O Salão de Hannover é um evento dedicado a veículos comerciais, local ideal para a Volkswagen apresentar a I.D. BUZZ CARGO, a Kombi do futuro em versão para trabalho. Puramente elétrica, esta van leva até 800 kg de carga e suas baterias têm carga o suficiente para rodar por mais de 550 km, seguindo as novas normas de rendimento adotadas na Europa.

Leia também

Ainda na forma de conceito, a Volkswagen I.D. BUZZ CARGO foi desenvolvida de forma que ficasse muito próxima da versão final para produção. A marca já havia apresentando a I.D. BUZZ para passageiros em 2017 e agora apresenta a variante de carga. Como protótipo, ela traz câmeras no lugar dos espelhos laterais e testa tecnologias como células solares no teto (que adicionam até 15 km de autonomia por dia), além da recarga das baterias por sistema wireless.

Volkswagen I.D. BUZZ CARGO

Montada sobre a plataforma modular MEB, a van aproveita a arquitetura para que possa ser vendida com pacotes diferentes de baterias. Com o maior kit, a I.D. BUZZ CARGO terá autonomia acima dos 550 km. Usando uma estação rápida de carregamento, é possível reabastecer 80% das baterias em 15 minutos. A tração é traseira, impulsionada por um motor de 150 kW montado no eixo traseiro e, como opcional, pode ser equipada com um segundo motor, este no eixo dianteiro, fazendo com que tenha tração nas quatro rodas. A velocidade máxima é de 160 km/h.

A Volkswagen vai lançar sua linha de carros elétricos em 2019, começando pelo compacto I.D., que pode ser batizado como Neo. A I.D. BUZZ faz parte da lista e é prometida para 2022, embora a empresa diga que a versão Cargo poderá ser lançada em 2021.

Fotos: divulgação

Galeria: Volkswagen I.D. BUZZ CARGO

Envie seu flagra! flagra@motor1.com