Nesta terça-feira, 11, será feito oficialmente o lançamento da esperada "placa Mercosul". O local escolhido foi o Rio de Janeiro, estado que começará os testes da nova identificação dos automóveis antes da aplicação no restante do Brasil. Na cerimônia, estarão presentes autoridades do ministério das Cidades e do Estado do Rio de Janeiro.
As novas placas estarão disponíveis para carros novos e reemplacamentos por nova propriedade ou domicílio no estado inteiro. Mais detalhes serão revelados amanhã, como prazos para adoção no restante do país e informações sobre valores e burocracia para a troca e emissões.
Já utilizadas na Argentina e Uruguai, as novas placas são unificadas para a região Mercosul. Com uma combinação diferente entre letras e números do modelo que estamos acostumados, aumentará a quantidade de combinações possíveis e facilitará a identificação em outros países. O Brasil utilizará o padrão "Letra-Letra-Letra Número-Letra Numero-Numero" para autos e "Letra-Letra-Letra Numero-Numero Letra-Numero" em motos. As cores das letras identificarão cada categoria da placa, enquanto hoje a mudança é na cor do fundo. Junto, a placa trará tecnologias de identificação, como chip e QR-Code.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM