A nova CRF 250F 2019 foi desenvolvida no Brasil, com a supervisão da matriz no Japão. O modelo global foi criado praticamente do zero, desde o chassi até as suspensões. Porém, conta com um item bastante conhecido do motociclista brasileiro: o motor de um cilindro e 249 cc da CB 250F Twister. Agora os amantes do fora de estrada ganham a opção da nova CRF 250, que chega para completar a família off-road nacional da Honda, que manteve a CRF 230F em linha. O modelo estará disponível a partir de novembro com preço público sugerido de R$ 14.990. A intenção da Honda é vender a moto também em outros mercados.
Pesando apenas 114 kg (a seco), a proposta da CRF 250F é oferecer agilidade, confiança e modernidade em termos de ciclística e motorização. Tendo como base o motor injetado da naked de 250cc, a potência máxima é de 22,2 cv a 7.500 rpm e torque máximo, de 2,28 kgfm, a 6.000 rpm. O câmbio é de 5 marchas. Segundo a marca, com esta arquitetura a entrega de força será feita de forma linear, oferecendo uma pilotagem bastante controlada ao girar o acelerador. Segundo Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda, a primeira, segunda e terceira marchas são mais curtas e quarta e quinta mais longas. A nova 250 é capaz de oferecer 20% a mais de potência e torque em comparação ao motor da CRF 230F”, explica o engenheiro.
Apesar do motor oficialmente ser flex, a nova off-road da Honda será abastecida apenas com gasolina. A relação peso-potência da nova CRF 250F é de 4,9kg/cv,
Outra novidade é o chassi. O quadro conta com dupla trave na parte superior e berço duplo na parte inferior, que abraça tanque de combustível e motor, colaborando para a centralização de massa. A suspensão dianteira traz garfo tradicional, porém o diâmetro dos tubos é de 41 mm, com 240 mm de curso. Já a traseira, monoamortecida de 230 mm de curso, conta com ajuste na pré-carga da mola. O conjunto está ligado à balança de suspensão pelo tradicional sistema Pro-Link.
O sistema de freios conta com disco - tipo wave - em ambas as rodas. Na dianteira disco é de 240 mm de diâmetro e cáliper de pistão duplo; enquanto que na traseira o disco tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples. A adoção do disco traseiro está diretamente ligada ao melhor controle da moto. Para completar, a CRF 250F está calçada com pneus Pirelli Scorpion XC. Com esta configuração inédita, a moto promete ser bastante divertida - o que vamos conferir em breve na primeira avaliação da nova moto.
Texto: Aldo Tizzani, do Costão do Santinho (SC), Especial para o Motor1.com
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