Assim como em setembro, as vendas no varejo em outubro, modalidade onde o consumidor efetivamente vai até a loja e compra como pessoa física, registraram uma das menores participações na composição total nos últimos anos. Foram 52,52% dos 244.740 automóveis e comerciais leves emplacados no período.
As cinco marcas que mais vendem nesta modalidade permanecem na mesma posição nos últimos dois modelos. A Chevrolet aparece no primeiro lugar com 17,36% de participação, seguida pela VW (13,53%), Toyota (11,41%), Hyundai (10,08%) e Fiat (9,22%).
Chevrolet Onix (11.010) e Hyundai HB20 (7.257) completaram oito meses consecutivos com os maiores volumes de vendas no varejo. Mas desta vez com uma novidade: o total emplacado pelo líder representou menos da metade das 22.324 unidades, registrando uma força incomum nas chamadas vendas diretas.
Numa disputa acirrada pelo terceiro lugar, o Ford Ka (5.428) levou a melhor em relação ao HR-V (5.179), novamente único SUV crossover no top 10. O modelo da Honda, aliás, foi um dos destaques com quase 97% de suas vendas realizadas diretamente aos consumidores finais. Terceiro em setembro, o Renault Kwid (4.830) completou o top 5.
Logo atrás do VW Polo (4.545), o Toyota Corolla (4.429) manteve-se à frente entre os sedãs, com quase 700 unidades de vantagem sobre o Chevrolet Prisma (3.848) – entre os dois, o Fiat Argo emplacou 4.005 unidades. Mostrando que ainda tem fôlego no mercado, o VW Fox (2.883) garantiu presença entre os dez mais vendidos.
Presente no top 10 em agosto e setembro, o Toyota Yaris Hatch (2.616) caiu para o 14º lugar. Quarto colocado o ranking geral, o VW Gol (2.127), com menos de 25% de suas vendas no varejo, ficou atrás do Honda Civic (2.185), que concentrou mais de 95% de seus emplacamentos na modalidade.
Em alta nos últimos meses, o Chery Tiggo (1.045) ficou muito próximo de seu primeiro top 30. Outubro também foi um mês forte para o VW Tiguan (911), que já vende mais do que o Renault Duster (671). O top 50 ainda teve a presença do sofisticado Volvo XC40, com 461 emplacamentos – mais do que as 452 unidades do Chevrolet Cruze Sport6.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
11.010 |
49,32% |
22.324 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.257 |
77,52% |
9.361 |
3º |
FORD KA |
5.428 |
51,89% |
10.461 |
4º |
HONDA HR-V |
5.179 |
96,77% |
5.352 |
5º |
RENAULT KWID |
4.830 |
81,31% |
5.940 |
6º |
VW POLO |
4.545 |
74,63% |
6.090 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
4.429 |
74,71% |
5.928 |
8º |
FIAT ARGO |
4.005 |
58,20% |
6.881 |
9º |
CHEVROLET PRISMA |
3.848 |
49,87% |
7.716 |
10º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.883 |
76,03% |
3.792 |
11º |
FIAT MOBI |
2.782 |
55,67% |
4.997 |
12º |
RENAULT SANDERO |
2.730 |
45,05% |
6.060 |
13º |
VW VIRTUS |
2.654 |
63,81% |
4.159 |
14º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.616 |
83,10% |
3.148 |
15º |
HYUNDAI CRETA |
2.448 |
48,71% |
5.026 |
16º |
JEEP COMPASS |
2.419 |
39,25% |
6.163 |
17º |
NISSAN KICKS |
2.356 |
50,53% |
4.663 |
18º |
HONDA CIVIC |
2.185 |
95,08% |
2.298 |
19º |
VW GOL |
2.127 |
23,70% |
8.973 |
20º |
HYUNDAI HB20S |
2.085 |
71,11% |
2.932 |
21º |
CHEVROLET TRACKER |
1.923 |
91,83% |
2.094 |
22º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.880 |
71,40% |
2.633 |
23º |
FIAT CRONOS |
1.651 |
60,70% |
2.720 |
24º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.637 |
95,01% |
1.723 |
25º |
VW UP |
1.565 |
87,53% |
1.788 |
26º |
FORD ECOSPORT |
1.559 |
49,23% |
3.167 |
27º |
HONDA FIT |
1.368 |
47,82% |
2.861 |
28º |
FORD KA SEDAN |
1.354 |
31,35% |
4.319 |
29º |
RENAULT CAPTUR |
1.213 |
37,45% |
3.239 |
30º |
NISSAN VERSA |
1.056 |
45,87% |
2.302 |
31º |
CHERY TIGGO |
1.045 |
100,00% |
1.045 |
32º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.010 |
