Anunciada inicialmente em junho, a decisão da Renault de não mais comercializar projetos da Dacia em mercados como Brasil e Rússia acaba de ser reiterada. Em conversa com a agência Automotive News durante o Salão de Moscou, o chefe de design Laurens van den Acker afirmou que o objetivo agora é criar uma linha global própria e parar de apenas trocar logotipos com a fabricante romena. Prova disso é o SUV-cupê Arkana, que mesmo desenvolvido sobre a base B0 (de origem Dacia) tem design próprio e alinhado aos demais produtos franceses.
"Meu objetivo é ter uma linha global da Renault", disse Van den Acker nos bastidores de Moscou. Na sequência, foi questionado sobre a influência da Dacia em mercados emergentes e respondeu: "Eu quero que isso pare". Segundo o executivo, a única exceção será o Duster de nova geração, deixado de fora desta nova estratégia por estar bem posicionado no mercado e ser um dos veículos mais vendidos do grupo.
Logan e Sandero ganharão novas gerações no ano que vem na Europa e continuarão sendo vendidos por lá apenas sob a bandeira da Dacia. Em mercados internacionais, como o Brasil, o designer garantiu que a substituição se dará por meio de modelos da própria Renault, mas num futuro distante (em 2019 os modelos atuais serão apenas reestilizados por aqui). Resta saber se a solução será a mesma vista no Captur, que combina plataforma romena com design francês.
O novo Duster será a próxima atração da Renault brasileira, com pré-estreia no Salão de São Paulo em novembro - ao lado da picape média Alaskan. O Arkana tem menos chances de ser mostrado, já que sua venda por aqui não deverá acontecer antes de 2020, mas seria uma bela surpresa, não?
Fonte: Automotive News via Carscoop
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados