Inaugurado por modelos de luxo de marcas premium tradicionais, o painel de instrumentos com elementos totalmente digitais não deve demorar para se popularizar e passar a equipar também veículos de perfil generalista. Prova disso vem da fornecedora Continental, que diz estar se preparando para produzir em breve o componente na fábrica de Guarulhos (SP). A expectativa é que a produção nacional possa baratear os custos e deixar o dispositivo consideravelmente mais acessível.
Segundo a sistemista, já existem negociações com pelo menos duas fabricantes que pretendem introduzir painéis digitais em modelos nacionais entre o fim de 2019 e 2020 - a identidade de ambas, porém, ainda é sigilosa. A própria Continental, vale lembrar, já produz os dispositivos na Europa e exporta para a Volkswagen do Brasil, que faz uso do recurso nos modelos Polo, Virtus e futuramente T-Cross.
Com a nacionalização, a expectativa é que o equipamento se torne mais barato e passe a equipar mais modelos. No entanto, alguns recursos da versão importada poderão ser extinguidos, como o espelhamento do mapa de navegação no espaço entre conta-giros e velocímetro. Segundo José Campassi Jr, executivo da Continental do Brasil, a função é pouco usada e não deverá fazer falta.
Fonte: Automotive Business
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Jim Farley, CEO da Ford, está usando um Xiaomi como carro de uso diário