Apresentado no Salão de Detroit (EUA) no começo do ano, o novo Hyundai Veloster ainda não foi confirmado para o Brasil, embora já tenha sido registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Nossos vizinhos argentinos podem ficar mais animados, pois o hatch de três portas entrou em pré-venda por lá, por US$ 34.900.
Neste ano, o Hyundai Veloster chegará à Argentina em duas versões, ambas por US$ 34.900 (o equivalente a R$ 129,9 mil). A primeira configuração é o Veloster 2.0 Tech, equipado com motor de 150 cv e 18,3 kgfm, apenas com câmbio automático de 6 marchas. Pelo mesmo preço, é possível levar o Veloster 1.6 Turbo Sport, com 204 cv e 26,7 kgfm de força e que será vendido sempre com a transmissão manual de 6 posições. A marca ainda promete lançar, em fevereiro do ano que vem, o Veloster 1.6 turbo Ultimate, mais equipado e com câmbio DCT de dupla embreagem e 7 marchas.
Na segunda geração, o Veloster ficou maior, crescendo 2 centímetros no comprimento e 1 cm na largura, o que elevou o espaço do banco traseiro em 1,5 cm. Além de adotar a nova identidade visual da empresa, seu design foi feito para melhorar a aerodinâmica, com vincos bem definidos na lateral para funcionar como cortina de ar, enquanto as colunas dianteiras foram deslocadas e o capô ficou mais comprido.
Para não ficar para trás da concorrência, o Veloster recebeu uma lista de equipamentos bem completa: head-up display, carregamento sem fio para celulares, central multimídia com tela de 7” ou 8” (dependendo da versão), piloto automático adaptativo e mais. Trocou a suspensão traseira de eixo de torção por uma multilink semelhante à do novo i30. E ainda tem a versão N, de 280 cv.
No Brasil, as chances do novo Hyundai Veloster ser vendido são pequenas. Além do modelo ter ficado com a imagem queimada por usar um motor mais fraco do que o divulgado oficialmente e a queda brusca do segmento dos hatches médios, o dólar alto faria com que ficasse muito caro. A Caoa, importadora oficial da Hyundai, até anunciou a venda do Veloster Turbo da geração passada, mas desistiu pouco tempo depois.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida