Em junho, Ford e Volkswagen assinaram um acordo de cooperação global para veículos comerciais, em uma aliança que “busca ampliar sua capacidade e fortalecer a competitividade”. Até o momento, nenhuma das duas fabricantes explicou como será essa parceria. As primeiras dicas dão conta do “Projeto Cyclone”, conforme antecipa o Argentina Autoblog.
Segundo a publicação, a Volkswagen teria designado Heiner Lanze como responsável da marca nas negociações com a Ford. “Desejamos sucesso ao senhor Lanze em suas novas funções e contamos com a colaboração de todos e o apoio necessário”, disse a marca em um comunicado interno assinado tanto por Hernán Vázques, CEO da Volkswagen Argentina, quanto por Pablo Di Si, CEO da operação para América do Sul.
E o que seria este Projeto Cyclone? Nenhuma das marcas diz do que se trata. O rumor mais forte é que a próxima geração da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok compartilhem plataforma, possibilidade que ganhou força após Michael Bartsch, diretor-gerente da VW Austrália afirmar que a marca analisa a possibilidade. De acordo com o executivo, a fabricante precisa reduzir o custo da Amarok e acredita que a Ford faz um trabalho maravilhoso com a Ranger.
Outra possibilidade para o lugar da Amarok é a Atlas Tanoak, picape com plataforma monobloco (MQB), que reduziria o custo por conta desta base ser usada por diversos modelos da marca. Nesta caso, a parceria com a Ford seria para vans e outros utilitários para trabalho.
Independentemente de qual produto seja, a parceria entre Ford e Volkswagen acontecerá facilmente. O complexo em Pacheco foi criado para a operação da Autolatina, a aliança que as duas fizeram entre 1987 e 1995. Após o fim da Autolatina, a fábrica foi dividida por um alambrado. A Ford usa o complexo para produzir Focus e Ranger, enquanto a VW fabrica SpaceFox e Amarok – futuramente, irá montar também o Tarek, SUV médio inédito previsto para 2020.
Fonte: Argentina Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Ford manterá V8 vivo sem esquecer da eletrificação
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos