O destaque da Audi no Salão do Automóvel é o Q8. Primeiro SUV coupé da marca alemã, nasceu para brigar com BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé e tem o mesmo porte do irmão Q7, mas com menor altura justamente pelo caimento do teto. Para o Brasil, usará o motor 3.0 V6 TFSI de 340 cv e 51 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de oito marchas.
O lançamento oficial acontece em 2019. Importado da Eslováquia, será um dos modelos da Audi a usar o sistema híbrido parcial, onde o motor elétrico não é utilizado para mover o carro sozinho, mas serve como assistente ao motor a combustão, permitindo ele ser desligado em determinadas condições. É alimentado por um sistema elétrico de 48 volts, nova tecnologia que começa a chegar ao Brasil pelas marcas premium.
O Q8 tem medidas generosas, com 4.986 mm de comprimento, 1.995 mm de largura, 1.705 mm de altura e 2.995 mm de entre-eixos. Toda a imponência é completada por um design mais marcante que os demais SUVs da Audi, além do interior com telas para o painel de instrumentos, central multimídia e controle dos, por exemplo, ar-condicionado e sistema de tração integral Quattro. Como opcional, suspensão a ar com adaptação automática.
Como esperado para um modelo topo de linha, o Q8 traz diversos assistentes de condução, como piloto automático adaptativo com função tráfego, assistente de faixa e alerta de colisão com frenagem automática. O Audi Q8 chega ao mercado em 2019.
Fotos: Donizetti Castilho
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi lança Novo RS Q8 com o seu motor a combustão mais potente: 640 cv
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Audi apresenta os novos Q7 e Q8 híbridos plug-in com até 490 cv
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novos Audi Q8 e SQ8 2024 chegam com faróis a Laser e lanternas OLED
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Audi: esportivos RS 6 Avant, RS 7 Sportback e RS Q8 chegam ao Brasil