Com uma infinidade de SUVs em sua gama, a Audi ainda conta com modelos mais tradicionais, à exemplo do grande sedã de luxo A8 2022 que acaba de receber a típica reestilização de meia-vida. A quarta geração do sedã topo de linha da marca das quatro argolas mudou principalmente na dianteira, fora que o modelo terá pela primeira vez em sua história o pacote visual esportivo S Line.

Mas vamos às mudanças visuais: o novo A8 passou a contar com uma grade mais larga do que o modelo antigo, que acaba abusando bastante dos cromados que preenchem o painel frontal. Outras mudanças ficam para as entradas de ar laterais com desenho mais vertical, enquanto os faróis são recortados e têm arranjo interno formado por 1,3 milhão de micro-espelhos para a função de matriz digital – os deixando bastante adaptáveis.

Audi A8 L 2022
Audi A8 L 2022
Audi A8 L 2022

Como adiantamos lá no início da nota, o A8 terá disponível pela primeira vez na história (ou seja, desde 1994) o pacote esportivo visual S Line, opcional que deixa o estilo do sedã mais jovial graças a aparência um pouco mais esportiva – que antes estava restrita ao S8, versão realmente esportiva e com maior potência. Na traseira a novidade fica para as lanternas com iluminação OLED digitais com padrão gráfico alinhados aos últimos lançamentos da montadora.

Audi A8 L 2022

Quando vamos para a cabine, as mudanças são mais sutis. O A8 2022 ganha a versão mais recente do painel digital configurável Audi Virtual Cockpit com sistema head-up display opcional, enquanto o console central acomoda duas telas sensíveis ao toque com 10,1 e 8,6 polegadas, ambas com funções dos comandos de ar-condicionado, rádio, entre outras funções do veículo. E se você acha que três telas são demais (painel + 2 do console), existem mais duas telas de 10,1” nos encostos dos bancos para quem vai no assento traseiro.

Sedã ganhou versão ultra-luxo para a China

Como se não bastasse o luxo do A8 convencional, a Audi apresentou o A8L Horch na semana passada. Exclusivo para o mercado chinês, o sedã é o representate máximo do luxo na gama do A8, sendo um rival a altura do Mercedes-Maybach Classe S, por exemplo, fora que consegue ser ainda maior que o A8L – chegando aos 5,45 metros de comprimento (13 cm a mais que o A8 L padrão). A maior parte desse comprimento está no entre-eixos, o que garante espaço de sobra para quem via no banco traseiro, região ideal para quem arremata um sedã desses.

Audi A8L Horch 2022
Audi A8L Horch 2022
Audi A8L Horch 2022

O A8L Horch conta com acabamento em madeira, além de dois bancos individuais reclináveis na parte traseira, que ainda contam com estofamento duplo e acabamento com nível de assento de jato executivo. Os assentos têm funções de massagem para as costas e pés, enquanto os tapetes são de carpete de alta densidade. Por fora, pintura bicolor artesanal, grade dianteira com barras verticaiis, teto solar panorâmico, rodas com design exclusivo e emblemas Horch são destaques.

Debaixo do capô, o novo A8L Horch virá equipado com motor V6 3.0 turbo de 345 cv com sistema híbrido leve de 48V, sempre atrelado a um câmbio automático de oito marchas. Já o A8 e A8 L vendido na Europa têm a disposição os motores 3.0 TFSI e 4.0 TFSI a gasolina com diferentes níveis de potência, bem como uma variante a diesel. A má notícia? A Audi não revelou nada sobre uma configuração com motor W12, cuja geração deverá ser a última a ter esse propulsor.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com