No Brasil, os Nissan Sentra, March, Kicks e Frontier já utilizam uma central multimídia com sistema operacional Android, como um tablet. Mas isso irá (bem) além a partir de 2021, quando os primeiros modelos da Renault, Nissan e Mitsubishi começarem a trazer sistemas desenvolvidos em parceria com o Google.
A aliança e a gigante de tecnologia serão parceiros no desenvolvimento não apenas de sistemas multimídia dos futuros lançamentos das três marcas, mas de novas soluções de conectividade para automóveis. Inicialmente, o sistema operacional Android permitirá a utilização, por exemplo, do Google Maps para navegação e do Google Assistant para acesso por comandos de voz a diversas funcionalidades do carro e, por exemplo, para responder mensagens de texto ou fazer ligações. Cada uma das marcas terá sua própria interface.
Em um futuro próximo, arquivos em nuvem permitirá o compartilhamento e armazenamento, além da possibilidade de diagnósticos remotos em modelos da Renault, Nissan e Mitsubishi. Com o desenvolvimento de veículos autonômos, a atualização de softwares também seria realizada por este meio, sem necessidade de ir ao concessionário, por exemplo. Segundo a empresa, os veículos da aliança terão um dos mais inteligentes sistemas do mundo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Jim Farley, CEO da Ford, está usando um Xiaomi como carro de uso diário