A chegada de um exemplar do SUV Atlas à Argentina levantou a hipótese de que a VW vai começar a trabalhar na nova geração da Amarok no país vizinho. Confuso? Explicamos: o Atlas divide a plataforma com a Tanoak, picape conceitual mostrada nos EUA em março. Apesar de a marca desconversar sobre a produção do modelo, o site Argentina Autoblog afirma que é a partir dela que surgirá a próxima Amarok.
O Atlas é o maior veículo da VW feito sobre a plataforma MQB, a mesma estrutura que serve ao Golf, ao Tiguan e estará no Tarek, SUV médio que será fabricado na Argentina em 2020. Sendo assim, produzir uma picape sobre esta base ajudaria na economia de escala, no lugar de haver um chassi exclusivo para a Amarok, como acontece atualmente.
Outro fator que nos leva a acreditar na Tanoak como sucessora da Amarok é justamente sua maior proximidade com os carros de passeio, proporcionada pela arquitetura MQB. Hoje, a Amarok é a picape média com a melhor dirigibilidade do segmento, ponto forte que pode ser melhorado na Tanoak. Seria uma especie de Fiat Toro da VW, porém, numa proporção maior.
Para se ter ideia do porte, a Atlas Tanoak é maior inclusive que a Amarok: mede 5.438 mm de comprimento, 2.030 mm de largura e 1.844 mm de altura, ou seja, é 184 mm mais longa, 86 mm mais larga e 10 mm mais baixa que a atual picape média da VW. A distância entre-eixos da Tanoak é de 3.260 mm, enquanto a irmã menor tem 3.095 mm. Com uma caçamba de 1.627 mm de comprimento e 1.450 mm de largura, a Tanoak leva até 1.050 kg de carga.
Por enquanto, a única mecânica mostrada para a Tanoak é o motor 3.6 V6 a gasolina de 280 cv com câmbio DSG de 7 marchas e tração integral 4 Motion. Para tomar o lugar da Amarok, no entanto, seria preciso também uma opção a diesel. De todo modo, executivos da VW já disseram que, se a Tanoak se tornar realidade, isso ainda deverá levar cerca de dois anos.
Fotos: divulgação
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