Presidente Michel Temer regulamenta o Rota 2030, novo regime automotivo
Regime dita as regras para produção e comercialização de veículos no país
Depois de atrasos e incertezas o presidente Michel Temer finalmente assinou nesta quinta-feira (8) o decreto que regulamenta o novo regime tributário automotivo, o Rota 2030. A assinatura foi feita na abertura da 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo.
A sanção presidencial foi feita às pressas, poucas horas após a aprovação pelo Senado (a Câmara deu o aval na noite de quarta-feira), pois o prazo limite para conclusão seria nesta sexta-feira (9).
Durante sua visita ao evento paulistano, o presidente admitiu que estava “aflito” com a possibilidade de o Senado não aprovar a medida provisória, e ele, ali no Salão do Automóvel, sair sob vaias. “Eu confesso que estava um pouco aflito. Imagine se eu estou aqui prestes a assinar o decreto regulamentar e vem a notícia de que não houve quórum ou que foi desaprovada a medida. Eu sairia debaixo de vaias e agora saio sob aplausos”.
O presidente ainda disse que a medida representa um “grande avanço para o setor e para o Brasil” e defendeu que mais parcerias entre o governo e as indústrias, tudo pelo desenvolvimento econômico do país. Temer ainda afirma que o novo regime trará mais investimentos ao país "A próxima edição [do Salão do Automóvel] poderá exibir mais avanços”.
Antônio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), comemorou o anúncio: “Com essa aprovação, o Brasil pode se orgulhar de também poder ser líder em tecnologia automotiva. Vamos atrair novos investimentos e a nossa chance de um avanço ainda maior na engenharia do setor”.
Fonte: Agência Brasil
Galeria: Fábrica Mitsubishi em Catalão (GO)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Rebranding: solução genial... ou última chance?
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Nova geração do Jeep Compass será revelada em março; veja o que sabemos
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Com recorde, China emplaca 3,3 milhões de veículos em novembro
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia