o I.D. Crozz precisa de apenas 30 minutos para recarregar 80% de sua carga total.
Fotos: Donizette Castilho
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida