Oficializada em março deste ano ainda sob certo sigilo, a parceria estratégica firmada entre Ford e Mahindra para mercados emergentes começa a se desenhar à medida em que informações internas são divulgadas. Prova disso vem da agência de notícias Reuters, que nesta semana publica matéria com maior riqueza de detalhes sobre o projeto e, pela primeira vez, traz estimativa de datas sobre os primeiros lançamentos. Como já dito, a aliança desenvolverá conjuntamente dois SUVs (um compacto e outro de porte intermediário) e tecnologias de propulsão elétrica.
Segundo a publicação, o primeiro crossover da parceria chegará ao mercado por volta de 2020, mas ainda é tratado com bastante mistério. A expectativa é que seja o modelo de menor porte, tendo em vista o apelo comercial mais forte e o crescimento desse segmento em mercados emergentes. Ao que tudo indica, o SUV será concorrente direto de modelos como o Creta e, embora ainda seja cedo para afirmar, poderá ser na prática a nova geração do EcoSport (cuja linhagem atual, vale lembrar, já foi em grande parte desenvolvida na Índia).
Por sua vez, o modelo maior será lançado posteriormente e fabricado sobre a mesma base que também servirá à próxima geração do Mahindra XUV500 (conhecida pelo codinome W601). Internamente, vem sendo tratado como um futuro rival para o Jeep Compass.
De todo modo, é certo que os modelos terão todas as características tradicionais de um modelo Ford, porém com plataforma compartilhada com a Mahindra. Fontes internas adiantam que a ideia da oval azul é usar a indiana como referência em redução de custos e investir em parcerias regionais, tendo em vista que a chamada estratégia "One Ford" já não funciona mais.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990