Depois de anunciar a presença do A6 e do A7, a Audi confirma que a nova geração do sedã de topo A8 também será apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo. Lançado na Europa em junho do ano passado, o modelo fará sua primeira aparição para o público brasileiro no evento e deverá começar a ser comercializado por aqui no ano que vem. Na comparação com a linhagem passada, o sedã está maior e agora carrega o diferencial de ser o primeiro carro de produção em série no mundo a oferecer sistema de condução autônoma nível 3.
Com 5,17 metros de comprimento, o novo A8 é 37 mm maior que seu antecessor. Também é 13 mm mais alto (1,47 m) e tem 6 mm a mais no entre-eixos, que chegou a 3 m. A largura é 4 mm menor, com 1,95 m. Durante todo o curso do projeto, a tecnologia praticamente ditou os caminhos a serem seguidos. Prova disso são os faróis de alta tecnologia batizados pela Audi de "HD Matrix LED", ativados automaticamente sempre que o carro supera os 70 km/h e têm a capacidade de dobrar o alcance dos feixes de luz na comparação com a tecnologia usada anteriormente.
Cada farol tem 138 LEDs e um diodo de laser de alta performance. Eles são opcionais para o novo A8. Todo o sistema de iluminação, que inclui as lanternas traseiras de OLED, com 135 LEDs em cada peça, é responsável pelo significativo aumento de preço do sedã: em média de 10 mil euros na Europa, dependendo da configuração.
Outra grande novidade diz respeito ao inovador sistema de piloto automático autônomo. Segundo a Audi, um scanner a laser funciona com radares e outros sensores, de modo a obter o layout do que está ao redor do veículo. Dessa forma, o motorista pode ser "dispensado" em situações de tráfego intenso, deixando o carro agir sozinho a velocidades de até 60 km/h. O mesmo acontece na hora de estacionar: o A8 se encarrega de se manobrar e o motorista pode acompanhar tudo do lado de fora, monitorando a ação por meio do smartphone.
Sob o capô, todos os novos A8 agora trazem um sistema híbrido leve de 48V. O dispositivo funciona em velocidades de 55 km/h a 160 km/h, de modo a garantir maior economia de combustível e consequente redução da emissão de gases.
A gama de motores na Europa inclui as opções 3.0 TFSI a gasolina de 340 cv e 3.0 TDI turbodiesel de 286 cv. Posteriormente, serão adicionados ao portfólio os propulsores 4.0 V8 e 6.0 W12, além de uma versão híbrida do tipo plug-in. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com tração integral quattro.
Fotos: Divulgação
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