A nova geração do Jetta está pronta para ser lançada no Brasil. Prova disso é que o sedã já roda com placas cinzas (e não mais as verdes, de fabricante) e coberto apenas por adesivos brancos, como mostra o flagra de um leitor do Motor1.com no centro do Rio de Janeiro (RJ). O evento de apresentação para a imprensa deverá acontecer ainda neste mês, com chegada às lojas em outubro.
De início, o novo Jetta virá do México apenas com motor 1.4 TSI flex (150 cv e 25,5 kgfm) e câmbio automático Tiptronic de 6 marchas. Nos EUA o modelo ganhou uma nova transmissão de 8 marchas, mas em alguns mercados (Brasil incluso) será mantida a caixa anterior. Especulações dão conta de que haverá duas versões de acabamento, Comfortline e Highline, com preços se iniciando na faixa dos R$ 100 mil. Em 2019 será a vez da configuração 2.0 TSI com câmbio DSG (dupla embreagem) de 6 marchas, que pode ser chamada de R-Line, trazendo aparência mais esportiva, como acontece com o Tiguan de mesmo nome.
Agora feito sobre a plataforma modular MQB, a mesma do Golf, o Jetta ficou maior. Passou de 4,64 m para 4,70 m de comprimento e com entre-eixos de 2,68 m, ante os 2,65 m do anterior. Chama a atenção também por ser mais largo, medindo 1,79 m, contra os 1,77 m do modelo antigo. Isso se reflete no espaço interno, notadamente maior no banco traseiro. Um retrocesso em relação ao modelo atual é a volta da suspensão traseira por eixo de torção, em vez da multilink.
Em termos de equipamentos, as configurações do novo Jetta escolhidas para o mercado argentino dão algumas pistas sobre o que deve vir para cá. São itens como o quadro de instrumentos digital "Active Info Display", com tela de 10,2", e a central multimídia Discover Media, com tela de 8" e conexões Apple CarPlay e Android Auto. Também há banco do motorista com ajustes elétricos, quatro modos de condução (econômico, normal, esportivo e personalizado) e um sistema de iluminação interna que permite selecionar entre 10 cores, além dos faróis Full LED. Resta saber como esses itens serão ofertados entre as duas versões.
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025