Mercado europeu tem maior queda na década em setembro; Golf fica fora do top 10
Opel / Vauxhall lidera entre as montadoras.
O início da vigência do WLTP, novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, obrigatório para todos os novos modelos produzidos a partir de 1º de setembro, derrubou o mercado europeu no mês passado.
Com 1.123.184 unidades comercializadas, as vendas de veículos novos no continente caíram 23,4% em relação a setembro de 2017, a maior retração mensal da década. Em 23 mercados, de acordo com a consultoria JATO, a baixa ficou na casa dos dois dígitos. No acumulado do ano, entretanto, o WLTP ainda não teve impacto: as 12.304.711 unidades representam alta de 2,3% sobre os nove primeiros meses do ano passado.
Neste cenário de reviravoltas, montadoras com portfólios maiores sofreram mais para se adaptar à nova realidade. O resultado prático é que a liderança mudou de mãos: com 80.920 unidades comercializadas, a Opel / Vauxhall assumiu a posição de honra pela primeira vez desde março de 2005, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Mas a disputa foi acirrada: também na casa das 80 mil unidades, Ford (80.813) e BMW (80.258) vieram muito próximas.
Sentindo falta da VW? Em queda de mais de 50%, a gigante alemã também foi superada pela Mercedes (79.685) e caiu para o quinto lugar, com 74.469 registros. De acordo com a ACEA, associação dos fabricantes europeus, esta foi apenas a terceira vez desde o início do século que a VW não figurou na ponta.
Dentre as vinte primeiras colocadas do ranking, apenas a Volvo (28.011), 16ª, registrou números superiores aos do mesmo período de 2017 (+3,1%). Nenhuma marca, no entanto, perdeu tanto espaço quanto a Audi: 15ª colocada, a representante premium do Grupo VW perdeu mais de 60% de seus compradores.
Na disputa entre os modelos, setembro reservou grandes novidades. Com 24.752 unidades, pouco à frente do novo Ford Fiesta (22.478), o Opel / Vauxhall Corsa foi o nº 1 na preferência dos europeus reforçado pelo crescimento em mercados como Alemanha, França e Reino Unido. Completando o pódio, o Renault Clio (21.944) recuou quase 19% nos últimos doze meses.
Outras surpresas foram o quarto lugar do Toyota Yaris (19.479) e a sexta posição da nova geração do Mercedes Classe A (17.680), ambos com suas melhores colocações históricas. Com 15.864 unidades, o VW Polo foi o único representante da marca num top 10 que ainda viu o Peugeot 3008 (15.315) assumir a liderança entre os SUVs / crossovers.
E o Golf? Fora da liderança geral do Velho Continente pela primeira vez desde março do ano passado, quando o Fiesta foi o preferido, o VW fechou o mês passado na 13ª colocação, com queda de mais de 70%, atrás do Skoda Octavia (15.226) e do BMW Série 1 (15.070).
POS. |
MODELO |
SET.18 |
% MERCADO |
SET.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
24.752 |
2,2% |
23.575 |
5,0% |
2 |
FORD FIESTA |
22.478 |
2,0% |
18.917 |
18,8% |
3 |
RENAULT CLIO |
21.944 |
2,0% |
26.902 |
-18,4% |
4 |
TOYOTA YARIS |
19.479 |
1,7% |
19.178 |
1,6% |
5 |
PEUGEOT 208 |
17.751 |
1,6% |
20.145 |
-11,9% |
6 |
MERCEDES CLASSE A |
17.680 |
1,6% |
16.449 |
7,5% |
7 |
CITROËN C3 |
16.307 |
1,5% |
16.118 |
1,2% |
8 |
FIAT 500 |
15.876 |
1,4% |
18.837 |
-15,7% |
9 |
VW POLO |
15.864 |
1,4% |
20.446 |
-22,4% |
10 |
PEUGEOT 3008 SUV |
15.315 |
1,4% |
14.033 |
9,1% |
11 |
SKODA OCTAVIA |
15.226 |
1,4% |
20.399 |
-25,4% |
12 |
BMW SÉRIE 1 |
15.070 |
1,3% |
14.985 |
0,6% |
13 |
VW GOLF |
14.968 |
1,3% |
51.500 |
-70,9% |
14 |
PEUGEOT 2008 |
14.517 |
1,3% |
14.163 |
2,5% |
15 |
HYUNDAI TUCSON |
14.508 |
1,3% |
14.696 |
-1,3% |
16 |
RENAULT CAPTUR |
14.490 |
1,3% |
18.858 |
-23,2% |
17 |
NISSAN QASHQAI |
14.165 |
1,3% |
28.987 |
-51,1% |
18 |
FORD KUGA |
13.497 |
1,2% |
14.646 |
-7,8% |
19 |
MINI |
13.247 |
1,2% |
15.435 |
-14,2% |
20 |
MERCEDES CLASSE C |
12.792 |
1,1% |
17.771 |
-28,0% |
21 |
FORD FOCUS |
12.587 |
1,1% |
20.939 |
-39,9% |
22 |
FIAT PANDA |
12.445 |
1,1% |
15.804 |
-21,3% |
23 |
KIA SPORTAGE |
11.929 |
1,1% |
12.574 |
-5,1% |
24 |
TOYOTA C-HR |
11.900 |
1,1% |
9.640 |
23,4% |
25 |
MERCEDES GLC |
11.595 |
1,0% |
12.578 |
-7,8% |
POS. |
MARCA |
SET.18 |
% MERCADO |
SET.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
OPEL/VAUXHALL |
80.920 |
7,2% |
92.630 |
-12,6% |
2 |
FORD |
80.813 |
7,2% |
94.297 |
-14,3% |
3 |
BMW |
80.258 |
7,1% |
86.744 |
-7,5% |
4 |
MERCEDES-BENZ |
79.685 |
7,1% |
92.372 |
-13,7% |
5 |
VOLKSWAGEN |
74.469 |
6,6% |
157.029 |
-52,6% |
6 |
PEUGEOT |
72.696 |
6,5% |
75.912 |
-4,2% |
7 |
RENAULT |
63.988 |
5,7% |
95.160 |
-32,8% |
8 |
TOYOTA |
61.952 |
5,5% |
63.415 |
-2,3% |
9 |
HYUNDAI |
46.532 |
4,1% |
52.068 |
-10,6% |
10 |
SKODA |
45.993 |
4,1% |
65.156 |
-29,4% |
11 |
CITROËN |
43.750 |
3,9% |
45.422 |
-3,7% |
12 |
KIA |
43.665 |
3,9% |
44.492 |
-1,9% |
13 |
FIAT |
41.165 |
3,7% |
62.874 |
-34,5% |
14 |
NISSAN |
35.441 |
3,2% |
64.117 |
-44,7% |
15 |
AUDI |
31.199 |
2,8% |
78.899 |
-60,5% |
16 |
VOLVO |
28.011 |
2,5% |
27.163 |
3,1% |
17 |
DACIA |
25.894 |
2,3% |
34.914 |
-25,8% |
18 |
MAZDA |
23.030 |
2,1% |
25.339 |
-9,1% |
19 |
SEAT |
21.764 |
1,9% |
32.354 |
-32,7% |
20 |
MINI |
21.571 |
1,9% |
25.066 |
-13,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.123.184 |
... |
1.466.243 |
-23,4% |
|
ACUMULADO |
12.304.711 |
... |
12.024.753 |
2,3% |
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Volkswagen Golf 2017
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro