Com praticamente todos os modelos registrando números positivos em relação ao último ranking, o mês de outubro apresentou diversos destaques e um modelo que parece cada vez mais imbatível. Confira agora os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em outubro.
AUTOMÓVEIS
Responsável por quase 11% de todos os automóveis emplacados no Brasil no mês passado, o Chevrolet Onix (22.324) registrou seu novo recorde de vendas com 2,5 mil unidades de vantagem em relação à soma do Ford Ka (10.461) e do Hyundai HB20 (9.361), seus adversários mais próximos. É mais, por exemplo, do que o total emplacado pelo Fiat Uno (2.309) no período.
Quarto pelo terceiro mês consecutivo, o VW Gol (8.973) ficou muito próximo de desalojar o HB20 do pódio. Novamente líder entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (7.716) completou o top 5. Com novo recorde, assim como o Onix, o Fiat Argo (6.881) ultrapassou a barreira das seis mil unidades pelo terceiro mês seguido.
Repetindo o oitavo lugar de setembro, o VW Polo (6.090) venceu a disputa contra o Renault Sandero (6.060) por apenas trinta unidades e ficou atrás do Jeep Compass (6.163), mais uma vez o nº 1 entre os SUVs / crossovers e único representante da categoria no top 10, que ainda teve o Renault Kwid (5.940) apenas doze unidades à frente do Toyota Corolla (5.928).
Auxiliado pela reestilização recente e pela adoção de câmbio automático, o Ford Ka Sedan (4.319) vendeu mais do que os dois representantes da VW entre os sedãs compactos, Voyage (4.256) e Virtus (4.159). Com 2.720 emplacamentos, o Fiat Cronos ficou fora do top 20. Destaque também para o recorde do Renault Captur (3.239).
Ultrapassando a barreira das mil unidades, Chery Tiggo (1.045) e VW Tiguan (1.033) venderam mais, por exemplo, do que um Toyota Etios Sedan (892) em queda livre. Em seu primeiro top 50, o recém-lançado Citroën C4 Cactus emplacou 793 unidades, suficientes para uma discreta 47ª posição, mas que o coloca como o carro mais emplacado da empresa com folga.
POS. | MODELO | OUT 18 | % TOTAL | SET 18 | % TOTAL | % VAR. OUT/SET | POS. SET |
1º | CHEVROLET ONIX | 22.324 | 10,69% | 17.981 | 10,38% | 24,15% | 1º |
2º | FORD KA | 10.461 | 5,01% | 8.680 | 5,01% | 20,52% | 2º |
3º | HYUNDAI HB20 | 9.361 | 4,48% | 8.626 | 4,98% | 8,52% | 3º |
4º | VW GOL | 8.973 | 4,30% | 6.765 | 3,91% | 32,64% | 4º |
5º | CHEVROLET PRISMA | 7.716 | 3,70% | 6.532 | 3,77% | 18,13% | 5º |
6º | FIAT ARGO | 6.881 | 3,30% | 6.395 | 3,69% | 7,60% | 6º |
7º | JEEP COMPASS | 6.163 | 2,95% | 5.006 | 2,89% | 23,11% | 9º |
8º | VW POLO | 6.090 | 2,92% | 5.318 | 3,07% | 14,52% | 8º |
9º | RENAULT SANDERO | 6.060 | 2,90% | 4.577 | 2,64% | 32,40% | 11º |
10º | RENAULT KWID | 5.940 | 2,84% | 5.486 | 3,17% | 8,28% | 7º |
11º | TOYOTA COROLLA | 5.928 | 2,84% | 4.774 | 2,76% | 24,17% | 10º |
12º | HONDA HR-V | 5.352 | 2,56% | 3.972 | 2,29% | 34,74% | 14º |
13º | HYUNDAI CRETA | 5.026 | 2,41% | 4.195 | 2,42% | 19,81% | 12º |
14º | FIAT MOBI | 4.997 | 2,39% | 3.537 | 2,04% | 41,28% | 15º |
15º | NISSAN KICKS | 4.663 | 2,23% | 4.000 | 2,31% | 16,58% | 13º |
16º | FORD KA SEDAN | 4.319 | 2,07% | 3.282 | 1,90% | 31,60% | 18º |
17º | VW VOYAGE | 4.256 | 2,04% | 2.828 | 1,63% | 50,50% | 24º |
18º | VW VIRTUS | 4.159 | 1,99% | 3.524 | 2,03% | 18,02% | 16º |
19º | VW FOX/CROSS FOX | 3.792 | 1,82% | 2.919 | 1,69% | 29,91% | 21º |
20º | JEEP RENEGADE | 3.693 | 1,77% | 3.386 | 1,96% | 9,07% | 17º |
21º | RENAULT CAPTUR | 3.239 | 1,55% | 2.329 | 1,34% | 39,07% | 27º |
22º | FORD ECOSPORT | 3.167 | 1,52% | 2.888 | 1,67% | 9,66% | 23º |
23º | TOYOTA YARIS HATCH | 3.148 | 1,51% | 2.943 | 1,70% | 6,97% | 20º |
24º | HYUNDAI HB20S | 2.932 | 1,40% | 2.451 | 1,42% | 19,62% | 26º |
25º | HONDA FIT | 2.861 | 1,37% | 1.869 | 1,08% | 53,08% | 31º |
26º | FIAT CRONOS | 2.720 | 1,30% | 3.062 | 1,77% | -11,17% | 19º |
27º | RENAULT DUSTER | 2.702 | 1,29% | 1.803 | 1,04% | 49,86% | 32º |
28º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2.633 | 1,26% | 2.122 | 1,23% | 24,08% | 28º |
29º | CHEVROLET SPIN | 2.558 | 1,23% | 1.783 | 1,03% | 43,47% | 33º |
30º | FIAT UNO | 2.309 | 1,11% | 1.515 | 0,87% | 52,41% | 37º |
31º | NISSAN VERSA | 2.302 | 1,10% | 2.462 | 1,42% | -6,50% | 25º |
32º | HONDA CIVIC | 2.298 | 1,10% | 1.914 | 1,11% | 20,06% | 30º |
33º | CHEVROLET COBALT | 2.094 | 1,00% | 1.994 | 1,15% | 5,02% | 29º |
34º | CHEVROLET TRACKER | 2.094 | 1,00% | 1.674 | 0,97% | 25,09% | 34º |
35º | RENAULT LOGAN | 1.921 | 0,92% | 2.907 | 1,68% | -33,92% | 22º |
36º | HONDA CITY | 1.852 | 0,89% | 1.030 | 0,59% | 79,81% | 40º |
37º | VW UP | 1.788 | 0,86% | 1.544 | 0,89% | 15,80% | 35º |
38º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.723 | 0,83% | 1.541 | 0,89% | 11,81% | 36º |
39º | FIAT SIENA | 1.317 | 0,63% | 1.441 | 0,83% | -8,61% | 38º |
40º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.273 | 0,61% | 1.017 | 0,59% | 25,17% | 41º |
41º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.248 | 0,60% | 1.165 | 0,67% | 7,12% | 39º |
42º | PEUGEOT 2008 | 1.046 | 0,50% | 839 | 0,48% | 24,67% | 43º |
43º | CHERY TIGGO | 1.045 | 0,50% | 766 | 0,44% | 36,42% | 45º |
44º | VW TIGUAN | 1.033 | 0,49% | 658 | 0,38% | 56,99% | 48º |
45º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 892 | 0,43% | 851 | 0,49% | 4,82% | 42º |
46º | HONDA WR-V | 891 | 0,43% | 787 | 0,45% | 13,21% | 44º |
47º | CITROËN C4 CACTUS | 793 | 0,38% | 190 | 0,11% | 317,37% | - |
48º | NISSAN MARCH | 733 | 0,35% | 690 | 0,40% | 6,23% | 46º |
49º | FORD FIESTA | 691 | 0,33% | 682 | 0,39% | 1,32% | 47º |
50º | FIAT WEEKEND | 628 | 0,30% | 436 | 0,25% | 44,04% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 208.814 | 100,00% | 173.182 | 100,00% | 20,57% |
|
COMERCIAIS LEVES
Líder pelo segundo mês seguido, a Fiat Strada (7.199) cresceu mais de 50% nas últimas semanas e abriu boa vantagem sobre a Fiat Toro (5.659). Já a disputa pelo terceiro lugar foi a mais acirrada dos últimos tempos: a vitória da VW Saveiro sobre a Toyota Hilux se deu por apenas 56 unidades (4.083 x 4.027).
Destaque positivo em setembro, a VW Amarok (1.612) caiu da quinta para a oitava posição, superada pela Chevrolet S10 (2.794), pela Ford Ranger (2.094) e pela Fiat Fiorino (1.705). Dentro do top 20, a van Citroën Jumpy (156) mais do que dobrou os números do mês passado.
POS. | MODELO | OUT 18 | % TOTAL | SET 18 | % TOTAL | % VAR. OUT/SET | POS. SET |
1º | FIAT STRADA | 7.199 | 20,04% | 4.696 | 14,89% | 53,30% | 1º |
2º | FIAT TORO | 5.659 | 15,75% | 4.575 | 14,51% | 23,69% | 2º |
3º | VW SAVEIRO | 4.083 | 11,37% | 4.334 | 13,74% | -5,79% | 3º |
4º | TOYOTA HILUX | 4.027 | 11,21% | 3.282 | 10,41% | 22,70% | 4º |
5º | CHEVROLET S10 | 2.794 | 7,78% | 2.450 | 7,77% | 14,04% | 6º |
6º | FORD RANGER | 2.094 | 5,83% | 2.145 | 6,80% | -2,38% | 7º |
7º | FIAT FIORINO | 1.705 | 4,75% | 1.285 | 4,07% | 32,68% | 9º |
8º | VW AMAROK | 1.612 | 4,49% | 2.505 | 7,94% | -35,65% | 5º |
9º | CHEVROLET MONTANA | 1.256 | 3,50% | 1.292 | 4,10% | -2,79% | 8º |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.127 | 3,14% | 1.045 | 3,31% | 7,85% | 10º |
11º | MITSUBISHI L200 | 906 | 2,52% | 840 | 2,66% | 7,86% | 11º |
12º | RENAULT MASTER | 663 | 1,85% | 611 | 1,94% | 8,51% | 12º |
13º | NISSAN FRONTIER | 460 | 1,28% | 361 | 1,14% | 27,42% | 13º |
14º | FIAT DUCATO | 373 | 1,04% | 333 | 1,06% | 12,01% | 16º |
15º | HYUNDAI HR | 333 | 0,93% | 353 | 1,12% | -5,67% | 14º |
16º | KIA K2500 | 296 | 0,82% | 350 | 1,11% | -15,43% | 15º |
17º | VW EXPRESS | 241 | 0,67% | 196 | 0,62% | 22,96% | 17º |
18º | IVECO DAILY 3514 | 175 | 0,49% | 160 | 0,51% | 9,38% | 18º |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 166 | 0,46% | 154 | 0,49% | 7,79% | 19º |
20º | CITROËN JUMPY | 156 | 0,43% | 74 | 0,23% | 110,81% | 22º |
21º | PEUGEOT EXPERT | 113 | 0,31% | 66 | 0,21% | 71,21% | 24º |
22º | PEUGEOT PARTNER | 72 | 0,20% | 67 | 0,21% | 7,46% | 23º |
23º | RAM 2500 | 67 | 0,19% | 79 | 0,25% | -15,19% | 21º |
24º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 64 | 0,18% | 39 | 0,12% | 64,10% | 26º |
25º | IVECO DAILY 30S13 | 62 | 0,17% | 45 | 0,14% | 37,78% | 25º |
26º | RENAULT KANGOO | 48 | 0,13% | 95 | 0,30% | -49,47% | 20º |
27º | CITROËN BERLINGO | 33 | 0,09% | 21 | 0,07% | 57,14% | 27º |
28º | IVECO DAILY | 27 | 0,08% | 8 | 0,03% | 237,50% | 31º |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 24 | 0,07% | 19 | 0,06% | 26,32% | 28º |
30º | EFFA K01 | 21 | 0,06% | 16 | 0,05% | 31,25% | 29º |
31º | JAC V260 | 16 | 0,04% | 9 | 0,03% | 77,78% | 30º |
32º | IVECO DAILY 5516 | 8 | 0,02% | 4 | 0,01% | 100,00% | 33º |
33º | EFFA V22 | 5 | 0,01% | 1 | 0,00% | 400,00% | 42º |
34º | EFFA K02 | 3 | 0,01% | 3 | 0,01% | 0,00% | 35º |
35º | TOYOTA BANDEIRANTE | 3 | 0,01% | 2 | 0,01% | 50,00% | 40º |
36º | FORD F150 | 2 | 0,01% | 5 | 0,02% | -60,00% | 32º |
37º | FORD F75 | 2 | 0,01% | 2 | 0,01% | 0,00% | 37º |
38º | MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO | 2 | 0,01% | 2 | 0,01% | 0,00% | 38º |
39º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 2 | 0,01% | 2 | 0,01% | 0,00% | 39º |
40º | DKW VEMAGUETE | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
41º | FARGO | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
42º | GM C1404 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
43º | GM C1414 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
44º | GM CHEVROLET | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
45º | GM CHEVY | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
46º | HAFEI RUIYI | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
47º | HAFEI ZHONGYI VAN | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
48º | LIFAN FOISON | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
49º | MERCEDES-BENZ VITO | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
50º | VW KOMBI | 1 | 0,00% | 3 | 0,01% | -66,67% | 36º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 35.926 | 100,00% | 31.538 | 100,00% | 13,91% |
|