80,93% |
1.248 |
33º |
TOYOTA HILUX SW4 |
919 |
72,19% |
1.273 |
34º |
VW TIGUAN |
911 |
88,19% |
1.033 |
35º |
HONDA WR-V |
862 |
96,75% |
891 |
36º |
CHEVROLET SPIN |
851 |
33,27% |
2.558 |
37º |
FIAT SIENA |
689 |
52,32% |
1.317 |
38º |
RENAULT DUSTER |
671 |
24,83% |
2.702 |
39º |
FIAT UNO |
669 |
28,97% |
2.309 |
40º |
JEEP RENEGADE |
663 |
17,95% |
3.693 |
41º |
CITROËN C4 CACTUS |
632 |
79,70% |
793 |
42º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
590 |
66,14% |
892 |
43º |
HONDA CITY |
545 |
29,43% |
1.852 |
44º |
VW VOYAGE |
545 |
12,81% |
4.256 |
45º |
FORD FIESTA |
544 |
78,73% |
691 |
46º |
HYUNDAI IX35 |
511 |
85,45% |
598 |
47º |
CHEVROLET COBALT |
502 |
23,97% |
2.094 |
48º |
CHEVROLET EQUINOX |
475 |
97,34% |
488 |
49º |
VOLVO XC40 |
461 |
100,00% |
461 |
50º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
452 |
95,36% |
474 |
Registrando mais do que a soma da Fiat Toro (1.344) e da Chevrolet S10 (1.235), a Toyota Hilux (2.717) manteve quase 70% das suas vendas no varejo. Repetindo as mesmas posições dos últimos seis meses, VW Amarok (825) e Mitsubishi (577) completaram o top 5.
Com 321 unidades, a Nissan Frontier por pouco não superou a Ford Ranger (331) na disputa pelo 9º lugar. Já a Fiat Strada, com apenas 248 emplacamentos, chegou a oito meses seguidos fora do top 10, mesmo sendo a líder absoluta no ranking global.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT 18 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.717 |
67,47% |
4.027 |
2º |
FIAT TORO |
1.344 |
23,75% |
5.659 |
3º |
CHEVROLET S10 |
1.235 |
44,20% |
2.794 |
4º |
VW AMAROK |
825 |
51,18% |
1.612 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
654 |
72,19% |
906 |
6º |
VW SAVEIRO |
480 |
11,76% |
4.083 |
7º |
FIAT FIORINO |
353 |
20,70% |
1.705 |
8º |
FORD RANGER |
331 |
15,81% |
2.094 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
321 |
69,78% |
460 |
10º |
KIA K2500 |
296 |
100,00% |
296 |
11º |
HYUNDAI HR |
255 |
76,58% |
333 |
12º |
FIAT STRADA |
248 |
3,44% |
7.199 |
13º |
CHEVROLET MONTANA |
246 |
19,59% |
1.256 |
14º |
RENAULT MASTER |
210 |
31,67% |
663 |
15º |
VW EXPRESS |
175 |
72,61% |
241 |
16º |
IVECO DAILY 3514 |
150 |
85,71% |
175 |
17º |
RENAULT DUSTER OROCH |
143 |
12,69% |
1.127 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
133 |
80,12% |
166 |
19º |
FIAT DUCATO |
62 |
16,62% |
373 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
60 |
93,75% |
64 |
21º |
IVECO DAILY 30S13 |
47 |
75,81% |
62 |
22º |
RAM 2500 |
35 |
52,24% |
67 |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
32 |
44,44% |
72 |
24º |
IVECO DAILY |
27 |
100,00% |
27 |
25º |
RENAULT KANGOO |
22 |
45,83% |
48 |
26º |
EFFA K01 |
21 |
100,00% |
21 |
27º |
CITROËN JUMPY |
20 |
12,82% |
156 |
28º |
JAC V260 |
16 |
100,00% |
16 |
29º |
CITROËN BERLINGO |
14 |
42,42% |
33 |
30º |
PEUGEOT EXPERT |
11 |
9,73% |
113 |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
7 |
29,17% |
24 |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
6 |
75,00% |
8 |
33º |
EFFA V22 |
5 |
100,00% |
5 |
34º |
EFFA K02 |
3 |
100,00% |
3 |
35º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
FORD F75 |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
66,67% |
3 |
40º |
DKW VEMAGUETE |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FARGO |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
GM C1404 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
GM C1414 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
GM CHEVROLET |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
GM CHEVY |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
HAFEI RUIYI |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
LIFAN FOISON |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora