Além de atrações como o compacto Rio e o SUV Stonic, a Kia apresenta no Salão do Automóvel novidades para o segmento de modelos eletrificados. No estande, a marca dá destaque para três veículos dessa categoria e adianta que todos já estão em fase final de homologação para comercialização no Brasil. São eles o SUV Niro, o sedã Optima (ambos híbridos) e o elétrico Soul EV, que dependem de um regime diferenciado de tributação para que sejam vendidos a preços competitivos.
No caso do Niro, o conjunto mecânico é formado pela união de um motor 1.6 a gasolina e um propulsor elétrico, que juntos desenvolvem 141 cv de potência e torque máximo é de 26,9 kgfm. O consumo divulgado é de 22,1 km/l na cidade e 20,8 km/l na estrada, com 21,2 km/l no ciclo combinado. O Optima, por sua vez, tem motor 2.0 a gasolina conjugado com outro elétrico, que juntos geram 204 cv e 38,2 kgfm de torque. Dados de fábrica revelam aceleração de 0 a 96 km/h em 9,1 segundos.
Por fim, o Soul EV chega a alcançar 179 km de autonomia na estrada e 219 km na cidade, com média de 199 km. Para recarga, o modelo conta com duas tomadas padrões localizadas atrás da porta deslizante na grade dianteira, uma Nível 1 e 2 AC, sendo a segunda saída para o carregamento rápido de 480 volts.
Fotos: Donizetti Castilho
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman