Sedãs de luxo em setembro – Mercedes-Benz lidera os médios e grandes
Briga entre Classe C e BMW Série 3 esquenta enquanto esperam pelas novas linhas
O segmento de sedãs de luxo, em sua categoria de sedãs médios, vem encarando uma forte retração. No acumulado do ano, a queda é de quase 56%. O mesmo vale para o segmento de sedãs grandes, também em queda, mas ambos liderados pela Mercedes-Benz. Confira agora todos os destaques de setembro entre os sedãs de luxo.
SEDÃS MÉDIOS
A queda nas vendas dos modelos intermediários chegou próxima dos 60%. O grande responsável pela baixa foi justamente o nº 1 na preferência do segmento. Exatamente um ano após registrar seu recorde de vendas, o Mercedes Classe C (305) fechou setembro com seu resultado mais fraco desde fevereiro (257), reflexo direto da chegada da renovada linha 2019 em novembro.
Com este número, o Classe C viu o BMW Série 3 (246) se aproximar ainda mais, embora sua nova geração apresentada recentemente também deverá impactar os resultados em breve. Fora do pódio desde março, o Audi A3 Sedan (126) finalmente superou o Mercedes CLA (101), mesmo este último avançando mais de 60% em relação a 2017.
Com vendas mais fracas desde maio do ano passado, o Audi A4 (58) repetiu o quarto lugar das últimas listas, seguido pelo Audi A5 (35). Em empate técnico, Jaguar XE (15) e BMW Série 4 (14) vieram em seguida. Com nova geração chegando em breve ao Brasil, o Volvo S60 emplacou apenas três unidades e segurou sem dificuldades a lanterna.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
SET/18 |
AGO/18 |
SET/17 |
% SET 18 |
% AGO 18 |
VAR SET/AGO |
VAR 2018/2017 |
1º |
MB CLASSE C |
3565 |
305 |
416 |
1331 |
33,78% |
34,84% |
-26,68% |
-77,08% |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
2444 |
246 |
324 |
257 |
27,24% |
27,14% |
-24,07% |
-4,28% |
3º |
AUDI A3 SEDÃ |
1392 |
126 |
144 |
248 |
13,95% |
12,06% |
-12,50% |
-49,19% |
4º |
MB CLA |
1258 |
101 |
172 |
63 |
11,18% |
14,41% |
-41,28% |
60,32% |
5º |
AUDI A4 |
796 |
58 |
66 |
82 |
6,42% |
5,53% |
-12,12% |
-29,27% |
6º |
AUDI A5 |
381 |
35 |
37 |
32 |
3,88% |
3,10% |
-5,41% |
9,38% |
7º |
JAGUAR XE |
200 |
15 |
20 |
16 |
1,66% |
1,68% |
-25,00% |
-6,25% |
8º |
BMW SÉRIE 4 |
99 |
14 |
14 |
8 |
1,55% |
1,17% |
0,00% |
75,00% |
9º |
VOLVO S60 |
67 |
3 |
1 |
14 |
0,33% |
0,08% |
200,00% |
-78,57% |
|
|
10202 |
903 |
1194 |
2051 |
100,00% |
100,00% |
-24,37% |
-55,97% |
SEDÃS GRANDES
Restando apenas três meses para o fim do ano, ainda não é possível apontar com absoluta segurança quem irá fechar 2018 à frente entre os sedãs mais sofisticados à venda no Brasil. O mês de setembro mostrou mais uma troca de liderança.
Preferido em agosto, o BMW Série 5 (17), com retração de quase 60% sobre 2017, viu o arquirrival Mercedes Classe E (19) reassumir a ponta por margem muito reduzida. No acumulado do ano, o modelo de Munique ainda leva a melhor, mas a diferença é de apenas sete unidades.
Após ficar fora do pódio em agosto depois de oito meses seguidos no pelotão de cima, o Porsche Panamera (10) retomou o terceiro lugar. Empatados com três unidades, Jaguar XJ e Lexus ES350 deixaram para trás quatro alemães. Dividindo a lanterna, os Audi A6 e A7 conquistaram a preferência de um consumidor cada.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
SET/18 |
AGO/18 |
SET/17 |
% SET 18 |
% AGO 18 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
MB CLASSE E |
230 |
19 |
11 |
11 |
32,76% |
18,97% |
72,73% |
72,73% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
237 |
17 |
26 |
39 |
29,31% |
44,83% |
-34,62% |
-56,41% |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
106 |
10 |
3 |
1 |
17,24% |
5,17% |
233,33% |
900,00% |
4º |
JAGUAR XJ |
13 |
3 |
4 |
0 |
5,17% |
6,90% |
-25,00% |
- |
5º |
LEXUS ES350 |
31 |
3 |
3 |
3 |
5,17% |
5,17% |
0,00% |
0,00% |
6º |
BMW SÉRIE 7 |
16 |
2 |
7 |
1 |
3,45% |
12,07% |
-71,43% |
100,00% |
7º |
MB CLASSE S |
27 |
2 |
2 |
1 |
3,45% |
3,45% |
0,00% |
100,00% |
8º |
AUDI A6 |
33 |
1 |
2 |
7 |
1,72% |
3,45% |
-50,00% |
-85,71% |
9º |
AUDI A7 |
5 |
1 |
0 |
3 |
1,72% |
0,00% |
- |
-66,67% |
|
|
698 |
58 |
58 |
66 |
100,00% |
100,00% |
0,00% |
-12,12% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW M4 CS: dirigimos o esportivo com apenas 35 unidades no Brasil!
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV