O grande destaque nos EUA foi a atual sensação do mercado de veículos elétricos. Com 17.800 unidades comercializadas em agosto, o Tesla Model 3 garantiu presença no top 20 e ajudou a marca a atingir o seu recorde de vendas (21.700). De quebra, ainda deixou para trás a Audi (20.907) no segmento premium.
Muito próxima das 50 mil unidades, a nova geração da Ram Pick-up, que nunca havia vendido tanto, assumiu a vice-liderança – a desvantagem em relação à líder Ford F-Series (81.839), no entanto, foi de quase 32 mil unidades, mais do que o total emplacado pelo Toyota Camry (30.141), nº 1 entre os sedãs.
Como a General Motors optou por somente divulgar os resultados de suas marcas a cada três meses, a ausência de modelos da gigante permitiu a presença de três SUVs no top 5, com o Toyota RAV4 (42.222) bem à frente dos rivais Honda CR-V (34.610) e Nissan Rogue (33.400), estes dois últimos com números superiores aos registrados em 2017.
Na eterna briga entre Civic e Corolla, o Honda novamente levou a melhor: mesmo perdendo quase ¼ de seus compradores nos últimos 12 meses, foram comercializadas 27.677 unidades, contra 26.155 unidades do Toyota. Presentes no mercado brasileiro, Compass e Fusion tiveram momentos bem distintos por lá: enquanto o Jeep emplacou 16.339 unidades e cresceu quase 80%, o Ford (11.286) ficou fora do top 30, em baixa de mais de 35%.
O mercado norte-americano registrou em agosto retração pelo 2º mês seguido. Foram 1.481.993 unidades, 0,2% a menos do que no mesmo período de 2017. Na briga mais acirrada do mês, a Mercedes, em baixa de quase 17%, venceu a BMW por menos de 300 unidades (24.084 x 23.789), ambas atrás da Lexus (28.622), que assumiu a ponta no segmento mais sofisticado.
POS. |
MODELO |
AGO.18 |
% MERCADO |
AGO.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
81.839 |
5,5% |
77.007 |
6,3% |
2 |
RAM PICK-UP |
49.912 |
3,4% |
37.608 |
32,7% |
3 |
TOYOTA RAV4 |
42.222 |
2,8% |
43.265 |
-2,4% |
4 |
HONDA CR-V |
34.610 |
2,3% |
30.986 |
11,7% |
5 |
NISSAN ROGUE |
33.400 |
2,3% |
29.844 |
11,9% |
6 |
TOYOTA CAMRY |
30.141 |
2,0% |
37.051 |
-18,6% |
7 |
HONDA CIVIC |
27.677 |
1,9% |
36.482 |
-24,1% |
8 |
HONDA ACCORD |
26.725 |
1,8% |
30.019 |
-11,0% |
9 |
TOYOTA COROLLA |
26.155 |
1,8% |
27.644 |
-5,4% |
10 |
FORD ESCAPE |
24.395 |
1,6% |
23.631 |
3,2% |
11 |
FORD EXPLORER |
24.035 |
1,6% |
20.747 |
15,8% |
12 |
TOYOTA TACOMA |
23.534 |
1,6% |
17.394 |
35,3% |
13 |
TOYOTA HIGHLANDER |
23.300 |
1,6% |
18.845 |
23,6% |
14 |
JEEP CHEROKEE |
21.978 |
1,5% |
11.874 |
85,1% |
15 |
JEEP WRANGLER |
20.168 |
1,4% |
16.808 |
20,0% |
16 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
20.072 |
1,4% |
23.572 |
-14,8% |
17 |
SUBARU OUTBACK |
18.006 |
1,2% |
20.327 |
-11,4% |
18 |
TESLA MODEL 3 |
17.800 |
1,2% |
0 |
NOVO |
19 |
JEEP COMPASS |
16.339 |
1,1% |
9.305 |
75,6% |
20 |
HYUNDAI ELANTRA |
15.475 |
1,0% |
15.127 |
2,3% |
21 |
SUBARU FORESTER |
15.435 |
1,0% |
15.528 |
-0,6% |
22 |
HONDA PILOT |
15.332 |
1,0% |
9.568 |
60,2% |
23 |
NISSAN ALTIMA |
14.925 |
1,0% |
14.694 |
1,6% |
24 |
NISSAN SENTRA |
13.314 |
0,9% |
15.285 |
-12,9% |
25 |
DODGE GRAND CARAVAN |
13.039 |
0,9% |
17.109 |
-23,8% |
26 |
MAZDA CX-5 |
12.970 |
0,9% |
11.631 |
11,5% |
27 |
TOYOTA 4RUNNER |
12.725 |
0,9% |
10.172 |
25,1% |
28 |
FORD TRANSIT |
12.725 |
0,9% |
10.172 |
25,1% |
29 |
KIA SORENTO |
11.995 |
0,8% |
8.934 |
34,3% |
30 |
SUBARU CROSSTREK |
11.900 |
0,8% |
12.823 |
-7,2% |
31 |
FORD EDGE |
11.563 |
0,8% |
10.838 |
6,7% |
32 |
HYUNDAI TUCSON |
11.559 |
0,8% |
9.757 |
18,5% |
33 |
HYUNDAI SANTA FE |
11.347 |
0,8% |
11.474 |
-1,1% |
34 |
FORD FUSION |
11.286 |
0,8% |
17.378 |
-35,1% |
35 |
KIA OPTIMA |
11.074 |
0,7% |
7.072 |
56,6% |
36 |
TOYOTA TUNDRA |
11.058 |
0,7% |
10.320 |
7,2% |
37 |
LEXUS RX |
10.875 |
0,7% |
10.391 |
4,7% |
38 |
SUBARU IMPREZA |
10.677 |
0,7% |
9.990 |
6,9% |
39 |
VW JETTA |
10.597 |
0,7% |
12.409 |
-14,6% |
40 |
HONDA ODYSSEY |
9.887 |
0,7% |
8.709 |
13,5% |
41 |
NISSAN MURANO |
9.619 |
0,6% |
4.895 |
96,5% |
42 |
HYUNDAI SONATA |
9.457 |
0,6% |
10.866 |
-13,0% |
43 |
HONDA HR-V |
9.361 |
0,6% |
9.603 |
-2,5% |
44 |
CHRYSLER PACIFICA |
9.167 |
0,6% |
7.621 |
20,3% |
45 |
KIA SOUL |
9.113 |
0,6% |
14.151 |
-35,6% |
46 |
FORD FOCUS |
8.978 |
0,6% |
12.850 |
-30,1% |
47 |
JEEP RENEGADE |
8.922 |
0,6% |
8.974 |
-0,6% |
48 |
VW TIGUAN |
8.557 |
0,6% |
3.521 |
143,0% |
49 |
TOYOTA PRIUS |
8.111 |
0,5% |
9.551 |
-15,1% |
50 |
FORD MUSTANG |
7.487 |
0,5% |
5.535 |
35,3% |
POS. |
MARCA |
AGO.18 |
% MERCADO |
AGO.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
208.775 |
14,1% |
200.321 |
4,2% |
2 |
TOYOTA |
194.433 |
13,1% |
196.824 |
-1,2% |
3 |
HONDA |
132.831 |
9,0% |
132.917 |
-0,1% |
4 |
NISSAN |
101.580 |
6,9% |
97.340 |
4,4% |
5 |
JEEP |
87.502 |
5,9% |
73.191 |
19,6% |
6 |
SUBARU |
64.088 |
4,3% |
63.215 |
1,4% |
7 |
HYUNDAI |
56.929 |
3,8% |
52.507 |
8,4% |
8 |
RAM |
54.808 |
3,7% |
43.322 |
26,5% |
9 |
KIA |
53.864 |
3,6% |
53.323 |
1,0% |
10 |
DODGE |
35.575 |
2,4% |
43.608 |
-18,4% |
11 |
VOLKSWAGEN |
32.255 |
2,2% |
32.015 |
0,7% |
12 |
LEXUS |
28.622 |
1,9% |
30.801 |
-7,1% |
13 |
MAZDA |
25.816 |
1,7% |
25.846 |
-0,1% |
14 |
MERCEDES-BENZ |
24.084 |
1,6% |
28.954 |
-16,8% |
15 |
BMW |
23.789 |
1,6% |
23.553 |
1,0% |
16 |
TESLA |
21.700 |
1,5% |
- |
- |
17 |
AUDI |
20.907 |
1,4% |
19.811 |
5,5% |
18 |
ACURA |
15.072 |
1,0% |
13.132 |
14,8% |
19 |
CHRYSLER |
12.219 |
0,8% |
12.652 |
-3,4% |
20 |
INFINITI |
10.796 |
0,7% |
10.986 |
-1,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.481.993 |
... |
1.484.801 |
-0,2% |
|
ACUMULADO |
11.478.124 |
... |
11.354.504 |
1,1% |
Observações:
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars / The Truth About Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro