Disposta a não ficar para trás na disputa pelo segmento de carros elétricos no Brasil, a Nissan anuncia o início da pré-venda do Leaf, seu hatchback totalmente elétrico, por R$ 178.400. Embora seja possível encomendar o carro a partir de hoje, as entregas só começarão a ser feitas em junho de 2019. A fabricante diz que a versão importada foi desenvolvido especialmente para o nosso mercado.
A segunda geração do Nissan Leaf utiliza um motor de 150 cv e 32,6 kgfm, em conjunto com um câmbio automático do tipo CVT. É vendido com dois tipos de bateria, com autonomia de 240 km e de 320 km – esta última configuração foi anunciada recentemente. Ainda não sabemos qual destas versões será a escolhida para o Brasil. Mede 4,48 metros de comprimento, 1,79 m de altura, 1,54 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Um dos destaques do Leaf é a tecnologia e-Pedal. Ao ativar essa função, é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador.
Será vendido em 8 mercados da América Latina, começando pelo Brasil e Chile, depois chegando na Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Porto Rico e Uruguai. A Nissan diz que é o primeiro passo rumo a eletrificação de sua marca na região. Embora cite tecnologias de forma vaga, como a NV200 que usa etanol para gerar hidrogênio para células de combustível, uma das apostas da empresa será na tecnologia e-Power, que utiliza um motor a combustão como gerador para recarregar as baterias e que pode estrear no Brasil no SUV compacto Kicks.
Fotos: Donizetti Castilho
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford antecipa Transit 2025 e terá oficina por "delivery"
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Strada atinge marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas