Recordes de Onix e Argo, Ka em alta, Etios Hatch perdendo fôlego, franceses em situação desesperadora. Confira os destaques entre os hatches compactos em outubro.
CLASSE I
As vendas dos modelos de entrada cresceram 8,5% na comparação com o mesmo período de 2017, mas com um detalhe essencial: à exceção do líder Kwid (5.940), cujo número de emplacamentos avançou mais de 50%, todos os demais perderam espaço.
Embora reduzindo a desvantagem de setembro em relação ao representante da Renault, o Fiat Mobi (4.997) recuou quase 8% nos últimos doze meses. Apesar do número negativo, este foi o melhor desempenho do modelo desde novembro passado (5.167). O VW up! (1.788) foi mais uma vez o campeão de queda (-23,3%). Lanterna novamente, o Chery QQ emplacou apenas 284 unidades.
Hatches Compactos I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
OUT/18 |
SET/18 |
OUT/17 |
% OUT 18 |
% SET 18 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
RENAULT KWID |
52580 |
5940 |
5486 |
3926 |
45,66% |
50,80% |
8,28% |
51,30% |
2º |
FIAT MOBI |
41909 |
4997 |
3537 |
5406 |
38,41% |
32,75% |
41,28% |
-7,57% |
3º |
VW UP! |
16847 |
1788 |
1544 |
2332 |
13,74% |
14,30% |
15,80% |
-23,33% |
4º |
CHERY QQ |
2716 |
284 |
233 |
325 |
2,18% |
2,16% |
21,89% |
-12,62% |
|
|
114052 |
13009 |
10800 |
11989 |
100,00% |
100,00% |
20,45% |
8,51% |
CLASSE II
Na faixa superior, o mês teve alguns destaques. O maior deles, sem dúvida, foi o Onix: com 22.324 emplacamentos, o Chevrolet atingiu o seu novo recorde. A última vez em que um modelo havia vendido quantidade similar num único mês foi em dezembro de 2014, com o VW Gol (24.150) e com o Fiat Palio (22.958).
Foi também naquele mês em que o Ford Ka, responsável por 12.720 unidades, havia superado o número do mês passado (10.461). Terceiro, o Hyundai HB20 (9.361) teve o menor avanço dentre os onze primeiros colocados e permitiu ao VW Gol (8.973) se aproximar do pódio graças ao seu melhor mês desde aquele dezembro de 2014.
Aproximando-se das sete mil unidades, o Fiat Argo (6.881) bateu o recorde conquistado em setembro e se manteve no top 5. A briga pelo sexto lugar foi vendida pelo VW Polo sobre o Renault Sandero por apenas 30 unidades (6.090 x 6.060). Batido pelo Toyota Yaris (3.148) em setembro, o veterano VW Fox (3.792) subiu para oitavo.
Atrás do Honda Fit (2.861), último do top 10, o Fiat Uno (2.309) viu seus emplacamentos cresceram mais de 60% pelo reforço das vendas diretas. O Toyota Etios Hatch foi um dos destaques negativo: com apenas 1.248 unidades, o modelo mais barato da marca japonesa registrou queda de quase 70%.
Para os representantes do grupo PSA, a situação foi ainda mais desanimadora. Atrás do Nissan March (733) e do Ford Fiesta (691), o Peugeot 208 só conquistou a preferência de 511 consumidores, pior desempenho desde março de 2013, quando as primeiras unidades começaram a ser distribuídas para as concessionárias da marca. Já o Citroën C3, com 390 unidades, não vendia tão pouco desde o longínquo junho de 2003 (340).
Hatches Compactos II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
OUT/18 |
SET/18 |
OUT/17 |
% OUT 18 |
% SET 18 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
168547 |
22324 |
17981 |
18322 |
26,00% |
25,28% |
24,15% |
21,84% |
2º |
FORD KA |
87081 |
10461 |
8680 |
9689 |
12,19% |
12,20% |
20,52% |
7,97% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
88127 |
9361 |
8626 |
8878 |
10,90% |
12,13% |
8,52% |
5,44% |
4º |
VW GOL |
61516 |
8973 |
6765 |
6280 |
10,45% |
9,51% |
32,64% |
42,88% |
5º |
FIAT ARGO |
52904 |
6881 |
6395 |
4158 |
8,02% |
8,99% |
7,60% |
65,49% |
6º |
VW POLO |
57923 |
6090 |
5318 |
577 |
7,09% |
7,48% |
14,52% |
955,46% |
7º |
RENAULT SANDERO |
43850 |
6060 |
4577 |
4079 |
7,06% |
6,43% |
32,40% |
48,57% |
8º |
VW FOX / CROSSFOX |
32462 |
3792 |
2919 |
3091 |
4,42% |
4,10% |
29,91% |
22,68% |
9º |
TOYOTA YARIS |
13268 |
3148 |
2943 |
0 |
3,67% |
4,14% |
6,97% |
- |
10º |
HONDA FIT |
22589 |
2861 |
1869 |
2503 |
3,33% |
2,63% |
53,08% |
14,30% |
11º |
FIAT UNO |
12106 |
2309 |
1515 |
1439 |
2,69% |
2,13% |
52,41% |
60,46% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
25159 |
1248 |
1165 |
3805 |
1,45% |
1,64% |
7,12% |
-67,20% |
13º |
NISSAN MARCH |
10387 |
733 |
690 |
996 |
0,85% |
0,97% |
6,23% |
-26,41% |
14º |
FORD FIESTA |
13011 |
691 |
682 |
1523 |
0,80% |
0,96% |
1,32% |
-54,63% |
15º |
PEUGEOT 208 |
6230 |
511 |
516 |
1324 |
0,60% |
0,73% |
-0,97% |
-61,40% |
16º |
CITROËN C3 |
5545 |
390 |
475 |
818 |
0,45% |
0,67% |
-17,89% |
-52,32% |
17º |
FIAT PALIO |
383 |
9 |
8 |
801 |
0,01% |
0,01% |
12,50% |
-98,88% |
18º |
FIAT PUNTO |
20 |
3 |
1 |
11 |
0,00% |
0,00% |
200,00% |
-72,73% |
19º |
CHERY CELER |
123 |
1 |
4 |
9 |
0,00% |
0,01% |
-75,00% |
-88,89% |
|
|
701231 |
85846 |
71129 |
68303 |
100,00% |
100,00% |
20,69% |
25,68% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro